Rheinfelden

Não, não escrevi errado. Sim, parece com o nome da cidade do post anterior. Weinfelden, Rheinfelden. Felden significa campos em Alemão. Essa de hoje é mais uma cidade suíça, mas que tem mais coisa acontecendo nela que em Weinfelden. Pra começar, vamos pelo nome. Rhein é o rio Reno, aquele que já falei tanto aqui no blog quando falei nas cataratas e no grand canyon suíço. To quase criando uma tag pra tanto post do rio Reno.
Então essa cidade Rheinfelden, tem como diz o nome, o rio Reno cortando-a. São os campos do Reno. E não apenas isso, o rio divide a cidade em dois países! Sim! De um lado a Rheinfelden suíça, atravessa a ponte, e do outro lado esta a fronteira com a Alemanha e a Rheinfelden alemã. Muito interessante isso!
Eu sabia que Rheinfelden ficava as margens do rio Reno mas pesquisei nada antes de ir lá, então fomos na expectativa só de fazer um passeio de sexta-feira de sol mesmo. Rheinfelden fica a 1 hora de trem de Zurique, para o norte, sentido Alemanha mesmo, pertinho de Basel. Então chegamos lá e nos deparamos com aquela cidade liiiinda! Toda florida, organizadinha bonitinha parecia que tinha se arrumado pra nos receber. Fotos pra lá e pra cá, batendo perna e tudo mais e de repente tá lá o rio Reno.
Logo mais a frente uma ponte. E antes ainda de saber que a Alemanha estava do outro lado da ponte, o que me chamou a atenção foi que na ponte de um lado estão as bandeiras dos cantões suíços, e do outro as bandeiras dos estados alemães. Daí suspeitei que tivesse algo. E andando mais um pouco e atravessando a ponte, lá estava a alfândega alemã, e mais alguns passos adiante, a Rheinfelden alemã, com todo mundo falando Alemão clássico, as placas dos carros com um D de Deutschland e as lojas e restaurantes trabalhando em Euro.
Assim, como se tivéssemos viajado kilômetros e kilômetros. Mas não, apenas alguns passos de onde estávamos. Isso é fantástico. Estávamos nós três sem passaporte sem nada. Mas não tem controle. Se tivesse eu só poderia mostrar minha identidade suíça mesmo. Mas enfim. A Rheinfelden alemã também é uma graça, mas a suíça em termos de graça especificamente, ganha. Uma vantagem da Rheinfelden alemã é que é tudo bem mais barato que a Rheinfelden suíça, então atravesse a fronteira e vá no mercado, compre umas fraldas pro seu filho ou almoce por lá que já está no lucro.
A Rheinfelden suíça fica no cantão de Aargau e é a sede da fábrica da mais famosa cerveja suíça, a Feldschlösschen. Já a Rheinfelden alemã fica no estado de Baden-Württemberg e olha, eu não sei como é a administração dessa cidade. Porque em 1802 Napoleão Bonaparte fixou ali a fronteira entre Suíça e Alemanha e dividiu literalmente a cidade no meio. Só que a cidade é uma só e a parte suíça e alemã são social e economicamente conectadas. Os dados são sempre apenas de uma Rheinfelden, então por exemplo, a população da cidade é de pouco mais de 12 mil pessoas, mas não se diz quanto mora na parte suíça e quanto mora na parte alemã!
Como é que é isso gente! Quem tiver mais informações aí da vida prática por favor deixe um comentário porque eu realmente gostaria de saber mais da vida nessa cidade. Bom, mas deixando essas curiosidades de lado, a cidade é muito agradável. Eu moraria fácil ali. E apesar de não ser ainda tããão popular turisticamente falando, internamente, isto é, entre os suíços, a cidade já é destino frequente dos finais de semana para passeios e claro, principalmente para compras, já que tudo na Alemanha é mais barato que aqui na Suíça. Olha, não só por isso, claro, vale a pena conhecer a cidade.
Sem dúvida o rio Reno deixa tudo com um ar mais leve, a grandeza do horizonte quando se olha na ponte dá um clima mais animado à cidade, mais revigorante, mais alegre, e principalmente no verão ou em dias mais quentes, o passeio por lá é simplesmente uma maravilha.

Marcadores: , ,