Munique

A Alemanha é sempre um destino interessante. Seja pela história escrita nas ruas de Berlim, ou pelo lazer dos que não têm praia espairecer nos arredores dos belos lagos como o Bodensee. A Suíça que o diga. Suíços adoram ir até a Alemanha comer bem e barato, fazer compras e passear sem gastar muito. E ainda falando o mesmo idioma. Depois da Suíça, a Alemanha é o país que mais conheço aqui. Seja a trabalho, a passeio, esticada ali, acolá.
Para quem não sabe, passei 3 meses na Alemanha em 2004 com um namorado meu na época. Ele tinha ido trabalhar e eu tranquei a faculdade pra ir com ele lá melhorar meu alemão que tinha começado a estudar na época. Nossa foi demais. Viajamos tanto, conheci tanta coisa, mudou minha vida. Várias dessas viagens foram dentro mesmo da Alemanha e uma das cidades que mais gostei de conhecer foi Munique, München.
Tinha ótimas lembranças de Munique. Depois há alguns anos trabalhando em Zurique com vários alemães tive várias chances de ir a trabalho, de ir ao Oktoberfest e tal, mas não fui. Sei lá porque, nunca deu certo. Terminei indo pela segunda vez agora mês passado com a passagem da minha mãe por aqui.
Sempre que mamys vem, fazemos algumas viagenszinhas legais. Então no feriado da páscoa este ano queria algo baratinho e relativamente perto da Suíça, porque a grande viagem estaria ainda por vir: Romênia e Bulgária (e Italia). Então Munique terminou sendo a escolhida da vez pra suprir esse vazio. Foi uma viagem maravilhosa, faço questão de registrar por aqui os detalhes.
Primeiro que fomos de ônibus, não de trem, que seria o mais comum partindo aqui de Berna ou de Zurique. O motivo foi mesmo o preço. A viagem de trem dura 6 horas de Berna, 5 horas de Zurique, e um trecho sem reduções nem descontos custa 100, 125 francos. Caríssimo. Enquanto que a passagem de ônibus de Zurique ida e volta ATENÇÃO eu disse IDA E VOLTA custa 43 francos, e a viagem dura 4 horas. Tipo... tem nem o que pensar. Acho que vou fazer um post com mais detalhes sobre isso.
Essa alternativa do ônibus é uma novidade muito bacana, parceria da SBB e da Deutsche Bahn a fim de oferecer novas alternativas e desafogar um pouco os trens que estão sempre cheião. Achei nota mil. Fomos de ônibus sem pestanejar. Claro o conforto é um pouco menor que o trem mas foi tudo tranquilo. Edi se comportou até bem.
E Munique estava lá. Naquele clima ainda de início de abril, que não sabe se ainda é inverno, se já é primavera, com uma chuva torrencial num dia e um sol maravilhoso no outro. Até neve pegamos. Ficamos hospedados num hotel na Sendlinger Tor, uns 10 minutos da Marienplatz, a principal praça da cidade onde tem o prédio monumental da Rathaus, a prefeitura, que mal cabe inteira numa foto, que é o principal cartão postal da cidade.
Dali andamos pra lá, voltamos, andamos pra cá, voltamos, e sempre estávamos no centro. A programação da viagem incluía uma visita ao castelo de Neuschwanstein, aquele famoso que inspirou o castelo da Cinderela, na Disney de Orlando, sabe. Foi muito legal o passeio, tiramos um dia todo pra isso, apesar de não ter conseguido chegar até o topo topo mesmo porque começou a nevar loucamente no início da subida, mas ok. História pros próximos posts.
Então foi um dia chegando em Munique, andando, batendo perna, conhecendo os arredores e tal. O outro dia para ir ao castelo de Neuschwanstein. Mais um só para Munique e compras e o último para visitar o Residenz, o palácio dos antigos reis da Baviera que hoje é um museu sensacional, que visitei da primeira vez que estive lá e fiz questão de ir de novo. 
Então foi uma viagem bem tranquila, apesar de Munique ser uma cidade grande, muito urbana e centro financeiro da Alemanha, é bem turística e bem preparada pra receber turistas, aliás como toda a Alemanha, ne gente. A Alemanha é fantástica. Andamos por nossa conta, indo aos pontos que desejávamos, olhando tudo com calma, deixando Edi caminhar um pouco só também.
E não dá pra falar em Munique sem falar em cerveja ne. Eu finalmente conheci a famosíssima Hofbräuhaus, a cervejaria mais tradicional de Munique (da Alemanha?!). Estava com minha mãe e meu filho então não fui encher a cara, ne (aliás, o que é isso?). Rs. Piadas a parte, o lugar é bem pitoresco, o teto pintado, tá sempre lotado com turistas e grupos de amigos fazendo Stammtisch, e mesmo que você não vá tomar uma cerveja, vale a pena conhecer. Tomei uma tulipa e ficamos lá um tempo vendo o ambiente, conversando. 
Edi gostou foi do Pretzel gigante!!! A Hofbräuhaus tem um dos maiores stands de cerveja na Oktoberfest, a tradicional festa da cerveja que acontece todos os anos por lá. Os fãs de cerveja certamente conhecem ou já ouviram falar. Aliás, ô cidade pra ter bar. Pra todo lado é uma brauerei.
Tem gente que diz que Munique é a principal cidade alemã, tanto turística como social, politicamente falando. Eu ainda acho que Berlim ganha essa parada, mas Munique vem logo em seguida. Não tem aquele tom histórico em tudo, é uma coisa mais alegre, mais leve, mais despojada, apesar do Residenz expirar história ne. Mas é que em Berlin a cada rua tem um porquê, uma explicação..
Mas enfim. Foi um passeio muito legal. E tão pertinho da Suíça, não ia demorar muito para que esse post enfim saísse.

Marcadores: , , ,