Liechtenstein

Quem?
Para muita gente, esse país é totalmente desconhecido. Liechtenstein... de novo: Liech-tens-tein é um país minúsculo, mais de 50 mil vezes menor que o Brasil, o sexto menor do mundo com 35 mil habitantes e olhando de longe no mapa, mal dá pra identifica-lo. Fica apertadinho entre a Suíça e a Áustria.
Só para quem tem curiosidade como eu, os menores países do mundo em ordem são:
1- Vaticano
2- Monaco
3- Nauru (uma ilha no Pacífico)
4- Tuvalu (na Polinesia)
5- San Marino (uma região na Itália)
6- Liechtenstein
E não é a toa que Liechtenstein apareça quase como uma "extensão" do mapa da Suíça, como nesse aí do mapa acima.
Quando estava lá, entrei numa loja e conversa vai, conversa vem com um nativo numa loja, ele me disse que essa "comparação" constante com a Suíça não é assim tão bem vinda e engraçadinha para eles. É a mesma coisa que a Suíça tem com os alemães. A Suíça não é uma extensão da Alemanha e Liechtenstein não é uma extensão da Suíça.
Essa "brincadeirinha" entretanto tem fundamento. Liechtenstein é na verdade um principado, uma monarquia constitucional liderada por um príncipe, Hans Adam II, que mora com a família num castelo na capital Vaduz e tudo mais. Por ser tão pequeno, o país termina mesmo sendo influenciado pelos vizinhos. Apesar de ter pertencido ao império Áustro-Húngaro no passado, depois da primeira guerra mundial, Liechtenstein estabeleceu relações monetárias com a Suíça, que tornou seu principal parceiro comercial.
Na 2a guerra, Liechtenstein serviu como um lugar de lavagem de dinheiro, porém hoje, com inúmeras transações com a Suíça, a moeda de lá, por exemplo, é o franco-suíço, a mesma moeda da Suíça, desde 1924, exatamente por ser a Suiça o principal país parceiro.

Além disso, há diversos acordos entre os dois países e num deles, a Suíça estabeleceu que Liechtenstein não poderia fechar nenhum acordo sem o seu consentimento. Ou seja, ne, não dá para negar que existe sim muita dependência, tanto política, econômica, etc.
Liechtenstein é um dos países mais ricos do mundo, com a menor taxa de desemprego do mundo, porém em algumas áreas ainda tem muito o que desenvolver. As mulheres, por exemplo, só tem o direito de votar desde 1984 apenas, e até hoje não podem votar em eleições municipais. O país só é membro da ONU desde 1990 e não faz parte da União Europeia, assim como a Suíça, porém faz parte do acordo Schengen e dá o direito de livre trânsito de europeus por lá. Brasileiros não precisam de visto na entrada, e podem ficar até 3 meses.

Não dá pra negar que Liechtenstein é sim um aliado forte da Suíça. Na prática é que isso fica visível. Desde há pouco tempo, Liechtenstein não tem maternidade por exemplo. Qualquer mulher que queira dar a luz tem que viajar até Zurique, cidade grande mais próxima da capital Vaduz, ou Áustria.
Todos os membros da família real do principado estudaram em universidades em Zurique. Os professores das escolas de Liechtenstein têm que fazer um treinamento em Zurique ou Áustria. A cultura é, sim, misturada com os vizinhos próximos. Embora sim também, Liechtenstein se orgulha do seu país como único e soberano.

Sendo tão pequeno como é, é fato que termina passando batido até para quem mora por aqui. Não tem muitos atrativos turísticos, não é barato e não tem muito o que fazer por lá. Liechtenstein é um país alpino e sim há resorts de esqui nas montanhas e ok, isso pode ser um dos atrativos.

Para ir a Liechtenstein, a maneira mais fácil é a partir de Zurique. De transporte público até Vaduz, a capital, dura apenas pouco mais de 1 hora. Trem Zurique-Sargaans, bem na fronteira, e de lá um ônibus até Vaduz. Vaduz não tem estação de trem. Não há controle de passaporte. Bate e volta de um dia só é a melhor maneira, se o objetivo for conhecer apenas a capital. No próximo post conto então mais sobre o passeio em Vaduz.

Marcadores: , , , ,