As viagens do Edi

Aproveitando a vibe de viagens aqui no blog, agora que fechou essa série da Romênia, Bulgária e Italia, vou ver se esse post aqui sai agora, pois eu já tava querendo escreve-lo há um tempão. Bem, para quem me acompanha no Instagram (@elaeamericana_liana segue aí!) talvez já tenha percebido a hashtag que uso nas últimas viagens. "Últimas" desde que o Edi nasceu, isto é ne. #asviagensdoedi
Em Colmar, na França, Edi com 9 meses (janeiro de 2014)
Em Natal, Brasil, com 8 meses, conhecendo a praia pela primeira vez
Desde a primeira viagem ao Brasil com 8 meses em Dezembro de 2013, está tudo lá registrado, as melhores fotos de cada viagem que fizemos . Na verdade eu não sei muito bem como que surgiu essa ideia ou essa "onda". Só sei que já foram tantos lugares que já passamos até hoje, e olhando a hashtag outro dia, pensei, puxa, que orgulho.
Pristina, Kosovo, Edi com 1 ano e 9 meses
Nenhuma das viagens que fizemos pra fora da Suíça foi com o pai de Edi do lado. Mesmo na época que estávamos enrolados sem saber do destino, não viajamos juntos com Edi. Isso significa que: ou eu estava sozinha viajando com Edi - inicialmente Brasil, mas ne, já fomos até pro Kosovo - me chamem de louca agora - ou eu estava com minha mãe ou alguém conhecido.
Bled, Eslovênia, Edi com 1 ano e 1 mês
Beto Carrero World, Santa Catarina, Brasil, Edi com 1 ano e 8 meses
Pra mim pessoalmente, isso é motivo de orgulho. Pra mim e pro Edi. Porque Edi tem 2 anos e 3 meses e mesmo sem saber direito o que tá acontecendo quando estamos viajando, as recordações estão sendo feitas agora, no presente, nos nossos momentos juntos, nas nossas fotos, na memória, na lembrança que fica. Ele pode não perceber mas ele está aprendendo a viajar. Hoje ele presta atenção nos passeios, nos caminhos que fazemos, não estranha berço de hotel, não chora no avião. Claro, ele é uma criança, acabou de deixar de ser bebê e ainda faz seus esperneios de vez em quando, mas nada fora do normal.
Em Innsbruck, na Austria, Edi com 1 ano e 5 meses
Muita gente me pergunta como ele se comporta nas viagens ou se não é difícil viajar com ele (sozinha). Olha, primeiro, na maioria das vezes ele se comporta nas viagens melhor do que em casa, porque no inverno por exemplo, quando ficamos muito tempo só em casa brincando, ele logo enjoa dos brinquedos e quer atenção o tempo todo, não me deixa fazer nada em casa. Enquanto que viajando, ele sempre está interessado nos arredores, fica quietinho olhando o semáforo abrir e fechar, as pessoas andando. Acho que isso talvez seja costume de tanto passeio que fazemos desde que ele é bebezinho, mas nas viagens ele me dá menos trabalho que em casa.
No trem da Eslovênia para a Croácia, Edi com 1 ano e 1 mês
No hotel em Porto, Portugal
A rotina dele não muda. Ele dorme, ele come, ele toma banho na hora que faria todas essas coisas se tivesse em casa. Ok, talvez uma hora ou meia hora de margem de diferença, mas mesmo assim. E trabalho? Em casa somos sempre só nós dois e sou eu quem faço tudo então quanto ao trabalho pra mim não muda muita coisa. E viajando, ainda estou viajando, tipo, tem um plus do que se tivesse em casa de pijama fazendo tudo igual.
Em Berlim, Alemanha
É trabalhoso é. É prazeroso é. Eu sou mãe, cuido de Edi sozinha, por que deveria deixar de fazer algo que amo por conta disso? Faço junto com ele. Se eu não souber cuidar dele, quem vai saber? E se eu começar de deixar de fazer as coisas com Edi porque dá trabalho, não faço mais nada. Claro, exige planejamento, preparação e preparo físico hehehe, mas existem lugares mais "fáceis" de viajar, com uma boa infra estrutura, que dá pra andar fácil de carrinho pra cima e pra baixo (não foi o caso do Kosovo hehehe), mas o principal é voce (eu), mãe, saber se safar com seu filho sozinha sem precisar de ajuda de ninguém. Eu adoro ve-lo andar pelas ruas de cidades que estou conhecendo agora, fotografa-lo, descobrir o mundo juntos. Sei que em pouco tempo ele pode estar curtindo tanto quanto eu. Pelo menos quero da-lo a chance de saber o que é isso.
Cracóvia, Polônia, Edi com 2 anos e 2 meses
Num parquinho em Bucareste, Romênia
Sei que sou uma exceção e não conheço ninguém que faz isso que eu faço, mas oh well, se eu for parar pra me preocupar com o que dizem ou acham de mim ou das coisas que eu faço, eu não teria vivido metade do que já vivi. Ainda me incomodo com alguns comentários que ouço, mas aprendi a deixar pra lá e continuar fazendo o que me (nos) faz feliz. Precisei encontrar uma maneira de continuar vivendo (sã) sozinha com meu filho, e é assim que a gente vive. Prefiro buscar a melhor maneira de realizar o que tenho vontade, o que acho legal e bacana e certo, com responsabilidade e amor, do que me preocupar com o que vão pensar.
No ônibus chegando em Vaduz, Liechtenstein
Tento ver a big picture da coisa. Tento imaginar daqui a uns anos e olhar pra trás. Poder proporcionar isso ao meu filho, por minha conta, por mim, olha... no momento não consigo pensar em nada que me dê mais satisfação, mais alegria, mais felicidade. 
A lista atual dos lugares que ele conhece (tirando a Suíça) está assim:
1- Natal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasil
2- Colmar, França
3- Porto, Braga, Portugal
4- Berlim, Munique, Konstanz, Alemanha
5- Ljubljana, Eslovênia
6- Zagreb, Croácia
7- Vaduz, Liechtenstein
8- Innsbruck, Austria
9- Pristina, Kosovo
10- Bucareste, Transilvânia, Romênia
11- Sofia, Bulgária
12- Roma, Napoles, Pompeia, Itália
13- Cracóvia, Polônia
Em Sofia, na Bulgária
Estamos partindo pela 3a vez ao Brasil esta semana. Vou realizar finalmente o seu batizado, depois de tanta discussão, espera e indecisões, vou fazer o que meu coração manda. Programada temos mais viagens este ano. Nem acredito mas vou realizar o sonho de conhecer a Rússia este ano, e claro, Edi vai junto. Esta já está fechada, outras estão engatilhadas, vamos ver o que virá. Só sei que #asviagensdoedi se depender do mim só tem a crescer.

Marcadores: , , , ,