Freitag - a marca suíça de bolsas descoladas

Calma. Com "descolada" pode haver várias interpretações. Espero que com esse post fique claro. Bom, lá atrás em 1993 os irmãos Markus e Daniel Freitag que eram designer gráficos queriam comprar uma bolsa estilo carteiro, dessas de atravessar no corpo sem atrapalhar quando andassem de bicicleta. Aqui na Suíça na época de mudança de estação chove bastante então quem anda de bike se lasca, então os irmãos bacaninhas aí queriam também uma bolsa que fosse prática e impermeável ne pra não molhar as coisas dentro da bolsa quando chovesse e eles estivessem na bicicleta, que aliás, aqui em suíço alemão chama de VELO.
O desejo pessoal dos irmãos tornou-se um negócio e pra sorte deles, muito bem sucedido até hoje. A Freitag, que é o sobrenome deles e em Alemão significa "sexta-feira", é uma marca local das mais descoladas e conhecidas daqui. Daqui de Zurich principalmente.
Primeiro porque a alça das bolsas é feita do mesmo material de cinto de segurança, sabe, esses do carro. E as bolsas são sim impermeáveis, então pode ir pra chuva que não vai molhar o que tem dentro, porque elas são feitas de ...... lona! É, essas lonas que tem em caminhão, teto de circo. Talk about being alternative, right!
A marca é muuuuito alternativa. O estilo das bolsas hoje em dia tá bem variado e além de bolsas tem também capinha de celular, ipad, carteira, etc. E o "interessante" é que elas já vem "sujas". Claro, não vem sujas nem usadas, mas com a aparência de meio sujinhas, usadas, batidas, com marcas escuras, tipo riscos. Isso é o descolado do negócio. Negócio que se tornou muitíssimo popular aqui por Zurich principalmente, mas não só aqui, a Freitag já tem lojas na Alemanha e Japão!
Ande por Zurique um dia e conte quantas pessoas você ve com uma bolsa da Freitag. São muitas. Bem, como tudo tem um preço, a marca tem os produtos com o preço bem salgadinho, e uma bolsa média como dessa da foto aí de baixo sai por quase 200 francos, o que é cerca de 500 reais atualmente.
Eles defendem toda a história do processo do reuso de materiais e tudo mais, então isso termina sendo bem valorizado pelos suíços. Além de que os suíços adooooram valorizar as coisas que vêm daqui. Se voce quiser saber mais, no site deles tem toda a historinha com fotos e detalhes, veja aqui sobre a produção, por exemplo.
Fato é que a marca se consagrou em Zurique e a sede na região de Zuri West, que é uma área da cidade que mistura negócios de manhã e diversão a noite, terminou virando até ponto turístico, pois os containers empilhados com o nome da marca são marca registrada e podem ser vistos de longe, e claro, chamam a atenção nesse ambiente, principalmente em contraste com a Prime Tower, o prédio mais alto da cidade, como se vê na foto aí abaixo.
Freitag
http://www.freitag.ch/
Geroldstrasse 17
8005 Zürich

Marcadores: , , , , ,