Na Suíça de bicicleta

Agora que o clima (ufa!) está esquentando, já se vê muito mais bicicleta na rua que no frio. Porque só os fortes andam de bicicleta no inverno. Agora com a chegada da primavera chega também o sorriso e a leveza no rosto das pessoas. Ir para o trabalho de bicicleta, fazer um passeio de bicicleta, ir ao mercado de bicicleta. Sem dúvida é um meio de transporte muito usado por aqui.

Em suíço alemão bicicleta é velo e todo mundo tem uma. Todas as cidades suíças oferecem uma estrutura nas ruas apropriada para andar de bicicleta tranquilamente, sem ter que disputar espaço com os carros ou trams e ônibus. Bicicleta é respeitada, existem regras. Aliás como quase tudo por aqui. 

Até lá no meu trabalho oferecem cursos de regras de andar de bicicleta, para incentivar as pessoas a irem ao trabalho de bicicleta. Pistas, preferências, sinais, estacionamento, tudo que você imaginar. A Suíça é bike friendly e muito ecológica. Agora com o clima mais quente, as principais cidades organizam stands de aluguel de bicicleta de graça, basta deixar um documento e levar a bike. Te devolvem seu documento quando você devolver a bike. Em Zurique, eu recomendo o Zurirollt, em Berna o Bernrollt.
Não é incomum você ver por aqui idosos andando de bicicleta. Às vezes eu até me assusto. Umas pessoas com a cabeça totalmente branca mas tá lá mais ativo que eu, super disposto e rápido. Ok que a maioria dos "esportistas" mais velhos optam pela bicicleta elétrica, aquela que você não precisa fazer esforço para pedalar, ela tem um motorzinho e o movimento dos pedais é quase que simbólico. Subir rampa assim é fácil. Mas o que vale é a intenção, pelo menos o corpo tá se mexendo.
Essas bikes elétricas são muito bacanas mas são muito caras também, passa de 2 mil francos uma velo dessas. Por isso é sempre bom prender a sua com um cadeado se for estaciona-la pela cidade. E atenção: não se pode estacionar em qualquer lugar, ok? Há estacionamentos especiais para bicicletas.
Com criança, eu comentei aqui neste post, que acho muito bacana as opções de incrementar as bikes com as cadeirinhas para crianças e tal, mas ainda não me sinto segura para isso. Só a Taga Bike me deu confiança e com ela sim eu saio na rua com Edi pra cima e pra baixo. Tem que aproveitar!

Marcadores: , , , , , , ,