Zürich Viadukt

Como descrever esse lugar? Viadukt é mais um ponto da região de Züri West, aqui em Zurique, como comecei a falar no post passado quando falei da marca Freitag. Já deu pra perceber que o bairro é um pouco diferente do normal, mas depois resumo o que é realmente o Zuri West, hoje quero falar "apenas" do Viadukt. Esse post se encaixa em tantas categorias que mal dá pra descreve-lo sem falar muito. Onde comer, onde passear, um lugar para diferentes atividades, entretenimento, ponto de encontro, tudo junto e misturado.
Mais um ponto turístico? Não, não exatamente. É mais um ponto para os locais do que turístico, e principalmente pela sua história que conto a seguir. O Viadukt é na verdade um viaduto, como a palavra em Alemão mesmo diz, porque sim, trens passam lá em cima e pelo que você pode ver nas fotos, é obviamente um viaduto. Mas em baixo dos 36 arcos tem bastante coisa! E são essas coisas que deixam o lugar muuuito interessante.
Bom, mas vamos à história pra entender ainda mais porque esse lugar é tão querido pelos locais. O viaduto mesmo existe desde 1894, e nos anos 80 começou um comércio incomum abaixo do viaduto de frutas, etc. No meio-fim da década de 90, a SBB, companhia ferroviária suíça queria fazer um acordo com a prefeitura de sanear o viaduto, aumentar um pouco as beiras e fazer mais plataformas, para aumentar a passagem de trens por ali.
Os donos dos pequenos comércios que funcionavam embaixo do viaduto não gostaram da ideia e conseguiram o apoio do povo da cidade. Vários protestos começaram a acontecer e até uma comunidade foi criada contra a iniciativa. A voz do povo tem força! Em 2004 então a fundação de espaços residencias e comerciais de Zurique, a PWG, uma organização sem fins lucrativos (iniciativa aprovada pelo povo em 1985) que visa oferecer moradia e espaços comerciais a preços mais accessíveis que o normal, criou o projeto "Viadukt" de renovar o espaço e não entrega-lo. Mais detalhes da história e do projeto de renovação do Viadukt você encontra aqui.
O desenvolvimento do projeto foi muito bem sucedido e hoje o Viadukt tá aí. Começa perpendicular a Dammweg, próxima a Limmatquai, e andando ao longo dos 36 arcos, pouco mais de 500 metros, você se depara com tudo: lojinhas, restaurantes, bares e vários pontos de encontro de diferentes tipos, como associação com cursos de dança, atividades inovadoras de jovens, grupos de crianças, etc. Tudo lá no mesmo lugar. Veja os links para mais detalhes de cada atividade.
No começo, lá na entrada do Viadukt, você pode até entrar lá e tem uma espécie de mercadinho. Delicatesses misturadas, coisas que você não encontra no mercado comum, um stand com 500 mil tipos de vinhos, cervejas, queijos, massas, conservas, enfim. Foi lá onde eu tomei o melhor expresso ever! Aí ao final do interior do Viadukt, você está no Markthalle, que é um hall de restaurante e feira, com mesinhas ao ar livre, muitissimo agradável.
A partir daí, voce atravessa a rua e começam as lojinhas uma colada na outra, restaurantes, um quiosque de aluguel de bicicletas gratis, enfim, tem de tudo. Ah, do lado esquerdo se voce continuar andando, vai aparecer a Josefswiese a qualquer momento, e láááá no final, um pouco já depois do final do Viadukt, tem também a loja da Freitag a direita. É tudo ligado. Não é a toa que esses posts também estão vindo juntinhos um do outro.
O ambiente é tão bacana, tão animado, alegre e descolado que já virou mais que ponto de encontro dos zürchers. O Viadukt é quase uma propriedade do pessoal daqui. E como não fica tão no centro, fica meio ainda que escondido dos turistas. Sem dúvida se você tiver mais tempo, morando ou de passagem, vale a pena passar por lá para conhecer.

Viadukt
http://www.im-viadukt.ch/
Para chegar lá da estação central, tram 4 ou 13 até Dammweg ou S-Bahn 3, 5, 6, 7, 9, 11, 12, 15, 16 até Hardbrücke. Mais detalhes de como é a organização das lojas e da infra estrutura do lugar você encontra aqui e aqui.

Marcadores: , , , , , , , , ,