Monte Titlis

É só chegar Dezembro que chega além de outras coisas a temporada de frio e esportes de inverno. É quando os resorts de ski reabrem para a nova temporada e começam a receber os suíços e turistas que estavam secos pela neve. Depois da minha experiência dolorida com o snowboard há alguns anos, não fui valente o suficiente para tentar qualquer outra coisa na neve de novo. Portanto minhas subidas às montanhas se resumem a apreciar a paisagem e talvez quem sabe um trenó.
Mesmo que não seja inverno, algumas montanhas ficam abertas para subir pois se você acompanha este blog, se lembra que a caminhada (wandern em Alemão, hiking em Inglês) é o esporte nacional daqui, portanto se você pensa em montanha com neve quando pensa em Suíça, pode continuar pensando na montanha mesmo quando for verão e não tiver neve. Só que o que é interessante aqui é que algumas montanhas são tão altas que têm neve o ano inteiro!
Mesmo no verão, o monte Titlis por exemplo, com o topo a 3020 metros de altitude, tem neve sempre. Óbvio que em menor quantidade, então não acho que dê pra esquiar lá no verão, mas ver neve voce vai ver sempre sim.
O Titlis fica nos alpes de Uri, na fronteira com o cantão de Berna e Obwalden. Para subir os alpes, você tem que ir até a cidade de Engelberg, que fica a 2 horas de trem de Berna ou de Zurique, e de lá pegar o teleférico para subir a montanha. Aqui você encontra os mapas (verão e inverno) do resort e pode planejar seu passeio.
Isso porque você não precisa subir até o topo lá em cimão não. Se preferir pode parar em uma das estações intermediárias e pagar apenas o percurso desejado. Para subir até lá em cima (ida e volta) custa 89 francos, mas se quiser ir até Trübsee por exemplo, a 1800 metros de altitude, onde tem restaurante e já uma vista linda, o bilhete custa 30 francos (ida e volta). Para quem vai com frequência no inverno vale a pena adquirir um passe de ski do que comprar avulso. Mais detalhes de preços e combinações de bilhetes e descontos você encontra no site deles.
A essa época agora de Dezembro num dia bonito e aberto com sol a temperatura fica entre -5 e 0 graus. 2 graus lá pro meio dia, nem é tããão frio assim. Mas espere Janeiro pra voce ver... Chega a -15. Mas o que conta mesmo é a vista. Nossa, que vista!!! É tão alto, dá a impressão que estamos num avião sobrevoando os alpes de tão de cima que podemos ve-los. Uma vista fantástica!
Pagamos 12 francos a mais para fazer o passeio de Iceflyer que na verdade é feito pra ser mais uma "ajuda" a quem tá esquiando e desce numa parte da montanha, depois sobe de Iceflyer. Só que diferente de um teleférico comum que leva o pessoal montanha acima, são só umas cadeiras penduradas e vamos com os pés soltos, não é uma cabine fechada, entende? Então é quase um brinquedo num parque de diversões! Muito legal!
É lá também que tem a ponte suspensa ligando uma base a outra, mas essa eu não tive coragem de ir! Tem também uma caverna de gelo logicamente mega gelada, e várias outras atrações legais, além de toda uma mega infra estrutura com restaurantes e tudo que voce precisar.
O Titlis é uma das montanhas mais famosas da Suíça e atrai gente pra esquiar lá do mundo inteiro. É um dos resorts com mais espaço para esportes de inverno mas mesmo que você como eu não for esquiar, vale a pena o passeio. Lá também tem hoteis (tanto na própria montanha quanto em Engelberg, a cidade no pé dos alpes) então não precisa fazer tudo num dia só, até porque no inverno temos poucas horas de sol por dia. De noite não tem muita graça lá fora e o frio é ainda maior, então só podemos ficar mesmo em restaurantes.

Marcadores: , , , , , ,