Museu Alpino Suíço

O inverno já acabou (amem), mas eu preciso escrever sobre o Museu Alpino Suíço que visitei no início do ano aqui em Berna. Era um sábado de Fevereiro que fazia muito frio, então fomos passar a tarde no museu. Aliás, tenho mil posts atrasados pra terminar e por o blog em dia, principalmente de lugares em Berna, vamos ver se eu consigo tirar o atraso...
Eu voltei para Berna há 8 meses. Berna não é como Zurique com milhões de coisas para fazer e atrações diferentes a todo momento. A página com tudo sobre Zurique continua aí no ar, mas para criar um "guia" de Berna, preciso começar a explorar e escrever mais sobre a cidade, que mesmo mais pacata, tem muito o que ver. Além do que, coisas e lugares que eu já conhecia da última vez que morei aqui preciso revisitar pois na época esse blog não registrava tudo como hoje.
Mas assim como Zurique e as principais cidades suíças, Berna tem vários museus interessantes. Pra quem gosta assim como eu, isso é ótimo. Esta página mostra os principais museus e parques da cidade. Tá de bobeira sem saber o que fazer? Vai lá e ve o que tem de bom pra fazer. Ou vem aqui no blog claro :) hehehe. Bem, mas o Museu Alpino de Berna é um desses museus legais e foi o último que visitei com uma amiga no início do ano. O museu é pequeno e dá pra ver tudo rapidinho, mas nós fomos lá primeiro na esperança de sair um pouco da toca, pois Fevereiro é auge do inverno e sempre tá muito muitoooooooooo frio, então ficar em casa é quase que involuntário. Mas com uma criança em casa temos que procurar o que fazer em dias assim. E museus são sempre uma boa escolha.
Além de tudo fazia algum tempo que não nos encontrávamos, então ela que também curte museus, fomos ambas também na expectativa de saber mais sobre as montanhas suíças, alpes, picos, histórias em cenários da neve etc... fuen fuen fuen.... er-ra-do! Quer dizer, médio. O Museu Alpino NÃO é sobre isso. Pouca informação é exposta aliás sobre as montanhas de fato, influência da mudança do clima e turismo nessa área. O foco do museu são as escaladas e as pessoas que chegaram ao topo de montanhas famosas ou que dedicaram a vida a isso.
Também é interessante, claro. É um museu digamos que faz exibições não convencionais. Quando fomos havia uma exibição especial sobre os suíços que estiveram nos himalaias, aliás ainda está lá, vai até o fim de julho. O museu procura tratar assuntos relacionados a problemas atuais, levantando aspectos diferentes do que estamos acostumados a ver num museu, destacando a geologia, cartografia, flora, fauna, a natureza e a cultura dos alpes em si. Então é uma coisa mais cult.
O museu alpino existe desde 1905 e hoje ele é apoiado por várias instituições suíças e locais. A fachada não é muito atraente, enfim, como eu disse, é um museu que realmente não está ali para "aparecer", tem seu foco, tem seu propósito e faz parte da cultura suíça. Eu gostei de visitar. A entrada de adulto custa 14 francos e crianças até 6 anos é de graça. Fica bem no centro de Berna, na Helvetiaplatz, na frente do museu da história suíça que aliás eu já visitei mas ainda não tem post aqui!

Swiss Alpine Museum
http://www.alpinesmuseum.ch/
Helvetiaplatz 4
3005 Bern

Marcadores: , , ,