Rheinfall, as cataratas do rio Reno

O rio Reno começa na Suíça, no cantão de Graubünden, nos alpes da parte sudeste do país. Quando passa por Konstanz, o Reno se divide em dois lagos na verdade, o inferior e o superior. O lago inferior é o Alto Reno que cruza a fronteira com a Alemanha e desagua no mar do norte da Holanda. Assim dá pra perceber que o Reno é muito grande e de grande importância para o continente. É o 12. maior rio da Europa com pouco mais de 1200km de extensão. Desde o império romano, o rio Reno serve como meio para transportar mercadorias de comércio. Aqui na Suíça, temos o privilégio de ter pertinho as maiores cataratas da Europa, do próprio rio Reno, próximo a cidade Schaffhausen, extremo nordeste da Suíça, próximo a fronteira com a Alemanha.
São 23 metros de altura e 150 metros de largura de pura água corrente. As cataratas ficam entre as cidades de Neuhausen am Rheinfall e Laufen-Uhwiesen, no cantão de Schaffhausen, próximo a Zurique. De Zurique para Schaffhausen de trem dá uns 40 minutos. Só que de Schaffhausen ou voce anda até as Cataratas ou pega um trem menor até Neuhausen am Rheinfall que já é mais perto.
Aqui quando tem previsão de sol, já estou com o costume suíço de me programar o quanto antes para fazer alguma coisa outdoor e aproveitar o verão, já que passa tão rápido. Então num belo domingo quando tava previsto fazer bastante sol, programamos uma ida as cataratas. Po as cataratas do rio Reno tão pertinho de casa, estava louca pra conhecer! Só que pra ficar mais emocionante e pra aproveitar ainda mais o dia, resolvemos ir andando de Schaffhausen até lá.
Em Alemão chama-se wandern, em Inglês to hike. É fazer trilha, andar na natureza. É o esporte mais popular na Suíça. Então com a nova aquisição aqui nas ferramentas do Edi que foi a mochila de andar com ele nas costas que é bem confortável e distribui melhor o peso, ideal para crianças maiores que já estão muito pesadas para andar com o ErgoBaby ou o BabyBjorn, botamos Edi nas costas e fomos lá pra nossa trilha.
Chegamos em Schaffhausen de trem, e a a previsão era pouco mais de 1 hora andando até chegar às cataratas. Fomos preparados para levar mais que isso, pois estávamos sem stress com hora, fomos devagar, parando pra tirar foto, Eric quis mergulhar no rio numa hora lá, Edi ficou com fome, reversamos a mochila nas costas de um e de outro, enfim. Levamos umas 2 horas até chegarmos às cataratas.
Cansa, claro. Mas vale cada segundo. Primeiro que as paisagens na Suíça são de tirar o fôlego. E quando estavamos nos aproximando, começamos a ouvir o barulho de longe da água caindo, e a cada passo o barulho ficava mais forte. Quando chegamos à ponte que leva ao castelo que tem lá próximo, aí sim, tínhamos chegado. Atravessar a ponte sobre aquele monte de água passando em baixo de você é bem intenso.
Há passeios de barcos ali pra chegar próximo à queda de água (claro voce fica todo ensopado) e é a maior atração turística do lugar! A gente não foi porque tava com Edi, mas ficamos assistindo lá o pessoal nos passeios e era cada grito de emoção que deve ser realmente libertador. A gente só ficou por ali mesmo no mirante que tem próximo à queda de água e já tava bom demais. Dali dá pra ter a melhor visão de quanto é enorme e realmente intenso o fenômeno da natureza. E claro, muito muito lindo.
Geologicamente falando, as cataratas foram formadas desde a era do gelo, há quase 20 mil anos atrás, quando pedras resistiram à erosão e o rio teve que contornar seu fluxo. Pode-se dizer que a pequena cidade de Neuhausen am Rheinfall sobreviver do turismo. Vem gente do mundo inteiro ver esse espetáculo da natureza de perto e olha, é mesmo impressionante. Há também um castelo, o Schloss Laufen que aliás é patrimônio nacional suíço, que pode ser visitado por dentro e pertencia à famílias antigas de barões da cidade... me perdoem mas não sei direito a história dele e nem entramos lá porque o dia tava muito quente para "desperdiça-lo" indoors. No entanto as fotos ficam bonitas e é também a base de apoio do lugar com restaurante, banheiro, hotel, etc.
Bom, a gente gastou um tempão lá admirando a paisagem, literalmente. Na volta, pretendíamos pegar o tremzinho local que parte de Schloss Laufen mas o horário é bem restrito e o último partia às 19h ou algo do tipo. Só que 19h no verão parece 15h então o que aconteceu? Perdemos a hora. Andamos uma meia hora até Neuhausen, pegamos um ônibus até Schaffhausen e de Schaffausen o trem de volta para Zurique. Demorou pra caramba e chegamos em casa já de noite. Mas assim que é bom! O domingo foi memorável. Sem dúvida é um passeio que deve ser feito no verão.
Para mais informações sobre as cataratas e os arredores visite o site http://www.rheinfall.ch.

Marcadores: , , , , , ,