Carteira de motorista na Suíça

Quando você sai do Brasil e vem pra Suiça, sua carteira de motorista é válida aqui durante o primeiro ano da sua estadia aqui. Depois disso, a regra de validade varia de cantão a cantão. Eu sempre queria trocar a minha pela carteira daqui, porque apesar de não ter carro, é prático ter uma carteira caso precise. Nunca aconteceu de eu deixar de dirigir porque não tinha carteira nesse tempo todo. Sempre andei de trem, ônibus, tram e quando andei de carro andei com alguém dirigindo. Mas era uma coisa a se fazer que sempre tava ali no fim da lista.

No fim da lista explico porque. Primeiro como eu disse, o transporte público resolve minha vida. Depois, ok, é prático mas não é prioridade. E terceiro, não é um processo rápido nem barato. Se voce trocar imediatamente depois de chegar aqui é tranquilo. Mas depois disso, dependendo da lei do cantão que você tiver, o processo pode levar meses.

No meu caso, eu morava em Zurique ano passado quando resolvi fazer isso. Eu tirei, ou melhor, troquei minha carteira de motorista brasileira pela suiça em Agosto de 2014. Em Zurique o negócio é o seguinte. Você não precisa começar do zero pra tirar sua habilitação suíça. Começar do zero seria como no Brasil: fazer aulas teóricas, depois as práticas e fazer a prova. Como você já tem carteira no Brasil, você só precisa  primeiro fazer um exame de vista, e se tiver tudo bem, fazer a prova prática. E é aí que mora o perigo e tem vários porems.

Isso eu to falando de carteira de habilitação para carros normais tá gente, porque a carteira varia dependendo do que voce vai dirigir, assim como no Brasil. Aqui carro normal é categoria "B". Isso tudo e mais informações voce encontra no site do Strassenverkehrsamt e na papelada que te mandam quando voce aplica para a habilitação daqui.
Então continuando. Primeiro: só fazer a prova prática não tem nada de "só". A prova é na rua com voce dirigindo e o expert do Strassenverkehrsamt analisando. E se você for dirigir pela primeira vez aqui vai perceber que é bem diferente do Brasil. Pistas de tram cruzando uma com a outra, prioridade de quem vem do lado, símbolos que você não conhece, pista de bicicleta e de ônibus no meio da rua, limites de velocidade dependendo de onde voce ta, dentre outras regras diferente das nossas. Por isso mesmo quando eu entrei com o processo para trocar a habilitação, pedi para marcar a prova lá pra daqui a 2 meses pra dar tempo de fazer umas aulas práticas.

Aulas práticas: há várias escolas de direção nas cidades (Fahrschule). É só procurar uma que você goste, seja por indicação, preço ou tipo do carro e começar a marcar as aulas. O tipo do carro é porque é o seguinte: na prova prática você tem que chegar lá com o carro para fazer a prova. O Strassenverkehrsamt, que é o Detran daqui, não vai ter um carro lá esperando por você pra fazer a prova. Então você faz a prova no carro que quiser, e é claro que é melhor fazer a prova com um carro que você conheça. Por isso mesmo, faça as aulas com o carro que fará a prova. E para fazer a prova com o carro, se for o carro da autoescola que foi o meu caso, você paga a hora da prova como sendo mais uma hora de aula.

Não é barato, já vou logo dizendo. Primeiro os valores das taxas lá chegam a uns 200 francos, fora as aulas. Eu fiz as minhas aulas nessa escola aqui com o René que era super gente boa. Uma aula custa 83 francos lá, onde em outras escolas pode passar de 100 francos a hora. Depende da cidade, carro, etc. Eu dirigi um Mini Cooper que era ok, meio baixo pra mim, mas valeu. Se você fizer um pacote de várias aulas você tem desconto, e claro que é preciso fazer mais que uma aula. Eu fiz 5 mais a prova.

As aulas são na rua mesmo, o professor vai te levar para as ruas onde geralmente as provas são feitas, onde tem mais cruzamento com tram, onde tem prioridades e tudo mais, e vai te explicando as regras enquanto você dirige o carrinho com um adesivo azul com um "L". É tranquilo, apesar de ter sido em Alemão, no meu caso mas tudo bem.

E aí no dia da prova eu fiz o seguinte: marquei uma hora de aula antes com o professor e quando tava acabando a aula fomos indo lá pro local de direção da prova, ele saiu do carro, o expert entrou no lugar dele e fomos lá dirigindo fazer a prova. Ele vai dizendo pra onde voce tem que ir e voce tem que saber. Ele diz por exemplo "Dirija em direção a Basel" e ai voce vai. Sempre tem plaquinhas nas ruas então é só ir seguindo. Daí se tiver um cruzamento no meio, um tram passando, você tem que saber como agir.
Foram os 50 minutos mais tensos da minha vida. Minhas mão suavam tanto, e olha que tava até frio nesse dia. Na volta para o lugar de onde partimos, depois que estacionei o expert disse que eu tinha passado meio "knapp" que é por pouco, pois num cruzamento com um tram era para eu ter seguido em frente sem pestanejar, e eu dei uma leve freada pra avaliar se dava ou não dava. Na minha opinião não foi nada demais, então que bom que eu passei. Você recebe na hora um carimbozinho num papel que te dá direito a dirigir até chegar sua carteira oficial.
Poucos dias depois a minha habilitação suiça chegou pelo correio e a minha brasileira ganhou um adesivo 'Not valid in Switzerland' hahahaha. Então agora posso dirigir na Suiça e na Europa tranquilamente, além de ser mais um documento oficial suiço com meu nome. E o melhor de tudo vem agora: não tem data de validade. É válida para sempre e nunca vou precisar renovar!!!!!

Já para quem não passa nessa prova tem que fazer não só o curso teórico, e tudo de novo, como se fosse a primeira vez que está aprendendo a dirigir, como depois que tentar novamente a prova prática, se passar, a carteira não é válida para sempre e sim por um certo período e sempre precisará ser renovada. Tipo... totalmente horrível.

Já para quem vai fazer o processo do início, isto é, com aulas teóricas e váááárias aulas práticas (bem mais que as 5 que eu fiz, que é o recomendado), a prova prática é diferente da que de quem está apenas trocando a carteira de outro país pela suiça. A prova neste caso é mais longa (1h30) e tem outras coisas como avaliação de freio, ladeira, curvas e outras coisas. Coisas que na minha prova não tiveram. E o pior: prepare-se pra gastar mais de mil francos nisso. É preciso procurar uma escola que dê as aulas teóricas e se matricular lá. É super difícil e tem muita coisa pra aprender. Você encontra até na rua livros e cursos pra estudar em casa as regras de trânsito pra dar uma ajudinha na prova teórica.

Mas fique atento que essa minha experiência foi no cantão de Zurique. As regras para outros cantões variam. Já ouvi dizer que em alguns cantões, depois de 1 ano de estadia aqui, não importa, tem que fazer tudo do começo, inclusive a parte teórica. A moça que me atendeu em Zurique disse, entretanto, que depende de onde vem a carteira da pessoa, e que a regra varia de acordo com o país que a carteira foi emitida, então se informe direitinho com o Strassenverkehrsamt do seu cantão.

Marcadores: , , , ,