Roteiro de viagem Zurique (1 ou 2 dias)

Nossa, não sei há quanto tempo esse post está no rascunho. Se eu conseguir publica-lo desta vez, vou soltar fogos! Bom, com tantos posts sobre Zurique, bairros, parques, áreas de passeio, museus, galerias, lojas, etc., pensei... por que não tentar montar um roteiro básico sobre o que conhecer em 1 ou 2 dias na cidade?
Recebo tantos mas tantos emails com dúvidas no roteiro não necessariamente em Zurique, mas também numa viagem à Suíça, que me motivei ainda mais a montar esse aqui. Não conheço tudo que Zurique tem a oferecer claro, e isso também é uma coisa em constante progresso, e meu conhecimento limita-se à minha experiência pessoal, isto é, no momento mais parques áreas de lazer, ao invés de baladas e bares, por exemplo. Mas sem esquecer do básico do que o turista quer ver, então vamos lá.

Roteiro de viagem Zurique

Este roteiro será melhor empregado a quem anda bem a pé e anda bastante num dia de turismo numa viagem. Não estou considerando aqui gastar 4 horas almoçando ou jantando num restaurante, ou um cochilo depois do almoço. É pei bou! O objetivo é aproveitar o máximo de tempo possível, então o considero relativamente puxado. Mas claro, dependendo das suas condições pessoais, voce pode excluir uma coisa ou outra ou seguir as recomendações que fiz sobre as substituições. Vale lembrar que nesta página estão todos os links de lugares e informações que já escrevi de Zurique, então pode fuçar a vontade. Dúvidas? Deixe um comentário.

Dia 1
Manhã
Passeio pela Bahnhofstrasse ou Limmatquai
Qualquer desses passeios pelo centro de Zurique é mais bem aproveitado se partir da estação central da cidade. Isso porque as principais ruas, tanto a Limmatquai quanto a Bahnhofstrasse, partem (mais ou menos dali) e as duas são paralelas. A Bahnhofstrasse é a rua das compras e da ostentação. A Limmatquai é a rua do passeio do longo do rio Limmat com bares, lojas e restaurantes do outro lado da rua. Então depende de voce ou do seu grupo qual a preferência.
As fotos que voce tira andando pela Limmatquai são as mais cartões postais possíveis de Zurique. Ali voce vai ver a Grossmünster, por exemplo. Não deixe de subir ao Lindenhof e ter uma vista incrível da cidade. E tantos outros cenários lindissimos imperdíveis, então minha sugestão é andar por ali. A não ser que seu objetivo seja comprar e comprar, aí vá pela Bahnhofstrasse.
Andando até o final da Limmatquai, voce vai bater na Utoquai, que é o "final" de até onde vai o rio Limmat e começa o lago Zurich. Veja esse video andando pela Limmatquai, pode ajudar a decidir e escolher melhor o que ver por lá. Dependendo do ritmo e de que horas voce(s) começou a andar, ao final da avenida, pode ser hora para comer alguma coisa.

Almoço
Sugestões de lugar para almoçar tenho vários. Desde uma paradinha rápida pra não perder muito tempo no Imbiss Riviera ao final da Limmatquai na rua mesmo, ou algo mais tradicional e sofisticado no popular restaurante típico Zeughauskeller, ou o Zum Kropf, ou um típico fondue a beira do rio. Tudo isso é ali pertinho mesmo.

Tarde 
Passeio de barco pelo lago Zurich, Utoquai, Seefeldquai (ou museus)
Se tiver tempo bom, por que não um passeio de barco pelo lago Zurich e conhecer de outro ponto de vista essa cidade tão linda? Num dia claro de outono ou primavera, a natureza fica ainda mais acentuada. Veja o post do passeio de barco, há passeios curtos e longos, então voce pode escolher o que for melhor pra sua viagem.
Ali em Bellevue, do outro lado da ponte de onde começa o passeio de barco, tem transporte para qualquer lugar. Depois (ou ao invés) do passeio de barco, se quiser continuar andando ao longo do lago, ótimo, voce vai andar uns 20, 40 minutos pela Utoquai ao longo do lago até chegar na Seefeldquai, já mais afastado da cidade. Ali com certeza voltar andando será muito longo, então é melhor pegar um transporte. Veja a página sobre transporte público para detalhes.

Se preferior, o passeio pela Utoquai ou Seefeldquai pode ser substituído por uma visita a um museu, por exemplo. Aqui os meus preferidos:
- Kunsthaus
- Museu Rietberg
- Museu Nacional

Todas as informações detalhadas dos museus e dos lugares, como chegar, quanto custa, etc. estão nos posts, então visite os links.

Noite
Zürich West
Uma ida a região de Zurich West sem dúvida não vai decepcionar. Conhecer um pouco mais do lado alternativo da cidade, uma mistura de elegante com o despojado. Bares, galerias de arte, até uma marca suíça de bolsas, que tal?


Dia 2
Manhã
Passeio por parques
Se o tempo tiver bom e o ritmo de andança permitir, Zurique tem muitas áreas de passeio legais para começar o dia. O Chinagarten com a vista incrível do lago, o imbatível Arboretum no verão, ou o mais distante do centro Belvoir Park, próximo ao Museu Rietberg, que mencionei no dia 1. O Arboretum é do oturo lago do lago, um lado é a Utoquai e a Seefeldquai, e o outro é o Arboretum e Landiwiese. Já o Chinagarten é mais distante ainda, mas ainda ao longo do lago. E o Belvoir é apenas um parque fora do museu, não tem lago. Veja outras opções na tag 'parques e passeios' e na página de Zurique.

Almoço
Gostei muito do restaurante Hiltl, é muito central ali na rua atrás da Bahnhofstrasse, então o recomendo muito. Para os mais sofisticados, um lanche no Cafe Felix pode ser bem agradável. E já que estamos ali por perto, uma visita a loja de chocolate Sprüngli não pode faltar ne.

Tarde
Compras, galerias ou zoologico
Se o desejo de consumo for maior que voce, voce pode se satisfazer tanto na mestra Bahnhofstrasse que também já sugeri no dia 1, ou conhecer áreas menores de compras como a ruazinha Rennweg perpendicular a ela, ou conhecer os shoppings da cidade como o Sihlcity ou o Glatt.
Já se o sua vontade for maior em conhecer mais de arte, pode visitar o Giacometti Halle, na sede da polícia, na Limmatquai, ou para os fãs do futebol, um passeio a sede da FIFA também pode ser, mas não espere muita coisa. Se a viagem tiver criança no meio, sem dúvida elas vão curtir a ida ao Zoológico de Zurique. Pode ser uma opção também.

Noite
Kreis 4 ou Niederdorf
Não é minha praia, mas o distrito vermelho oferece muito entretenimento (até demais) pra quem tá atras de festa e farra. Mas esteja preparado para o estrangeirismo. Já o animado bairro de Niederdorf é mais tradicional daqui,  mas também pode interessar aos festeiros. Ou se voce só quer um lugar legal pra relaxar, por que não o restaurante americano Movie ? Eu por mim só uma voltinha a noite pela cidade já tá de bom tamanho.

Informações de transporte:
- Aeroporto de Zurique
- Estação central de trem de Zurique
- Transporte público em Zurique

Boa viagem!

Marcadores: , , , , , , , ,