Verão em Zurique

O verão é lindíssimo. O sol deixa qualquer paisagem mais acentuada e as cores mais vibrantes. Em Zurique onde a cidade já é linda por si, no verão então fica deslumbrante. Há 2 anos atrás escrevi esse post sobre o verão suíço. No geral assim, falando das temperaturas, das chuvas e tempestades intercalando os dias quentes (ou vice versa), dos costumes e do que fazer no verão por aqui. No verão passado, era meu primeiro verão com Edi, o que pude aproveitar mais, pois em 2012 quando me mudei de Berna pra Zurique em Agosto tava já começando a época de chuvas e eu super enjoando da gravidez... not fun at all. Ano passado foi o ano de conhecer os parques de Zurique, e no verão então, mais legal ainda. Porque é isso que tem pra fazer nos dias quentes por aqui. Parque e piscina. O verão é mesmo curto e tem que aproveitar ao máximo as áreas abertas de lazer e isso Zurique tem bastante!
Uma simples caminhada pela Limmatquai num belo dia de verão vai fazer voce perceber a diferença do humor da cidade. Tudo parece mais alegre e mais vivo. Tem mais gente na rua. Agora em se falando de aproveitar mesmo o verão a fundo, no dia a dia (isto é, quando está quente de verdade, o que não traduz ser o verão inteiro), e não apenas um ou dois dias de turismo, temos que falar das piscinas. A prefeitura de Zurique mantem uma lista no site deles das piscinas públicas da cidade no verão. Sim, porque tem as piscinas do "inverno" também, as aquecidas, fechadas, dentro de uma espécie de clube, só que não precisa ser sócio pra usar. Depois posso falar mais sobre elas. As piscinas abertas começam a funcionar no final de maio e ficam abertas até final de agosto. É a época que dá pra usa-las. Fora desse período é frio e ninguém aguenta ficar nem de biquini na rua nem entrar na água gelada.
Aliás água gelada é aparentemente relativo. Água a 22 graus pra mim é gelada, mas pro povo daqui, não. Ok, já estou mais acostumada e consigo entrar na água fazendo menos careta e demoro menos tempo a me acostumar do que há 3 anos atrás, mas ainda assim é gelada, não tem jeito. As piscinas aqui o povo chama de Badi. Tem vários tipos de Badi, na verdade e voce pode escolher o que for melhor pra voce. Tem Badi que é mais apropriado pra criança, tem Badi só pra mulher, Badi mais pra nadar, Badi mais pra badalar, Badi mais calmo. Enfim. E fora os Badis o verão está pela cidade inteira. Tem um trampolim no início do Lago Zurich, em Bellevue, onde os corajosos vão lá exibir suas piruetas e mergulham com tudo. Tem os inúmeros barcos privados no lago Zurich que nessa época são mais usados, ou os barcos e pedalinhos pra alugar que dão mais vida e movimento às águas da cidade.
Tem também os parques com as prainhas que são os parques a beira do rio, do lago, onde as pessoas vão, esticam suas toalhas na grama e pronto, é a "praia" daqui. Já falei de alguns desses parques de Zurique aqui no blog, como o Landiwiese, o Arboretum, o Chinagarten, entre outros. (Veja essa página para ver as áreas de Zurique). A maioria é de graça, só chegar e pegar um lugar, mas alguns são fechados e tem que pagar pra entrar. Nada muito caro não, 6, 7 francos, totalmente accessível. Fora que criança até 4 ou 6 anos não pagam. Se fosse no Brasil pra usar uma infra estrutura dessas, teria que ser sócio, talvez pagar não sei quanto por mês, burocracia, etc. Aqui você também pode ser sócio, o que é vantagem se for usar muitas vezes, mas na minha opinião não vale a pena porque o verão é tão curto e voce usa tão pouco. Sei lá, quem sabe em alguns anos eu esteja ainda mais acostumada e vire sócia hahahaha. Hoje eu pago avulso pra usar 3, 4 vezes num verão e pronto. Isso quando não vou nas piscinas públicas mesmo que é tão bom quanto.
Não sei se eu to virando cada vez mais suíça a cada verão, ou é o verão que tá ficando cada vez mais quente a cada ano, mas esse verão fez dias de muito calor mesmo, e não tinha nada melhor a fazer do que ir num Badi. Nem que fosse pra deitar uma horinha no sol e renovar o estoque de vitamina D, porque mergulhar no rio Limmat não faço questão não. Pra criança é o melhor programa do verão.
Aqui em Zurique, nos bairros próximos ao Lago Zurich ou ao rio Limmat, como o Wollishofen que falei há algumas semanas, há sempre parques e áreazinhas pra se esparramar no chão ou pra dar um mergulho. E como isso faz diferença no dia a dia! Qualidade de vida! Como disse no início do post, tem essa lista da prefeitura com os Badis da cidade e meu plano era fazer um tour por eles nesse verão, pra avaliar o que mais gosto, o que menos gosto, e ir conhecendo mesmo um a um, só que infelizmente parece que o verão é curto para conhecer todos num verão só. Já estamos no fim de julho e pelo visto não vai dar pra ver todos, mas vale como checklist ou como guia pra ir no mais perto da sua casa.

Marcadores: , , , , , , , , ,