Zurique tem vários parques legais. Escrevi sobre vários deles que conheci ao longo dos dois anos que morei por lá. Com Edi pequeno, era ideal para fazer passeios ao ar livre, principalmente no verão e primavera. Mas um tipo de lugar que também é bem popular para passear com crianças e bebês são os centros comunitários, ou GZ,
Gemeinschaftszentrum.
Em Zurich tem vários,
nesse site dá pra ver uma lista dos 17 que existem na cidade. É um centro socio-cultural da comunidade, do bairro, que normalmente tem um parque, uns bancos, uma área calma, normalmente tem um espaço interno também com cozinha, livros. Normalmente tem uma ou mais de uma pessoas responsáveis pelo centro, que organiza o espaço, que organiza eventos, com o apoio da prefeitura. É um lugar para encontros de pessoas que moram no mesmo bairro, um lugar de encontro de crianças, onde brincam no parque, os adultos sentam no banco e lêem ou conversam ou fazem picnic, passeam com os cachorros, etc.


As vezes tem eventos em datas festivas com festinhas bem organizadas como dia dos pais, dia das mães, é bem legal, em cada bairro tem um, ou no bairro mais próximo. É aberto e qualquer pessoa pode "entrar", é gratis também. É um bom lugar para fazer amizades e onde uma criança com certeza não brinca sozinha. Como tudo na Suíça, esse espaço se concretizou desde uma iniciativa votada pelo povo e hoje o departamento social da prefeitura de Zurique acompanha os cuidados e o desenvolvimento dos centros culturais.
Então nas últimas semanas em Zurique, um centro perto de onde eu morava, o
Schindlergut, reabriu depois de uma reforma e nós fomos lá conhecer. O parque é um parque comum e uma parte da área ainda estava sendo reformada. Mas o mais legal é que subindo um pouco mais se tem uma vista bem bacaninha da cidade, partindo do viaduto no Kreis 6 que leva ao centro da cidade.
Estivemos lá umas 3 vezes, mas acredito que quem frequente constantemente dê pra encontrar as mesmas pessoas e fazer amizades sim. Uma área verde bem agradável, um ótimo lugar para as crianças brincarem, conhecerem outras crianças também. Muito bacana porque não é toda cidade que tem isso.