Wandern/Trilha/Hiking: esporte nacional suíço

É fato que a Suíça é super famosa por seus alpes e consequentemente esportes de inverno como ski e snowboard. No futebol e olimpíadas, a Suíça não se destaca muito, apesar do povo aqui ser naturalmente muito esportivo. Naturalmente muito esportivo. Como é isso? Bom, aqui a maioria das pessoas faz questão de manter uma vida saudável, praticar esporte regularmente, sem necessariamente ser uma prática obssessiva com corpo, aparência, etc. Práticas simples como andar de bicicleta ou ir de bicicleta pro trabalho, jogar futebol ou basquete com uns amigos a cada duas semanas ou uma vez por mês, etc. Mas o que é realmente uma prática constante por aqui é um esporte que não poderia ter mais a ver com os suíços: a trilha.
Trilha em Português, Hiking em Inglês, Wandern em Alemão, Randonnée em Francês. É andar pelas florestas, montanhas, alpes, enfim, pelas paisagens de tirar o fôlego que a Suíça tem. Muita gente não considera um esporte propriamente dito, mas é então a atividade mais comum por aqui. Isso porque dá pra fazer all year long e não apenas no verão, ou no inverno, ou no outono, ou só na primavera. Aí voce me pergunta... trilha no inverno?! Sim! Aqui é muito comum. Eu já fiz duas de nível fácil e cheguei morta de suada. Comecei a trilha toda empacotada e cheguei no final só com uma camisetinha em plenos -10 graus.
É até bom pra fazer exercício no inverno e não ficar em casa o tempo todo só comendo. Isso, claro, quando o dia tá bonito. Tem gente mais experiente que vai fazer trilha mesmo quando tá nevando ou com dia fechado. Eu por enquanto prefiro me programar pra quando o dia está bonito. Aí não só a trilha compensa porque as paisagens são sensacionais, como voce sente que tá fazendo algo "útil" com o dia belo e não apenas o deixando passar em branco.
No verão, aí sim é que precisa de mais cuidados. Porque nos dias bonitos, a temperatura pode chegar a 30 graus ou perto disso e aí uma trilha de 3 horas no sol é desgastante e dependendo da hora, muito sol pode ser perigoso. Claro, pra gente que é do Brasil é mais tranquilo sair pra caminhar de bermuda, camiseta, suar, etc. Mas aqui o povo não tá muito acostumado, já que o verão é a estação mais curta do ano.
Na trilha que fizemos até as cataratas do rio Reno há algumas semanas, tava bem quente e foi preciso passar protetor solar no corpo quase todo, proteger o rosto do sol com uma viseira, fazer pausas constantes na sombra. Principalmente com Edi que a gente levava na mochila nas costas. Claro, com Edi a trilha é ainda mais "pesada" literalmente, então trilhas de subir montanhas e tal ainda vai precisar de mais prática. Mas mesmo assim é muito legal. A gente revesa a mochila quando as costas começam a cansar e aí um descansa e continuamos andando.
Fazer trilhas na primavera é demais porque voce vê claramente a exuberância da natureza, as flores por todos os lados e não tá tão quente. É uma das melhores épocas pra fazer trilha. O outono também traz sua beleza bucólica de cores amareladas e as paisagens são unicamente fantásticas. Nessas estações não é preciso ir toda empacotada e ir se despindo a medida que a caminhada fica mais dura, nem o contrário, ir suando até não poder mais. São meia estações e nelas também é possível fazer trilha. Cada estação tem sua magia e como eu disse, dá pra fazer em qualquer época do ano, apenas com os cuidados necessários.
A Suíça é o país das trilhas. Ainda bem porque é o meio mais legal de conhecer de perto as paisagens lindérrimas. O país inteiro é sinalizado com placas de trilha pelas florestas e montanhas. Sempre essa plaquinha amarela com o nome do destino e o tempo médio que leva pra chegar até lá. Muita gente se prepara com todos os acessórios e apetrechos, bússola, mapas de caminhada com escalas grandes, enfim. E o legal também é que voce ve gente de tudo quanto é idade fazendo trilha. Dos mais velhinhos que voce olha e nem acredita que eles tão lá andando mesmo com todo gas, até crianças num ritmo até mais devagar que os velhinhos. Os velhinhos provavelmente fazerm isso já desde pequenos e estão acostumados e até por isso mesmo mais saudáveis e aptos a fazer tal atividiade. Eles normalmente usam esses pauzinhos (como dessa foto aí de baixo) que eu não sei o nome em Português, esses sticks comuns na caminhada nórdica, e assim têm mais coordenação na articulação da caminhada e mais controle dos passos.
Numa trilha que fizemos há algumas semanas por Sihlwald (essa foto aí de cima - ainda vou fazer post!), estávamos seguindo as plaquinhas e confesso que nos perdemos. Isso porque não é apenas uma trilha, isto é, um caminho que é sinalizado na floresta (ou montanha). Há diversas trilhas, umas mais lights, outras mais pesadas, e aí em algum lugar as plaquinhas podem se misturar. E nós, ou pelo menos eu, como não sou ainda muito familiarizada, devo ter seguido a plaquinha de outra trilha e chegou num ponto que não era mais a trilha que tínhamos começado. Então pra evitar que escurecesse e o passeio se tornasse um pesadelo da gente perdido na selva, seguimos a nova trilha até o final, perguntamos também as pessoas que apareceram no caminho, e chegamos numa cidade próxima e de lá voltamos pra Zurique. Digo pesadelo porque em algumas florestas há avisos de animais soltos como lobos, ovelhas, etc. algumas até ursos! E eu não sei como reagiria se visse um animal desse na minha frente solto. Normalmente os animais estão em florestas chamadas "urwald" que são florestas meeeesmo tipo jungle, grandes e no meio do nada.
Isso também é uma coisa legal. Voce ta andando no meio lá do nada, da natureza e tal, acha que só voce tá lá, e daqui a pouco, aparece gente vindo de um lado. Daqui a pouco, um grupo vindo do outro lado. E ao final do dia se voce contar com quantas pessoas voce encontrou no decorrer da trilha, voce percebe como realmente tinha gente fazendo o mesmo que voce, e isso só naquele lugar.
Digo com segurança que eu antes não ligava muito pra isso. Negócio de trilha, perdido no meio do mato parecia pra mim meio programa de índio. Tirando as paisagens, ne, mas sei la, não conhecia, achava que não compensava. Puro preconceito! Realmente é preciso experimentar mais de uma vez algo antes de julgar. Hoje é uma das minhas atividades favoritas, porque gente... olha essas paisagens! Ok, as paisagens continuam estando no topo da lista de motivos do por quê fazer uma trilha pelas montanhas e florestas na Suíça. O esforço faz parte. Como disse, há diversos caminhos e voce só vai pra trilha mais difícil se quiser mesmo.
Há trilhas que duram até 7 horas, subindo, descendo, enfim. Mas as que temos feito são light. Por aqui há vários livros, sites e forums sobre trilhas. Sempre que for fazer uma, é imprenscindível se preparar antes. Olhar mais ou menos o caminho que vão fazer, e pra isso levar a tralha necessária, (principalmente se estiver com crianças!), calcular o tempo, tempo de pausas, paradas pras fotos, etc. E claro, ficar de olho na previsão do tempo.
A Suíça é sem dúvida lindíssima, mas esconde paisagens e cantinhos ainda mais lindos e pouco explorados que só são conhecidos por quem mora aqui ou quem a explora a pé. Tem lugares que não se chega de ônibus nem de carro, então o prazer é ainda maior de descobrir esses lugares escondidos a pé.
Aqui alguns sites principais sobre wandern e com trilhas pela Suíça que voce pode saber mais ou encontrar um caminho favorito:

http://www.wandern.ch/
http://www.wanderland.ch/
http://www.wandersite.ch/

Marcadores: , , , ,