De volta ao Alemão

Esse fim de semana foi meu aniversário e ohh, foram dias de tanto sol na semana passada que nesse sentido já virei suíça, sinto necessidade de aproveitar até o último raio de sol às 9 da noite porque depois já vem tempestade, chuva, etc. Mas enfim. Hoje venho com um post "a la semana" relembrando a época que escrevia posts-resumo sobre a semana que passou. Bons tempos desse blog.

Mas então é o seguinte. Desde que o projeto que eu estava trabalhando acabou e me deram a opção de me mudar para Köln ou trabalhar num projeto onde eu teria que ir a Munique 2x por semana, meus dias no meu "atual" emprego estavam contados. Já que não havia flexibilidade do meu lado e não havia possibilidade do lado deles, eles propuseram um acordo e eu aceitei. Nesse acordo, fico 3 meses "de férias" que é na verdade o aviso prévio. Recebo o salário normal, só que não tenho que trabalhar. Além disso eles foram "legais" e me deram outras coisas como manter o passe de trem anual que vale na Suíça inteira, mais metade de um salário no final do aviso prévio, enfim. Já que não tinha o que fazer mesmo, ok. Claro, por outro lado, bate aquele desespero básico de não ter nada certo depois e toda a história que já contei aqui quando troquei de emprego da última vez, pois minha permissão de residência aqui depende do meu trabalho.

OK. Minha vida é assim, gente, drama after drama, what can I do. Pelo menos tem o blog aqui pra provar e guardar tudo. Mas enfim. Depois eu conto a história do trabalho em si que ainda tá se desenrolando (graças a Deus positivamente e com mais um monte de efeitos colaterais, mas vou deixar vocês curiosos por enquanto). Hoje aqui venho falar de como eu comecei "aproveitando" minhas férias procurando emprego. Não, mentira, eu já tava de olho nos sites de emprego há algum tempo, mas não aparecia nada que me chamasse muita atenção e como já disse antes, não tava muito motivada. A maioria dos empregos, óbvio, em Alemão, e bate aquela insegurança, de ... humm, meu Alemão podia ser melhor.

Sim, eu falo Alemão. Sim, eu cometo erros. Não, não tenho vergonha de falar isso. Alemão é uma língua dificílima que eu comecei a estudar pela primeira vez em Recife no Centro Cultural Brasil Alemanha em 2001, quando eu queria aprender outro idioma além do Inglês e achei Espanhol muito fácil. Estudei, fui pra Alemanha, parei de estudar, estudei de novo, vim pra cá, estudei de novo, parei e agora.... ter tempo novamente pra estudar é luxo, e eu estava com tempo.

Quando eu digo "estudei Alemão" significa que estava num curso de Alemão, porque estudar em casa.... hahaha não sou tão disciplinada assim. Então enquanto tinha tempo livre nessa férias merecidas obrigatórias, fui catucar a internet atrás de um curso que talvez batesse comigo. Achei um no Migros Klubschule que talvez desse certo. Mas tive que ir lá fazer a prova de nivelamento e fiquei num nível acima do que achava que era meu nível, o B2.2. Beleza. Só que o curso era intensivo, isto é, de seguda a sexta das 8:30 as 12:10.  Tipo.. Ok que eu queria estudar Alemão mas minha intenção era talvez um semi intensivo? .....Alemão todo dia? Medo.

Ta, vai, ajoelhou tem que rezar. Fui com tudo. Talvez assim vai de uma vez. E fui. Comecei há um mês atrás. Minha turma era pequena e assim começamos a ter um ritmo mais acelerado o que terminou sendo muito louco porque tinha muito dever de casa, carta, textos, audio, aff. Uma imersão praticamente. Só não aprende se não quiser.

O multiculturalismo (existe essa palavra?) da minha turma, mesmo que pequena, me motivou ainda mais a me engajar no curso. India, Filipinas, Libano, Itália e Brasil. A dificuldade da filipina em falar o W de weil, a insistência da libanesa em tirar as dúvidas do exercício de casa, o sotaque do italiano carregado, a inocência da indiana em citar vaca como anima que vive na rua no exercício da professora, e eu, maravilhada de estar ali tendo a oportunidade de viver tudo isso e ainda aprender ainda mais esse Alemão louco.
As regrinhas de acusativo, dativo, os pronomes, as mudanças nas declinações e todas as tantas exceções parecem que serão para sempre o carma que tenho que carregar na minha vida, será possível!? Negocinho difícil da gota. Mas olha, ou vai ou vai realmente deu certo. Um terço do meu dia falando Alemão, estudando Alemão sem parar só podia dar nisso mesmo. Meu Alemão melhorou. Me peguei ontem falando Alemão com Edi na rua. Não, também não é pra tanto, nisso eu tenho que me policiar. Mas até a professora disse que meu sotaque é suíço, meu Pai!

Meu processador não é mais novinho em folha e se estou melhorando um, tenho a impressão que o outro
está piorando. Meu Inglês está cada vez mais defasado e isso me preocupa. Será que o Alemão vai virar meu segundo idioma, depois do Português, e o Inglês vai cair pro terceiro lugar? Não consigo imaginar isso.

Bom, o B2.2 acabou e na verdade era só esse que eu estava inicialmente planejada a fazer. Mas o curso foi tão bom e me ajudou tanto e minhas "férias" continuam por mais alguns meses, que eu pensei em continuar. Então assim me matriculei no B2.3 que é o último módulo do B2, que é o Intermediário, depois daí já é o C1, que oh mein Gott, parecia tão longe... Essa semana comecei o B2.3 mas a impressão já foi outra. Juntaram a gente com outra turma e agora tem tanta gente, a aula corre tão devagar e eu já diminuí minha motivação. Não sei se vou continuar ou não.

Seja como for, estou muito feliz de ter podido ter tido esse tempo e essa oportunidade pra melhorar meu Alemão, mesmo que rápido, mas tão intensamente. Eu podia tá em casa, fazendo nada, ou "só" procurando emprego, ou pensando na vida, ou dormindo os zilhões de horas de atraso de sono, mas não, fui estudar Alemão. Só isso já podia contar aí uns pontinhos no aprendizado e aprender mais rápido ne não? Hehehe.

Marcadores: , , , ,