Romênia

Já são mais de 40 na minha lista de países visitados. Viajar e conhecer novos lugares e culturas é pra mim não só um hobby que eu levo muito a sério, como uma necessidade. Em 2011 quando rodei por 19 países comecei a achar que viajar era minha válvula de escape, mas não, é muito mais do que isso, acho que faz parte de quem eu sou... coisas de expatriada, onde tenho aquela sensação incomparável que o mundo é meu quintal. Tenho a impressão que ainda conhecerei o mundo inteiro, se uma vida for possível para tal façanha.
Mês passado tive o privilégio de conhecer um país pouco conhecido ainda pelos brasileiros, um dos países mais pobres do leste europeu, que sofreu muito com o regime comunista e tem uma história simplesmente INCRÍVEL. Estou falando da Romênia. Se você tem dúvidas sobre o que tem pra conhecer nesse país e desconhece o quão interessante é a sua história, te convido a continuar lendo esse post, vou me esforçar para transparecer as minhas impressões da melhor forma possível, pois o resultado foi muito positivo.
A Romênia faz fronteira com a Hungria, Ucrânia, Moldávia, Bulgária e Sérvia, lá no sudeste da Europa e é em grande maioria ortodoxa. Eu até concordo que quem vem pra Europa pelas primeiras vezes quer conhecer a parte mais famosa, ver de perto o que se falam tanto em livros, revistas e na TV. Mas o leste europeu precisa ser visto com olhos melhores. Não é uma beleza de luxo como há em Paris, nem Londres. É uma beleza de história recente, de superações, de verdadeira admiração.
A capital da Romênia é Bucareste, a sexta maior cidade da União Europeia, da qual faz parte desde 2007. Curiosamente porem o Euro não é aceito como moeda no país, e sim o Leu romeno. A Romênia tem quase 20 milhões de habitantes, isto seria metade do estado de São Paulo. Voamos Zurique-Bucareste direto pela Swiss e o vôo dura pouco menos de duras horas. Brasileiro não precisa de visto para entrar na Romênia.
A Romênia surgiu de uma província do império romano, Dácia, e dos principados antigamente independentes uns dos outros e conhecidos como Moldávia, Valáquia e Transilvânia. Hoje em dia a Moldávia é um país único, independente da União Soviética desde 1991, e a Valáquia e a Transilvânia hoje são a Romênia. A Valáquia é a região ao norte do rio Danúbio e ao sul da cordilheira de Cárpatos. E Transilvânia talvez você já tenha ouvido falar, famosa pelas lendas do Conde Drácula. Os detalhes de Bucareste e Transilvânia virão nos próximos posts. 
A Romênia passou pela mão do império otomano (do qual eu comentei no post sobre a Turquia e a Albania, que também tiveram influência dele), adquiriu independência formando o Reino da Romênia que durou pouquíssimo tempo, para depois, ao final da Segunda Guerra Mundial, começar a ter seu território ocupado pela União Soviética e tornar-se uma república socialista até 1989, ora tão recente, quando a violenta Revolução Romena marcou o início da transição para uma democracia e economia capitalista.
Toda essa história aprendi ao vivo com a guia Cristina Iosif. Fizemos um tour privado de meio dia por Bucareste com ela num dia, e no outro pegamos pesado fazendo o castelo Peles, castelo de Bran e Brasov num bate e volta de Bucareste, também com ela, e foi simplesmente incrível. Faço questão de recomenda-la aqui e no Trip Advisor, pois ela não só é de lá e conhece muito bem a história, deu ótimas explicações históricas nos passeios, tinha respostas para as perguntas e tivemos uma ótima experiência com ela como guia andando o dia inteiro junto, como ela também além de ter paciência de andar com criança, comprou uma cadeirinha de carro para Edi só para nos receber. Sem dúvida fez toda a diferença conhecer a Romênia com uma "local".
No meu primeiro emprego aqui na Suíça eu trabalhava com dois romenos, e com eles é que fui percebendo algumas particularidades sobre o país. A começar pelo idioma que é derivado do latim, o único no leste europeu, e eles se orgulham muito disso. É uma mistura de italiano com aqueles outros idiomas do leste que eu não sei identificar ainda direito, mas se você parar para prestar atenção, vai ver que muita coisa dá pra ser entendida por nós brasileiros. Ouvi muito dos colegas sobre o clima, sobre as pessoas, e eles são sim mais calorosos que alguns europeus. Mas a história mesmo do país só vim aprender agora quando finalmente pude ir até lá.
E engraçado que quando estava perto de ir, tudo na TV aparecia algo da Romênia. Era Globo Reporter na Globo Internacional sobre a Romênia, um documentário no canal britânico The Romanias are Coming sobre os imigrantes da Romênia no Reino Unido e um pouco sobre a situação atual do país, curiosidades dos costumes dos ciganos, etc. Muito interessante. Só aumentava ainda mais minha ansiedade de chegar logo a viagem. Preparei e organizei a viagem toda tim tim por tim tim com a maior dedicação e cuidado, pra que conseguisse ver realmente o melhor em pouco tempo.
A Romênia é um país muito especial, adorei conhecer um pouco de lá e recomendo muito para desmistificar a impressão (ou a falta dela) que se têm de lá. A arquitetura das ruas é algo que nunca tinha visto em lugar nenhum. A da Transilvânia então... Estou louca para escrever sobre a lenda do Drácula! A Romênia é um país para se conhecer devagar, com calma, com tempo. Passamos 3 dias lá e se tivesse passado mais teria muito o que conhecer. Próximo post: Bucareste!

Marcadores: , , ,