Como chegar a Pompeia

Eu resolvi fazer um post só sobre como chegar a Pompeia porque a viagem até lá em si é meio que uma aventura e já faz parte da "viagem" em si. As informações na internet não são exatamente precisas então vamos juntar o útil ao agradável, aproveito e falo da minha experiência. Isso eu to falando de como ir lá por conta própria ne, claro, e não em tour.
Bem, de Napoles (ou se você tiver em Roma, vá até Napoles primeiro), a linha regional que vai até Pompeia (Pompei) é a Circumvesuviana (Vesuvio é o nome do vulcão que deixou a cidade no estado que está em 79 d.C., como falei no post passado). Não precisa comprar bilhete com antecedência. Os trens vão até cheios de turistas mas vai enchendo a medida que vai andando, vai parando em outras paradas, cabe todo mundo. Só uma dica - se você for pegar o trem em estações depois da estação principal de Napoles, isto é, a Napoli Garibaldi ou Napoli Barra, pode se preparar pra viajar em pé.
Da estação principal de Napoles (Napoli P. Nolana), o trem sai de meia em meia hora a partir das 6 da manhã, veja a tabela de horários aqui. A melhor parada para chegar a Pompeia é a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Digo a melhor porque há outras estações com nome "Pompei", mas eu li por aí que essa era a melhor e tive boa experiência, você sai próxima a entrada principal do sítio. A viagem dura pouco mais de meia hora.

Bem poderia durar menos mas o trem que faz essa linha é um trem antigo, barulhento e lento. Não espere grandes coisas. E pelo preço também não se pode esperar muito - custa 3.20 Euros uma perna. O bilhete você compra em direção a Sorrento. Aqui mais informações.

Se você for em trem cedo, aliás, essa é a recomendação, tem menos turistas, mas em compensação, você vai junto com os vendedores ambulantes carregando seus carrinhos cheios de bugingangas. Não que isso seja um problema, mas só pra ficar atento.

Na volta é a mesma coisa. Se não tiver comprado bilhete ida e volta, na frente da estação Pompei Scavi Villa dei Misteri compre outro bilhete em direção a Napoles. Se tiver tempo, desca em Ercolano Scavi, como comentei no post passado, lá também tem um sítio arqueológico menos conhecido mas também interessante, e fica no caminho.
Essa é a melhor opção de chegar até a Pompeia, e a mais barata também. Em Napoles muitos taxistas ficam oferecendo o tempo inteiro corridas com desconto até Pompeia, mas mesmo com Edi, preferi ir de trem mesmo. E não me arrependi. Faz parte da experiência.
Chegando a Pompeia, como falei no post passado, o parque é fechado e o bilhete para visitar tudo custa 11 euros (criança não paga). Você recebe um mapa, mas a sinalização dentro do sítio é bem escassa e não tem gente dando informações. O melhor que você faz é perguntar a outros turistas sobre o sítio que quer visitar, ou se preparar antes e ir diretamente aos sítios (que são numerados e explicados num livrinho a parte que voce recebe quando compra o bilhete) que quer visitar. Senão se perde muito tempo olhando tudo ao redor, o tempo passa e você nem percebe, fora que você se perde várias vezes. É meio que um labirinto. Mas eu adorei conhecer a Pompeia, era uma viagem que estava nos meus planos há muito tempo e não tinha pretensão de realizar tão cedo. Graças a "conexão" da Bulgária até a Suíça, consegui realiza-la agora.

Marcadores: , , , ,