Conhecendo um pouco do ETH, o famoso Instituto Federal de Tecnologia de Zurique

Me lembro quando voltei do intercâmbio nos EUA em 1999, fiquei criando um sonho de voltar aos EUA para fazer universidade. 1999 foi o ano do meu vestibular e eu fiz faculdade em Recife mesmo. Na época só conhecia EUA e Europa era estranha pra mim. Até ir a Alemanha em 2004 e abrir minha cabeça e expandir meus conhecimentos de um jeito que eu nem sabia que era possível. Sim, fiz faculdade em Recife porque não tinha condições de me bancar no exterior, nem meus pais, ou melhor minha mãe, porque meu pai havia falecido em 98. Então conhecendo a Alemanha em 2004, deu um reset assim na minha cabeça e já que eu já tava fazendo faculdade, meio que inconscientemente, fui fazendo um plano de então vir trabalhar na Europa, a maneira que eu poderia fazer ser possível aquele velho sonho de morar no exterior, ver outras culturas, idiomas, etc. E graças a Deus foi possível, está sendo.
Mas se eu tivesse tido mais conhecimento, mais informação, talvez minha vida teria começado a ser esse turbilhão de emoções e aventuras ainda mais cedo. Na época não existia esse mundo de informação na internet como existe hoje e uma passagem pra Europa era ave maria... tipo, fora do meu alcance. Nem eu nem minha família nunca fomos ricos. To falando assim meio nostálgica porque ontem meio que voltei no tempo e fiquei pensando "e se", como teria sido se... e mesmo não me arrependendo de nada que fiz, pois fiz o melhor que podia com o que tinha na época, meio que queria voltar no tempo pra fazer tudo de novo. E por que? Já te digo.
Ontem e antes de ontem, a ETH, o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (sigla ETH vem do Alemão Eidgenössische Technische Hochschule Zürich), estava aberto a visitação e com uma espécie de feira de informação dos cursos oferecidos por lá. Quem me acompanha no Instagram viu tudo ao vivo (@elaeamericana_liana segue ai!). A ETH é simplesmente uma das melhores universidades da Europa. Constantemente no podio das top universidades no mundo, no momento está nada mais nada menos que no 4. lugar na Europa e 8. no mundo em universidade de engenharia, ciência e tecnologia!!! É demais, gente, é demais. Pro meu lado nerd é demais.

Então vamos lá aos números pra voce ficar tão impressionado quanto eu. 18 mil estudantes de mais de 100 países mundo afora, dos quais quase 4 mil são estudantes de doutorado, 21 prêmios Nobel a estudantes ou professores de lá, sendo o mais famoso garantido em 1921 a ninguém menos que Albert Einstein que marcou sua passagem por lá! Estudos e pesquisas top de linhas são feitas por ali que diferente do Brasil, apesar de não ser muito dificil de entrar, é dificil de sair. Passar pelos cursos e disciplinas com boas notas e com o aval dos professores é sempre resultado de muuuuuuuuuuuuito trabalho e muuuuuuuuuuuito estudo. Então nem adianta se empolgar com a impressão de "pagou entrou" porque não é assim.
Os cursos são de qualidade altíssima e é preciso muito esforço e dedicação. Mas saindo de lá pode ter certeza que desempregado voce não fica. O esforço vai ter valido a pena. Um curso por exemplo de mestrado em ciência, tecnologia e economia dura 2 anos com aulas 3-4 vezes por semana custa 580 francos por semestre, o que gente... é muito pouco pra tanta qualidade. Claro que voce tem que ter dinheiro pra se sustentar aqui e eles sugerem um total de 21 mil francos em todo o tempo do curso. Existem formas de financiar ou conseguir ajuda pra pagar a vida aqui. Mas isso sem falar que se voce conseguir uma bolsa de estudos e for muito bom aluno, ainda recebe pela pesquisa e estudo. Aqui as universidades não são como no Brasil que as boas são de graça e as menos boas são pagas. Normalmente há assim um valor por semestre, e em universidades particulares, o valor é extremamente mais alto, embora as duas tenham reputação invejável. E para quem já tem experiência profissional, pode fazer o mestrado em 1 ano com aulas 2x por semana.
Reputação por reputação, ninguém bate a ETH por aqui. Se você é cdf e tá interessado em investir nos seus estudos e fazer carreira fora do Brasil ou ganhar uma experiência extra, não precisa nem saber Alemão. 90% dos cursos de mestrado oferecem aulas em Ingles E Alemão, portanto se voce não falar Alemão, pode escolher pelas aulas em Inglês. Isso é porque a ETH atrai gente do mundo inteiro e eles não queriam limitar os "genios" a quem fala Alemão. Acho certissimo! Vou postar aqui um video do site da ETH que apresenta e resume bem como é estudar lá e o que o lugar oferece:
Ai, ai, hein?! Ai, ai.
Bom, mas deixando o meu deslumbre um pouco de lado, fui lá então ontem conhecer um pouco desse mundo e ter mais informações de curso. Confesso que deu uma vontade de voltar uns 10 anos e poder fazer faculdade de novo. Aquele ambiente, aquelas paredes, aquela biblioteca!!!! É a maior biblioteca do país, gente. Dá vontade de estudar de novo e aprender tudo que há, ô se dá! A visita foi muuuuito legal, conheci um chinês lá que está aqui há 1 ano fazendo seu mestrado em ciência e tecnologia e não fala um a em Alemão. Perguntei porque ele tinha escolhido a ETH e ele riu. Pergunta boba a minha aff!
Me lembro quando estava procurando emprego em 2010, quando troquei de emprego aqui pela 1a vez, pensei em voltar para a vida acadêmica e dar continuidade a minha pesquisa do mestrado e tentar um doutorado. Mesmo sabendo que talvez fosse me arrepender um dia porque se quase enlouqueci pra terminar o mestrado, imagine um doutorado. Mas ok. Acreditem ou não, mandei um paper resumo da minha pesquisa do mestrado para um professor que encontrei na internet do departamento de Ciência da Computação da ETH assim meio que me desculpando ne se o trabalho não fosse bom o suficiente para tamanha imponência do instituto que um dia pensei que pudesse me aceitar, e pra minha surpresa ele me respondeu me convidando para ir fazer uma apresentação mais detalhada sobre o trabalho lá e depois podíamos conversar sobre meus interesses e quem sabe de fato dar inicio ao doutorado..... tipo.... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!! Tipo como assim!!!!!!!!!! Nesse meio tempo foi quando eu consegui meu emprego (atual e quase ex) e terminei não respondendo ao email do professor porque tinha mil coisas pra fazer e me preocupar, e de vez em quando me bate aquele "e se" de novo, e se eu tiver deixado passar, e se eu puder ainda, e se der certo... embora ao mesmo tempo pense que possa ser ainda um plano B um dia, realizar um sonho e ficar louca de tanto estudar, no momento prefiro continuar na industria trabalhando em empresas privadas... mas ne quem sabe um dia, quem sabe.
Já não bastasse a ETH ser um mundo e ter vários campos e prédios espalhados por Zurique, o campus principal (que aliás a parada de tram leva o seu nome - ETH Universitätspital) tem uma vista incrível pois fica no alto de uma colina (a primeira e a última foto desse post foi tirada no terraço do prédio principal). Aliás o hospital da universidade é um dos melhores da Suíça, o Universitätspital, foi onde Edi nasceu e a vista do meu quarto me ajudou um bocado na semana que passei lá depois do parto.
Recebo muitos emails de jovens terminando cursos em universidades Brasil afora, pedindo um conselho de rumo de vida depois de ler minhas aventuras pra chegar até aqui (aliás relembro que os posts do início desse blog contam quase como um diário como foi pra chegar aqui, conseguir emprego, etc, juntei os posts na pagina Sobre mim, veja aqui), e eu sempre sou a favor de pessoas que queiram buscar algo a mais, se aventurar, se desafiar, assim como fiz, dou a maior força. Já dizia Pablo Neruda, o mundo é grande demais pra nascer e morrer no mesmo lugar. Então por que não incrementar sua vida, a tornar mais interessante, se lançar num desafio que és capaz, isso é a vida, isso é viver, te faz se sentir grande, útil, válido, orgulhoso. E que sentimento bom. É o meu combustível. E fico feliz de ver pessoas com a mesma fome de viver. Além do que, trabalhar a mente é fundamental, o trabalho/estudo é a espinha dorsal da vida, já dizia um amigo da facul.
Não tenho muitos detalhes e informações de cursos, então se voce se interessa em saber mais, sugiro entrar no site da ETH https://www.ethz.ch/en.html e procurar lá diretamente. Esse post foi só pra apresentar o que eu sei, o que eu conheci, e quem sabe despertar aí um interesse que possa haver em alguém. Só sei que se voce quer minha opinião, só te digo uma coisa: vá fundo. Eu faria o mesmo.

ETH Zürich
https://www.ethz.ch/en.html

Marcadores: , , , , , ,