Mercados de Natal em Berna, Suíça

O post de 2011 que escrevi sobre a principal feira de natal de Berna, quando ainda morava aqui da 1a vez, poderia ter sido escrito hoje, ou ano passado, ou ano retrasado... O mercado na Waisenhausplatz em Berna não é lá muito grande, comparando com os famosos mercados alemães de natal, mas é compatível com a cidade. E olha, ele fica até 24 de dezembro mas se você perder esse ano, não tem problema, pode vir ano que vem que é a mesma coisa!
A não ser que próximo ano eles resolvam mudar alguma coisa, mas desde que eu cheguei aqui é a mesma coisa. A mesma decoração, as mesmas barraquinhas. Tem barraquinhas de produtos artesanais, bijuterias, brinquedos, cristais, roupas de frio e mais pro final o famoso point de encontro, onde tem o glühwein, ou o vinho quente, que pra mim é a principal atração do mercado!
Claro as delícias engordativas também contam, mas isso é porque Dezembro chega trazendo sempre muito frio e apesar de até agora esse ano ainda não ter nevado por aqui, o frio tá beirando os -2, -3 graus, então tá bem frio, por isso que o vinho quente é tão importante! hehehehe. Eu acho legal também que é um lugar que todo mundo vai, mesmo sem ter que comprar nada, mas só pra dar uma volta, olhar as bugigangas, ver a decoração mesmo que seja a mesma todos os anos, encontrar os amigos no stand do vinho, enfim. Ao invés de ficar em casa comendo assistindo televisão, é uma motivação, digamos assim, pra sair de casa.
Esse mercado na Waisenhausplatz é esse aqui http://www.weihnachtsmarktbern.ch/, fica na rua principal da cidade, na Bärenplatz, próximo ao parlamento (Bundesplatz), uma parada depois da estação principal. Berna não é muito grande, mas além desse tem outro mercado, o do centro antigo da cidade, na Münsterplatz, esse aqui http://www.bernerweihnachtsmarkt.ch/ que também é pequeno mas bem legal.
A Münster é a catedral de Berna, então o mercado fica uma parte bem na entrada, onde tem a comida e o vinho quente, e na praça os stands com os cacarecos a venda. Vale salientar que esse ano eu encontrei um stand de churros no mercado e eu AAAAMMOOOOO CHURROS!!! Não é recheado por dentro como o nosso no Brasil, aqui é um saquinho com vários churros e não só um, mas os daqui são mais finos, e voce pode escolher com açucar, canela, ou um potinho com chocolate ou caramelo como esse na minha mão aí na foto acima, e aí mela o churros no caramelo e come e é uma DELICIAAAA!!!!!!
O esquema do glühwein é o mesmo em qualquer lugar, custa x francos e voce normalmente paga 2 francos a mais como depósito do copo. Se devolver o copo, ganha os 2 francos de volta.
Ambos os mercados funcionarão apenas até 24 de dezembro, mas está sempre aberto aos domingos, quando o resto do comércio todo tá fechado, então se você for no domingo, vá preparado, porque é muuuuuita gente!!!!

http://www.weihnachtsmarktbern.ch/
http://www.bernerweihnachtsmarkt.ch/

Marcadores: , , , , , ,