Como ir da Suíça para a Áustria de trem

Falei e cumpri. Criei a tag "viagem de trem" aqui no blog, de tanto que eu viajo de trem e tanto que eu tenho pra falar sobre o assunto. Acho que pode ajudar a quem procure informações a respeito. Não só sobre trem na Suíça não, isso também, mas também de trem de/para a Suíça de/para países vizinhos como por exemplo como ir da Suíça para Itália por Milão de trem, como ir da Suíça pra França de trem, como é viajar pela Suíça de trem com bebês de colo, além da principal estação de trem da Suíça, a estação de Zurique, e outros bonus como de trem pela Côte d'Azur, pela França, que eu adorei escrever.

Dicas úteis de como ir de um país a outro também que não seja de avião que é conhecimentos gerais, também já escrevi aqui e estão aí embaralhados na tag "viagens" (preciso organizar isso!) como por exemplo, como ir da Macedônia para Albânia de onibus, da Eslovênia para Croácia, no post de Liechtenstein como é para chegar lá da Suíça, enfim.

Mas chega de introdução. Vamos ao que interessa, aqui venho falar mais uma nova informação aqui nesse ramo: como ir para a Áustria da Suíça de trem. Bom, a Áustria faz fronteira com a Suíça ao leste do país. Sendo assim, com a parte alemã. E na parte alemã, a maior estação de trem é a de Zurique, portanto a melhor maneira de ir para a Áustria de trem é partir de Zurique.
A SBB é a empresa que controla os trens na Suíça, e a ÖBB, na Áustria. Assim como trens em parceria com a SNCF que é a empresa que controla os trens na França e a Trenitalia, principal operadora de trens na Itália, há uma linha que faz Zürich-Viena, que na verdade segue ainda além de Viena e vai até Budapeste. Mas como aqui estamos falando de Suíça-Áustria, vamos deixar a Hungria de lado por enquanto.
O trem Zurique-Viena é direto, isto é, ele pára em algumas estações, mas você não precisa trocar de trem. A viagem completa dura 7h50. Há 5 trens por dia que fazem esse trajeto, na verdade 6, mas o último que sai a noite é mais lento e dura 8h54. O primeiro é às 6:40 da manhã, chegando em Viena às 14:30, porém se seu destino for Innsbruck, você chega às 10:16. A parada seguinte é Salzburg, a cidade do Mozart encantadora, mais 2 horas de Innsbruck, isto é, 5 horas e meia de Zurique.
Todas essas informações de dia e horário (e também preço) você encontra nos sites da SBB e da ÖBB. Lá também você pode encontrar informações sobre lotação do trem, por exemplo, os trens de manhã cedo vão mais cheios, então você encontra o símbolo que são pessoinhas preenchidas de verde, amarelo ou vermelho, significando verde tranquilo/vazio, amarelo meio cheio e vermelho muito cheio.
Os trens no meio do dia e a tarde são mais tranquilos, então até mesmo a segunda classe (1 é 1a clase, 2 é 2a classe) tá em verde:
Os preços, por outro lado, variam pouco. Vez ou outra tem promoção mas o preço tarifado para quem não tem nenhum passe e nenhum desconto, isto é, bilhete avulso, custa 130 francos uma perna, isto é, só ida. Criança até 6 anos não paga. Por isso digo e repito que andar de trem aqui pela Europa é ótimo mas é caro, só vale a pena com algum passe. Se informe sobre o Eurailpass que foi o que eu usei quando rodei vários países de trem em 2004 na minha 1a vez aqui e também que sugeri aos meus avós usarem quando eles vieram em 2010 e andamos Suíça-França, é um excelente passe. Só escolher os países e a quantidade de dias que quer usar.
Já para quem tem o GA como eu aqui na Suíça que é o abonamento geral, paga apenas o trecho que irá usar na Áustria. Da mesma forma se você tiver abonamento na Áustria, só vai pagar o que andar na Suíça. Sendo assim, paguei 33 francos na minha passagem mais 5 francos de reserva de assento que é obrigatória. Fique sempre ligado se as reservas são recomendadas e se for, faça! Além de garantir seu lugar, algumas vezes recomendada significa obrigatória. E comprar bilhete/reserva no trem é sempre mais caro que no guichê ou na internet.
Já a viagem... o que posso dizer. Eu amo viajar de trem e mesmo tendo que prestar atenção em Edi, a paisagem que se vê da janela é sem igual. As 3 horas e meia passam rapidinho e quando vê, você já chegou. Os trens são super confortáveis, bem preparados e tem bastante espaço, mais que em avião. Há diferentes tipos de vagões, uns com cabines fechadas, outros com assentos em grupo, individuais, além de claro 1a e 2a classe. Mas todos igualmente preparados com tomadas, lixos, banheiro. Um problema recorrente é o espaço para malas que é sempre bem reduzido e é aquele esquema de quem chegar primeiro pega então se você chegar 2 minutos antes do seu trem sair, dificilmente vai achar um bom lugar pra por sua mala. E a responsabilidade é só sua.
Nunca chegou a ser um problema pra mim essa questão da mala, mas pra quem tá viajando com mala grande em trem como já vi por aí, pode ser uma grande dor de cabeça. Ora os vagões também não tem muito espaço para carrinhos de bebê por exemplo, então fica lá junto com as malas, bicicleta, tudo junto.
Os trens também sempre têm vagões restaurantes que são mega confortáveis e tem opções de refeições ou lanches servidos na moeda do país da companhia que opera o trem, embora euro ou franco (um ou outro) seja sempre aceito, talvez o troco venha na outra moeda. Ir de trem de um país a outro aqui nesse caso já é a viagem. Então é bom se preparar pra já começar a curtir do momento que se põe o pé dentro do trem. Gute Reise!

Marcadores: , , , ,