Castelo de Neuschwanstein e Schwangau

Ah, a Europa dos castelos, dos encantos, da magia... Não é difícil entender porque o Castelo desse nome difícil - Neuschwanstein - foi a inspiração para a criação do castelo da Cinderela, na Disneyworld, lá nos EUA, aquele mundo de faz de conta que atrai a imaginação das crianças e não só crianças ne. Ora, um castelo com torres pontudas no alto de uma colina no meio das montanhas alemãs gera mesmo curiosidade.
Agora não é só isso. O castelo tem uma história real, construído no século 19, foi realmente residência do rei da Baviera Luis II, ou Ludwig II como é conhecido em Alemão, o famoso rei "louco" reverenciado pelos alemães hoje em dia, e amante da música clássica de Richard Wagner. 
Ludwig II gastou grande parte da fortuna real para botar esse castelo de pé, mal exercia as obrigações de rei e ficou conhecido pela sua extravagância. É só olhar pro castelo que você logo entende. O castelo serviu de inspiração para os estúdios da Disney mas por sua vez foi inspirado na obra do compositor Richard Wagner.
Tudo começa na história de chegar até o castelo. A cidade "grande" mais próxima de chegar até lá é Munique. Então de Munique você tem que ir até Schwangau que são 2 horas de trem. A cidadezinha de Schwangau é bem tipo cidade cinematográfica. Base de montanha mesmo, com hoteiszinhos, albergues, restaurantes aconchegantes, tudo muito fofo e encantador.
Só que de Schwangau você só vê o castelo de longe lá no alto da colina e só de frente. Para chegar até lá ou você anda subindo uns 20 minutos, ou você vai de charrete mas a fila é gigantesca, ou você vai de ônibus até a Marienbrücke e de lá desce um pouco andando. Eu teria optado pelo ônibus, mas como fomos sorteados e no dia começou a nevar loucamente, o ônibus não estava operando. Começamos a ir andando.
Mas só começamos. A neve engrossou e realmente não tinha condições de subir com Edi no carrinho naquele estado. Nevava muito e forte e a impressão que eu tinha era que a tendência era piorar. Acho que devo ter esquecido de pesquisar que Schwangau é cidade alpina e fica bem acima do nível do mar já, então mesmo se não tivesse neve a temperatura lá é menor que em Munique por exemplo. Não tinha ido preparada. O casaco não era muito quente, não estava de botas impermeáveis, nem gorro nem luva eu tinha levado.... Não não e não...
Desistimos de subir e ficamos só em Schwangau mesmo, vimos o castelo de longe e já valeu a pena. Imagine lá dentro como não deve ser o palácio, que luxo... Bem, de qualquer forma, lá dentro não é permitido tirar fotos mas a vista do alto deve ser incrível. Bem, não foi dessa vez. O mais cômico é que 15 minutos depois que desistirmos da subida, parou de chover e abriu um sol no canto e do outro tudo nublado bem escuro. Muito esquisito o tempo na primavera. Muda assim do nada mesmo.
Aproveitamos então pra conhecer bem Schwangau, gastar o tempo andando pelos cantinhos escondidos da cidade fofa, o lago congelante, os diferentes ângulos do castelo de longe, e quando começou a nevar de novo e fazer um frio dos diabos, entramos num restaurante fofo também e fomos passar então o tempo experimentando a Apfelstrudel de lá... hummmmm!
Valeu. Mesmo não tendo subido até o castelo. Imagine no verão como não deve ser lindo... e ainda poder subir tranquila a "trilha" até o palácio... No inverno complica a subida mas a paisagem com a neve é fantástica ne, olha isso, parece pintado a mão. E Schwangau é um charme.
Ai ai, os castelos da Europa são demais mesmo.
Para mais informações: http://www.neuschwanstein.de/

Marcadores: , , , , , ,