Genebra - 2ª chance

Seria mesmo muito estranho se Genebra fosse tudo de esquisito e ruim que me impressionou da primeira e única vez que estive lá. Já me convenci de o fato de um cara ter sido preso na minha frente justamente quando eu estava lá poderia ter acontecido qualquer outro dia ou em qualquer outro lugar. Não tem a ver com a cidade "Genebra". Além do mais a correria que eu senti foi também da minha parte, ou da situação que eu me encontrava, pois eu estava na cidade para tirar o visto do Sri Lanka, então tinha que me deslocar até a embaixada que eu não sabia direito aonde era, depois ainda queria que desse tempo de ir até o CERN e tal. E terminou que o Sri Lanka foi uma viagem meio complicada, ou seja, tudo contribuiu para que a impressão e a lembrança que eu tivesse de Genebra fosse negativa e estressante.
Mas ainda bem que damos novas chances às coisas da vida, não?! A nova impressão de Genebra foi bem legal. Porem algumas observações que havia feito no primeiro post de Genebra já faço questão de ir dizendo logo para colocar a começar os pingos nos is certinho. Bem, Genebra é sim, linda. Tipo liiiiinda. Mas não dá pra negar que é diferente da Suíça Alemã (isto é, Zurique). Comparo logo sempre com Zurique porque é a maior cidade da parte alemã e é tão grande quanto.
Uma não é a outra primeiro porque Genebra é bem mais internacional, pelo fato de ter a sede a ONU europeia lá, muuuuita gente de todos os países mora lá com família e tudo mais, então a internacionalização começa daí. Voce percebe numa simples caminhada no centro. Outro exemplo... tipo tinha uma mulher vendendo souvenir num quiosque na rua que nem Francês nem Alemão falava, só Inglês. Isso nunca eu vi em Zurique! E essa coisa de souvenir... em Zurique não tem gente quiosque de souvenir no meio da calçada no lago. No máximo umas lojinhas mais elaboradas, mas quiosque com ímãs de geladeira no meio da rua não tem!
Até dollar aceitam nas lojas de souvenir! Não porque Genebra seja mais turística que Zurique, mas é mais internacionalizada, se é que você me entende. Dá pra ver um ar mais francês também do que o alemão por lá, é perceptível. Mas isso não é necessariamente uma desvantagem, certo? Se voce está acostumado com o jeito francês e gosta, isso vai ser ótimo. No meu caso, é porque a Suíça alemã é muito corretinha tim tim por tim tim então estando acostumada com isso, voce ve uma coisa diferente, pronto, já começa a enumerar o resto.
Fazer o que. São ossos do ofício. Sem querer bancar a chata mas já sendo, uma consequencia de toda essa multicultura talvez, percebi muito mais lixo no chão do que na parte alemã também. Mas no geral, tive uma ótima nova impressão de Genebra. Aliás o ar francês que falei antes não é exclusivo da arquitetura e tal, esse ar exala um maior nível de alegria nas ruas, ao contrário de Zurique, que em dias de semana está lotada de homens engravatados com pressa pelas ruas. Mas chega de comparações. Desta vez fui tranquila APENAS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE para passear, então não teve stress de embaixada do Sri Lanka como da outra vez, nem correria na estação. Aproveitei que mamys estava aqui e fomos lá Berna-Genebra de trem com todo o tempo do mundo. Uma maravilha. Só fizemos bater perna na rua então pra conhecer bastante.
A propósito me empolguei nessa história de video e depois do dos 2 aninhos de Edi, fiz outro aqui bem tosco juntando alguns mini videos que fiz no trem, porque a viagem Berna-Genebra dura 1h40, então pra passar o tempo, fiquei lá fazendo video. Mas o melhor é o final com alguns minutos exclusivos para meu príncipe. Vejam como ficou:


Hahahahahaha! Abafa! Ai ai.... Preciso de mais intimidade com a camera e com o software de editar videos hahahaha, mas tudo bem. Me diverti mesmo assim. E Edi também! hehehehe.... Mas voltando a Genebra. Andamos com bastante tempo pelo centro, aquele centro das ruas luxuosas com carrões estacionados na frente de lojas de grifes, mas o centro que eu mais gostei foi o centro antigo mesmo, com ruas de tram passando e as estreitas ruelas de paralelepipedo, de construções medievais, mesmo tomadas de lojas. Entre as ruas achávamos praças e parques escondidos em ruazinhas estreitas, o que tornava o passeio ainda mais interessante.
O clima tava bom, depois do almoço deu até pra tirar os casacos. Tudo muito agradável. Adorei Genebra. Ainda prefiro Zurique, mas talvez por ter morado em Zurique, sei melhor e posso falar mais da vida por lá. Genebra só conheço para passear mesmo. E me perdoem quem mora por aí pelo último post! Recomendo sim Genebra para quem vem a Suíça.
Ainda esticamos até a sede da ONU na Europa mas só deu pra ver a fachada do prédio mesmo. Visitas guiadas só em horário pre-determinado, acho que é as 10 e às 16h. Mas tudo bem, Edi estava muito energético a tarde e ia ser difícil conhecer a ONU com ele nesse dia hehehehe. Quem sabe numa próxima. E aí minha impressão sobre Genebra só terá a melhorar.

Marcadores: , ,