Gruyères

Novamente em Gruyères. Como disse no post passado, estive em Gruyères em 2009, um dos primeiros passeios que fiz aqui na Suíça (post aqui). Só que esse blog era apenas um espaço para postar fotos e eu mal escrevi sobre o lugar. Então dessa vez, mais uma oportunidade de ir novamente a Gruyères, aqui um post fresquinho com informações, pois é um dos lugares mais turísticos e populares da Suíça.
Gruyères na verdade é uma comuna rural no cantão de Friburgo, a 35km da cidade de Friburgo, parte francesa da Suíça, 2 horas e meia de trem de Zurique. A cidade, se é que pode ser chamada de cidade, tem menos de 2 mil pessoas. E por que a fama toda? Se você conhece um pouquinho de queijo já deve ter ouvido falar nesse nome. Sim, o queijo Gruyères.
O centro medieval de Gruyères é uma das maiores atrações turísticas da Suíça. Seja qual for o dia, se você chegar lá, vai ter gente turistando. E por quê? Bom, primeiro sim por causa do queijo. No pé da subida para a cidade medieval fica a Maison du Gruyères, onde tem a fábrica do queijo e é até possível fazer uma visita lá dentro, tem também restaurante típico suíço servindo fondue hummm... Então a chegada já começa bem.
Depois.... gente, olha essa paisagem!!! Subir até a cidade medieval é uma "boa" caminhada, já perto da chegada a subida fica bem inclinada então é bom ir disposto e preparado. Se voce comeu fondue lá em baixo, pronto, é bom mesmo pra fazer a digestão e perder as calorias ingeridas hehehe.
A subida mesmo cansativa é linda demais e vale cada passo. Chegando lá em cima, o centro medieval de Gruyères encanta porque é um centrinho típico suíço sem muita influência externa, com casinhas e restaurantes de arquitetura er... claro, medieval e fofa. Andando um pouco mais tem também o castelo de Gruyères, onde fica um museu regional e também um museu de arte com atividades culturais e tudo mais.
O castelo foi construído no século 13 e serviu de residência passando de mão em mão de condes suíços e familias nobres como a de Savoy. A gente não visitou o interior do museu porque apesar de eu amar a história e ter sempre curiosidade de saber mais sobre a daqui, o dia tava muito bonito para "desperdiça-lo" indoors.
Então ficamos só passeando pela cidade mesmo... "Só" ne, bom, pra mim foi o principal. Há inúmeros restaurantes servindo fondue lá em cima e eu já ouvi muitos comentários que X é o melhor, que Y é o melhor, e na verdade, acho que todos são quase iguais, e sim, todos muito bom também, então não vou recomendar nenhum.
Se hospedar em Gruyères deve ser também uma experiência única, porque se ela já é pitoresca de dia, imagine a noite. Bem, além dos restaurantes, do castelo e da cidade fofa, o passeio vale pelo passeio em si, pela vista, pela paisagem ao redor que mais parece uma pintura de tão perfeita. Várias pessoas, inclusive os locais, vão a Gruyères para fazer trilhas, caminhadas, principalmente num dia bonito e claro sem nuvens que dá pra apreciar bem essa paisagem linda.
Além das paisagens como eu disse, a cidade em si é muito fofa. Pelas fotos, precisa ainda de argumentos para convencer que vale a pena conhecer Gruyères?

Marcadores: , ,