Rote Fabrik Zürich

A Fábrica Vermelha, ou Rote Fabrik, em Zurich é uma antiga fábrica no bairro de Wollishofen, uma área próxima ao lago Zurich. O prédio se chama assim porque é feito de tijolos vermelhos e é bem antigo, existe desde 1892. O prédio passou por diversas empresas sediando seus negócios e fabricação de utensílios de aviação, energia, transporte, etc. Em 1972 a prefeitura adquiriu o espaço e planejava demolir a fábrica para aumentar o espaço de lazer ao longo do lago Zurich que fica lá perto.
Em 1974 um partido político suíço, o Partido Social Democrático lançou uma proposta para transformar a antiga fábrica num centro cultural, e não demoli-la. Assim, o lugar deu espaço para artistas mostrarem suas artes e eventos culturais acontecerem, o que foi aprovado pelo povo numa votação em 1977. E desde então a Rote Fabrik em Zurique é sinônimo de cultura.
Desde que vim morar em Zurich sempre vejo cartazes de apresentações e eventos na Rote Fabrik, o lugar é bem popular entre os locais na hora do happy hour e nas noitadas, mas eu nunca tinha ido lá. O Eric disse que há uns 10, 15 anos atrás o lugar a noite fervia de gente e a droga rolava solta, na época era permitido fumar dentro da fábrica e passou a ser frequentada por um público alternativo demais.
Hoje o lugar está renovado e mais bem apresentável, embora continue ainda sendo um pouco alternativo a noite. Dá pra perceber pela decoração pintada de grafite. De manhã nos fins de semana, o restaurante que hoje funciona lá dentro oferece brunch e tanto dentro quanto fora do restaurante com vista pro lago, o ambiente é bem agradável e bem disputado pelos zürchers. Eu gostei bastante do lugar, apesar de achar 15 francos caro para um brunch como nesse da foto. No site oficial dá pra acompanhar a programação dos eventos que acontecem por lá.

Rote Fabrik
Seestrasse 395
8038 Zürich

Marcadores: , ,