Arbon

Esse verão que acabou agora foi bom demais. Apesar de toda a mudança que haveria de acontecer a seguir no outono (que está acontecendo agora em Outubro quando estou escrevendo este post), eu tava tranquila e tinha bastante tempo pra curtir os dias mais quentes. Foram dias lindos de muito sol até 9 da noite. Dias com sol desde cedinho até mais tarde dá a impressão mesmo que são mais longos e mais compridos e a gente aproveita mais, isto é, fica mais tempo na rua. Então antes que comece a nevar deixa eu tentar tirar um pouco o atraso dos posts do verão ainda e falar sobre um passeio de verão que foi muito bom pela cidade de Arbon.
Eu já falei aqui do Lago Constança, o Bodensee, quando fui a Konstanz, na Alemanha. O lago faz fronteira com entre Alemanha, Suíça e Áustria, e aqui na Suíça, uma das cidades a beira do lago, mais precisamente a sudoeste do lago, é Arbon. Arbon fica no cantão de Thurgau, no nordeste do país. É uma cidade pequena com pouco mais de 14 mil pessoas, e quase a metade do seu território vive de agricultura. É daquelas cidades bem organizadinhas que parece que não tem nada fora do lugar sabe como é. E num dia bonito de sol parece que fica tudo ainda mais acentuado, as flores ainda mais coloridas e tudo mais bonito.
Mas o que atrai mesmo as pessoas até à cidade é a atmosfera "praiera". Ora, como não. Olha essas fotos! Olha esse azul!!! A gente foi no início de Setembro e tava um calor danado, eu mesma fui bater lá atrás das brisas refrescantes do Bodensee. Fui de calça jeans e só faltei morrer de calor. A promenade fica lotada de gente, er, bem lotada não fica porque é muito grande! Mas tem bastante gente e frequentemente no verão acontecem festivais e amostra de alguma coisa, algum evento ao ar livre que atrai ainda mais gente. Quando eu fui estava tendo um festival pra criança com música e parque e a cidade tava uma festa.
Que delícia é andar na orla com sol. Stands de sorvete, vários barcos estacionados no porto, de um lado o lago enorme refletindo os raios de sol, e do outro aquele gramado verde grandão todo disponível lá pro Edi correr e brincar. Foi um dia muito muito bom. Imagino que seja uma atmosfera literalmente totalmente diferente no inverno, o clima realmente muda tudo ali, porque qual a graça de andar na orla no frio? Não tem graça ter o vento frio rasgando seu rosto ne. Fora que a paisagem é outra. Então o melhor mesmo é visitar Arbon no verão ou em dias quentes da primavera.
O centro de Arbon é medieval e as ruas bem estreitas. Já se percebe o estilo mais alemão em algumas arquiteturas. Acho que pela influência da proximidade da fronteira. Em finais de semana o engarrafamento de carros ali é intenso porque as ruas só comportam um carro por vez e são mão dupla, então já viu. A cidade atraindo muita gente pela sua privilegiada situação geográfica, e quem vai de carro termina ganhando um problema, porque são muitos carros. O melhor mesmo é andar de trem. Na cidade mesmo não precisa de onibus nem nada, só a pé dá pra explorar tudo em um dia tranquilamente.
Arbon fica a 1 hora e meia de Zurique de trem, tendo que trocar de trem em Weinfelden ou em Romanshorn (outra cidade a beira do Bodensee), não tem trem direto. A cidade grande mais próxima é St Gallen, que fica a 40 minutos de trem. Anote aí na sua programação de verão do ano que vem.

Marcadores: , , , , ,