Rheinschlucht - Ruinaulta - o Grand Canyon suíço

Continuando o passeio em Flims, depois daquele paraíso que é o Caumasee que falei no post passado, no lindíssimo cantão de Graubünden, sudeste da Suíça, continuamos uma trilha pela natureza a caminho do Rheinschlucht, em Conn, que é a "garganta" do rio Reno, o abismo, o Canyon, o Grand Canyon suíço.
O nome oficial local é Ruinaulta, em romanche, e fica entre Rheichenau e Ilanz e é uma das vistas mais espetaculares que tive a oportunidade de presenciar na vida! Sérios barrancos e uma paisagem ridícula de linda que parece que voce tá no meio de uma pintura ou um cenário montado para algum filme. Coisa que hikers e wanderners e gente que gosta de trilha ia enlouquecer. Ali deve ser um dos highlights na lista de coisas a fazer na vida.
Por 10 mil anos, o rio Reno (que já falei tanto aqui no blog, principalmente no post sobre as cataratas aqui) foi esculpindo esse caminho entre as rochas e as montanhas e hoje esse desfiladeiro é conhecido como o Grand Canyon suíço. Uma perfeição da natureza que não sei se as fotos fazem jus à realidade, porque não dá pra fazer uma foto abrangendo tudo.
Bom, só o caminho já faz parte da emoção do passeio. O caminho é todo mais ou menos subindo, mas voce não percebe muito porque é quase 1 hora andando mas a inclinação é leve. Isso é bom porque voce também não sente tanto o cansaço. Só que de repente voce olha pro lado direito e tá lá já um pedaço da visão e voce nota que já está muito muito alto.
Durante o caminho, tem assim uns pontos estratégicos e uns mirantes com uns banquinhos, até pra fazer pausa já que gente de tudo quanto é tipo faz trilha por aqui. E sempre muitas placas indicando o caminho e quanto tempo falta ou quantos metros até chegar na plataforma principal de onde se tem a melhor visão do Canyon, isso sem falar que se olhar pro outro lado a paisagem também é fascinante.
Ô Suíça linda!
Lá de cima da plataforma que já subindo os degraus dá aquele frio na barriga, o frio na barriga é ainda maior! Sério. Eu não tenho medo de altura, mas voce olha pra baixo e ve aquela distância imensa dos seus pés até à próxima planície e não tem como ficar com um medinho básico. São 360 metros de altura e olha, é uma das paisagens alpinas mais espetaculares, de verdade. Com o rio passando lá em baixo e tudo mais. Se voce ficar mais tempo na plataforma, vai ver tambem trens passando lá pelas rochas lááá longe e ve realmente que coisa sensacional bem a frente dos seus olhos.
Para estar lá em baixo próximo ao rio no meio mesmo do Canyon, a melhor maneira é de trem mesmo. Há diversas trilhas mas a maioria é por cima, como essa que a gente fez até Conn. No meio das rochas é bem difícil o acesso e até perigoso, embora experters mais experientes ofereçam até passeio de bote no rio Reno por ali... o que aliás deve ser um espetáculo mas ainda não to nesse nivel ne. Lá embaixo, se voce não é tão experiente em aventuras como eu, o melhor é escolher o melhor caminho de trem, veja este site para mais informações sobre excursões e passeios de trem por lá.
Confesso que o acesso não é dos mais fáceis e a melhor maneira é mesmo andando. Com um bebe, a melhor maneira é levar na mochila nas costas mesmo como fizemos, porque com carrinho fica complicado, e dificilmente um bebe (ou uma criança) vai andar tanto sem cansar e sem ter que fazer pausas, etc. De bike pode ser uma opção. E claro, a melhor época é em dias bonitos e mais quentes, quando dê pra ver melhor o Canyon. Acredito que no inverno não deva ser tão interessante quanto agora.
Enfim. Valeu muito a pena. Depois claro tivemos que voltar de Conn até Caumasee andando e de Caumasee até Flims tudo de novo andando para pegar o onibus até Chur e depois ainda o trem de Chur até Zurique o que levou muuuito tempo, considerando que ainda nos perdemos na volta na trilha lá na floresta em Conn, e ainda paramos um pouco pra tomar alguma coisa e andar um pouco com Edi (acho que nos perdemos porque estavamos ainda meio embasbacados com tanta beleza que tinhamos acabado de ver, provavelmente deixamos passar uma placa ou outra), chegamos em casa quase 11 da noite!!! Ufa. Mas tá aí, mais um item cortado da minha bucket list.

Marcadores: , , , , , ,