A tradição suíça do Samichlaus

Adoro escrever no blog sobre coisas interessantes que descubro para compartilhar com todos vocês. E aqui vai mais um desses posts. Bom, aqui na Suíça o Papai Noel que a gente conhece no Brasil não é o mesmo. Bem, é, mas é diferente. O "Papai Noel" daqui não chega na véspera do natal pra deixar presentes na janela pras crianças, isso aí é invenção americana. Eu diria que o Papai Noel que conhecemos é uma americanização da lenda original do "senhor" Papai Noel.
Fonte: Fribourg Tourisme
Dia 6 de Dezembro é dia de São Nicolau (em Português: Nicolau de Mira, em Alemão: Sankt Nikolaus, Francês: St Nicolas). Legal. Mas quem foi São Nicolau? Reza a lenda que Nikolau, bispo de Mira, região na Turquia, nasceu por ali no século 3 e teria falecido no dia 6 de Dezembro de 342. Durante o governo do imperador romano Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por ter se recusado a negar sua fé em Jesus Cristo. Sofreu ameaças, enfrentou a oposição e durante toda sua luta, nunca se deu por vencido e se mantinha atuante e prestava auxílio às crianças necessitadas. No século seguinte surgiram várias histórias sobre milagres supostamente realizados pelo santo, mas até onde a história é verdadeira, ninguém sabe. O que se sabe é que foram tantas histórias que o aumento da popularidade do homem era inevitável.

São Nicolau passou a ser muito conhecido pela Europa central e a sua imagem foi então recentemente transformada nessa época de Natal, passando a ser conhecido em Inglês por Santa Claus, e em Português Papai Noel, um velhinho de barba branca que ajuda as crianças. Ele é visto como acolhedor dos pobres e principalmente crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se tornar conhecido por se preocupar com a educação e a moral das crianças.

Algumas igrejas ortodoxas lhe honram como santo padroeiro em alguns países, como Rússia, Grécia e Noruega, e o nosso calendário romano reconhece e celebra seu dia lembrando o dia de sua morte, 6 de Dezembro. Aqui na Suíça o dia 6 de Dezembro é nacionalmente conhecido como o dia de São Nicolau (ou Samichlaus, em suíço alemão). E neste dia, em algumas cidades suíças, acontece uma festividade que é um senhor vestido de branco sendo carregado por burros fazendo uma passeata e distribuindo doces para as crianças pela cidade.

Friburgo, na parte francesa da Suíça, tem São Nicolau como padroeiro, então lá acontece a maior festa de Samichlaus na Suíça, onde o bom velhinho faz a passeata pelo centro antigo da cidade, terminando na catedral e lá de cima faz um discurso (intercalando francês e alemão) para as crianças e os pais. Nem sempre o 6 de Dezembro cai num fim de semana, então a festa acontece sempre no primeiro fim de semana de Dezembro e olha, é realmente uma festa! Fomos ontem com um grupo de amigos e eu não esperava encontrar tanta gente.
Eram ruas fechadas, barracas de vinho quente, raclete, churros e tudo quanto é coisa pra esquentar nosso estômago do frio de 1 grau que fazia, e cada vez mais gente! O grande lance da coisa acontece entre 17:30 e 18:30, então chegamos e ficamos perto da catedral esperando. Só o glühwein mesmo para ajudar no frio que não tava pouco... Edi dormiu o tempo quase todo no carrinho e mesmo com banda tocando passando e o discurso do St Nikolau não o fizeram acordar.

As partes que ele falava Francês eu não entendia muito porque meu Francês tá muito enferrujado, mas no Alemão dava pra entender, e confesso que me emocionei quando no discurso ele dizia... "...já rodei muito esse mundo afora, e posso dizer que vocês, crianças de Fribourg, são muito felizes. Vocês podem ir à escola, vocês moram num bom lugar..." e me veio na cabeça tanta injustiça que já vi por aí, inclusive no meu país, e me deu vontade de chorar, de eu ser, ter sido uma criança feliz, de ter tido tantas boas oportunidades e de poder oferecer coisas boas pro meu filho. Acho que é esse mesmo o propósito de toda a "festança".
Fonte: MySwitzerland
Ok que umas partes do discurso foram estranhas pesadas críticas como ele falar sobre a votação do início do ano sobre a restrição de estrangeiros o que gera muita polêmica, ou dizer que "selfies" não levam a nada... hahahaha. Mas enfim, captamos a mensagem e foi uma noite muito bacana, apesar de muito fria. Depois do discurso fomos catar um lugar pra comer fondue ou raclette pra fechar o dia de maneira ainda mais suíça, mas o lugar que queríamos ir já estava reservado há meses e como a cidade tava esbarrotando de gente, assim também estavam os restaurantes. Éramos 6 adultos e 5 crianças, então imagina como foi fácil achar um lugar pra comer sem reserva né. Terminamos encontrando espaço no subsolo do restaurante Gemelli, que normalmente é aberto para festas, mas como ontem era uma ocasião especial, estava aberto. E realizamos nosso desejo de comer Raclette até se acabar!
Veja mais sobre essa tradição em Friburgo aqui.
Em outras cidades suíças a festa não é tããão grande assim e nem acontecem no mesmo dia. Claro sempre tem muita gente, principalmente muita criança mas cada cidade faz sua programação independente e normalmente é um senhor de barba branca vestido de branco ou com partes vermelhas, mas como um bispo, pois era o que São Nicolau era mesmo. E aqui na parte alemã da Europa, a tradição é que ele venha sempre acompanhado dos Schmutzlis, que são homens de barbas vestidos de roupa escura com sacos que dão um contraste no espírito natalino para meio que ameaçar crianças que se comportaram mal ou que foram desobedientes. Quando eles aparecem as crianças soltam vaias. Ele anda pela cidade e distribui mandarins (fruta), biscoitos e nozes. Tudo muito suíço e muito legal.

Marcadores: , , , , ,