Kosovo

A viagem para o Kosovo era um plano antigo, desde 2011/2012 quando fui a Albania, SérviaMacedônia, Bósnia e comecei a conhecer aquela região da antiga Iugoslávia. É a região menos turística da Europa, mas não menos histórica. Ano passado ainda estendi a lista da ex-Iugoslávia conhecendo a Eslovênia e Croácia, talvez os dois países mais arrumadinhos para receber turistas, e então resolvi planejar uma ida curtinha ao Kosovo em 2015.
O que sabemos sobre o Kosovo? Bem, aqui na Suíça você encontra várias pessoas da Albânia, Kosovo, em grande maioria fazendo pequenos empregos. São motoristas de taxi, montadores de móveis. Com a proximidade da Europa central, a imigração desse lado é massiva. Não é o leste europeu famoso de Praga e Budapeste. Os países da ex-Iugoslávia fazem a península balcânica, o sudeste da Europa, são países pobres, carentes de infra estrutura e o turismo é desorganizado, ou quase inexistente.
Quem é que não lembra ter ouvido sobre a guerra no Kosovo na década de 90 nos jornais, quando forças sérvias, iugoslávas e separatistas albaneses lutavam pela independência do território? Nessa época vários e vários tratados e tentativas de paz falharam e o ataque da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à Iugoslávia em 1999 deu início oficialmente à Guerra do Kosovo, que durou (oficialmente) 79 dias. Eu mesma me lembro nitidamente das repetidas manchetes e chamadas nos jornais sobre a guerra que não cessava. Mas ela cessou. No meio de 1999 foi feito um acordo, a tropas sérvias saíram finalmente do território e permitiram a instalação de uma força internacional de paz no Kosovo.
A independência, entretanto, só veio mesmo em 2008, quando o país se declarou independente da Sérvia e ainda há controvérsias. Era a segunda tentativa de independência. A primeira foi em 1990 quando somente a Albânia reconheceu a independência do Kosovo. Já esta mais recente em 2008 foi reconhecida pelos Estados Unidos e vários outros países, embora outros até hoje não reconheçam o Kosovo como país como Rússia, Espanha e até Brasil.

Essa foto com esse nome "NEWBORN" é o símbolo da independência do Kosovo em Pristina. Significa "recem nacido" em Inglês e foi aí que aconteceram várias manifestações em prol da independência do país. O Kosovo é o 2o país mais novo do mundo, só fica atrás do Sudão do Sul, na África, que virou independente em 2011 (veja aqui a lista dos 9 países mais novos do mundo).

O Brasil não reconhecer o Kosovo como país significa que acordos políticos não são eficazes e o Brasil não tem nem embaixada no Kosovo, por exemplo. Isso significa que qualquer problema que acontecer com algum brasileiro no Kosovo não vai ser resolvido nem apoiado por autoridades brasileiras. Em contrapartida, brasileiros não precisam de visto para entrar no Kosovo e o passaporte brasileiro é aceito tranquilamente. Isso é muito curioso porque em 2012 quando estive na Sérvia, precisei tirar visto, e hoje brasileiro não precisa mais de visto para a Sérvia.
Com esses precedentes, parece até loucura ir lá ne. Tipo fazer o que! Teve uma colega que até me perguntou... "não é lá que tá tendo uma guerra?" ... Se eu disser que vou (fui) sozinha com meu filho de 1 ano e 9 meses então, vão mandar me internar. Ai ai... Puro preconceito. Não tem nada impossível nessa vida e com pequenos cuidados dá pra fazer tudo, tudo mesmo. Ora, eu pari um menino de 4kg, vou ter medo de que mais? Quero mais é que ele venha conhecer o mundo comigo e aprenda a curtir as coisas boas da vida. Se ele é um bebê ainda ou uma criança pequena, então eu preciso me adaptar ao estilo dele. Isso significa que não é só por uma mochila nas costas e ir, como eu costumava fazer. Mas com todas as coisinhas que uma criança precisa fora de casa e uma dose a mais de paciência pro novo ritmo dá tudo certo. Eu já cuido dele normalmente sozinha mesmo, o que seria um fim de semana longe de casa? Nada de outro mundo.

O Kosovo também não é a Áustria nem a França que voce sai do hotel e as ruas são calçadas e dá pra você sair andando sem rumo certo. Não é. É difícil de andar, as placas não são óbvias, o povo não é acostumado a ver gente batendo foto na rua, muito menos uma mulher com uma criança. Por isso me precavi e na pesquisa antes da viagem pra me certificar se era viável ou roubada, fui atrás de um guia que pudesse de fato nos guiar e mostrar de fato o que tem pra ver de mais importante no país.
O país tem montanhas, vales, monastérios escondidos em cidadezinhas, mas num fim de semana tive que me restringir a chegar pela capital Pristina, me hospedar por lá, e conhecer Prizren, a cidade mais turística do país. O Kosovo tem menos de 2 milhões de habitantes e a maioria da população é muçulmana, mas não é aquele islâmico estremista, eles são bem relaxados quase como na Turquia. Mal vi mulheres de burca e vi várias igrejas pela cidade.

Desde a época da Iugoslávia, a região do Kosovo sempre foi a parte mais pobre, sempre abaixo da média das outras regiões. Taxas de desemprego batendo 40% até hoje, renda per capital entre 1000 a 1200 euros, salário mínimo de 200 euros, mesmo se o Kosovo crescer em ritmo otimista, vai levar anos pra atingir por exemplo o estilo de vida na Macedônia, que não é lá essas coisas.
Com a economia em baixa, uma vantagem para nós viajantes é que tudo lá é muito barato. Hotel, comida, transporte, serviços. Voei Easyjet e a oferta de vôos é até alta devido a alta procura. Como disse antes, há muitos albaneses trabalhando por aqui. 

Fiquei no hotel Sirius, que era muito bem recomendado e ok, era bom, mas não era nenhum cinco estrelas. Duas noites lá me custaram 170 euros. Euro é a moeda do país.

Não foi muito fácil encontrar informações e organizar tour, traslado aeroporto-hotel, e mesmo com baixas expectativas, confesso que fiquei um pouco decepcionada com o serviço que obtive do Be in Kosovo, pelo baixo nível de profissionalismo da organização. Não da para culpa-los, faz parte do conjunto de coisas a melhorar no país inteiro.

Mas acho que no final tive o que queria. Era janeiro e não estava muito frio, ou seja, tive até sorte com o clima, conheci o que queria do Kosovo, tirei lindas fotos e voltei pra casa com mais conhecimento que antes.

Próximo post: a capital do Kosovo, Pristina.

Marcadores: , ,