Informações para quem vem a Suíça pela primeira vez

Eu recebo cada vez mais emails de brasileiros querendo vir conhecer a Suíça. É difícil pra mim, responder a todos os emails e esclarecer a todas as dúvidas, embora eu gostaria, me falta mesmo tempo. Por isso resolvi escrever esse post que esclarece dúvidas básicas sobre a Suíça, principalmente para quem está vindo pra cá pela primeira vez, e muita coisa que já é óbvia pra mim, que já moro aqui há 6 anos, para outras pessoas pode não ser, então vamos lá.
Antes de começar, quero dizer que eu escrevi um livro ano passado, pra quem não sabe ainda, com as principais informações sobre a Suíça. Os principais posts que estão neste blog, organizados por categoria, mais conteúdo que não está no blog, tudo impresso, com fotos coloridas bonitinhas, ao seu alcance a qualquer hora, também quando você não tiver internet. No momento o livro só pode ser comprado online pelo site do Lulu.com, custa 25 dolares mais frete, e para saber mais informações sobre ele (como quantas páginas tem, o que tem nele exatamente, entrega, forma de pagamento), veja ESTE post, e para comprar o livro clique AQUI.

Feito meu merchandising, vamos lá. Suiça!




Informações básicas
A Suíça fica no coração da Europa, entre a França, Alemanha, Áustria e Itália, é um país bem pequeno que pode ser cortado de leste a oeste de trem em quatro horas e mais quatro de norte a sul. Falo de trem porque apesar de as estradas serem maravilhosas, são as linhas férreas suíças as mais utilizadas do que em qualquer outro país europeu. A Suíça chama-se oficialmente Confederação Helvética (CH) e é dividia em 26 cantões, que são como estados, e cada cantão tem sua capital, que são as cidades mais importantes do país. A capital da Suíça é Berna, é onde eu moro. Aqui durante o verão (que é inverno no Brasil), são 5 horas a mais que no Brasil, por conta do horário de verão europeu. Quando não é, são 4. E quando é horário de verão no Brasil, e estamos no inverno europeu, são 3 horas a mais que no Brasil. A voltagem aqui é 220v e o código de telefone do país é +41. Não há salário mínimo na Suíça e há pouca diferença social.

Visto
Parte da União Europeia porem a Suíça não é. Passaporte brasileiro não precisa de visto para entrar aqui e pode ficar até 3 meses assim. Passando de 3 meses é preciso uma permissão de residência, que consegue-se através de um emprego e consentimento do ministério da migração e do trabalho (veja este post para mais detalhes), ou casando-se com suíço/europeu.

Moeda
O dinheiro aqui não é o Euro, e sim o Franco Suíço (CHF). O Euro até é aceito em restaurantes e lojas, mas o troco lhe será dado em franco suíço. O franco é uma das moedas mais fortes ultimamente, mais forte inclusive que o dolar há anos. Hoje 1 franco suíço custa em média 3,50 reais.

Custos
Fato, tudo na Suíça custa meio caro. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo, e concordo, não é fácil nem legal planejar uma viagem para um lugar onde uma coca-cola num restaurante custa de 4 a 8 vezes mais do que você paga no seu país, mas não tem pra onde correr. Zurique e Genebra estão constantemente no topo da lista das cidades mais caras do mundo. Pretendo escrever um post sobre esse assunto com mais detalhes, mas aqui não tem restaurante baratinho, nem lojinhas em conta como na Alemanha, por exemplo. Um lanche no McDonalds não sai por menos de 15, 20 francos. 

Transporte
Super bem conectada de ponta a ponta, o transporte público é a melhor maneira de viajar e andar pela Suíça. Claro, para tudo há um preço, e andar nos trens modernos e eficientes da Suíça custa caro. A melhor maneira de usufruir é mesmo fazendo passes. Visite sbb.ch ou inclua a Suíça no seu passe de trem europeu como o Eurailpass. Sobre transporte, não apenas trem, mas aeroportos, dirigir por aqui, até bicicleta e como ir da Suíça para países vizinhos, há vários posts já escritos neste blog, veja se te ajuda:

Aeroporto de Basel
Aeroporto de Zurique
Bicicleta na Suíça
De trem na Suíça com bebês
De trem pela Suiça
Dirigir na Suiça
Suíça-Alemanha de ônibus
Suiça-Áustria de trem
Suiça-Itália de trem
Suiça-França de trem
Transporte público em Zurique
Zürich Hauptbahnhof - principal estaçao de trem de Zurique

Como chegar a Suíça
O aeroporto de Zurique é o mais movimentado do país, depois o de Genebra, depois o de Basel. Há aeroportos menores em cidades menores, mas uma passagem de avião até eles custa muito. Para chegar por Zurique, a SWISS, a companhia nacional de aviação, faz vôos de/para São Paulo que dura 11 horas. Uma solução para quem vem do Nordeste é vir de TAP por Lisboa e fazer lá uma conexão. Um vôo Recife-Lisboa, Natal-Lisboa ou Fortaleza-Lisboa dura em média 7 horas e Lisboa-Zurique 2h30. Chegando por Zurique, você pode se transportar pelo país de trem.

Souvenirs da Suíça
Chocolates! São sempre a primeira lembrança quando você fala em Suíça, certo? De fato, acho que aqui estão os melhores chocolates do mundo. (Veja aqui neste post por exemplo como conhecer a fábrica de chocolate Cailler). Mas não apenas isso. A Suíça é conhecida por: canivetes, relógios, queijos, bancos. Ok, você não vai levar um banco suíço de souvenir da sua viagem, mas todos os outros itens são possíveis.

Idioma
Outra dúvida muito frequente... bem, não quero lhe assustar, mas a Suíça tem 4 idiomas oficiais. Alemão, Francês, Italiano e Romanche. Nesta ordem da mais falada para a menos falada mesmo. A grande maioria da Suíça (quase 70%) fala Alemão, no lado próximo onde a Suíça faz fronteira com a Alemanha. É a região de St Gallen, Zurique, Berna, Lucerna. Depois, perto da fronteira com a França claro, vem a parte da Suíça que fala francês (uns 20 e poucos %), é onde está Genebra, Lausanne. Tem também o Ticino, a parte italiana da Suíça, mais ao sul, próximo a Itália, onde está a pequena parte da população restante que fala italiano. São as cidades de Lugano, Locarno e Bellinzona as principais. E no meio do cantão de Graubünden, entre a parte alemã e a italiana, está a minúscula região onde o romanche ainda é falado. Há vários posts no blog sobre idiomas, veja as tags alemão e francês.

O que fazer na Suíça
Há cidades lindas a conhecer por aqui. Eu sou suspeita para falar e aqui estão todas as cidades listadas que já visitei por aqui. Não só cidades, mas vilas, montanhas, lagos. A Suíça não é famosa por oferecer um pouco de tudo. Por exemplo, você não vem em primeiro lugar para a Suíça se quer visitar museus e conhecer mais da história. Embora sim, existam museus maravilhosos aqui a visitar. Embora também Zurique e Genebra tenham um centro comercial invejável, não é pra lá que as pessoas vão primeiramente quando querem vir a Europa fazer compras. Então, o que tem pra se fazer na Suíça? Bem, eu não vou conseguir explicar em poucas palavras o jeito de viver suíço para justificar que a natureza e as atividades ao ar livre tem um papel importante na vida da Suíça. Não é a toa que as montanhas suíças sejam umas das mais desejadas para esportes de inverno quando a neve tá aqui, mas também no verão, as trilhas continuam sendo esporte mais praticado no país. Tá, nem todo mundo viaja para fazer trilhas. Mas conhecer as lindíssimas paisagens que mesmo da cidade dá pra ver já vale a passagem pra cá. Eu diria que organizar um roteiro apenas para conhecer as principais cidades e talvez uma subida a uma montanha seja a principal atividade dos turistas por aqui.

Clima
O inverno é longo. Em outubro já começa a esfriar muito e normalmente em novembro já há neve nas cidades. Na montanha há muuuita neve. Isso dura até março mais ou menos, com temperaturas podendo chegar até -15, -20 em dias de pico de frio mesmo. Temperatura média de inverno é 0 graus. Em abril começasm as chuvas, maio a primavera já dá as caras e junho, julho as temperaturas começam a subir rápido. O verão faz dias bem quentes, já pequei 38 graus aqui. Mas certamente dura pouco e logo vem a chuva pra esfriar de novo. Agosto, setembro o povo se despede das temperaturas quentes, sempre esfriando cada vez mais, junto com as chuvas que levam as folhas das árvores pro chão. É o outono. E aí outubro e novembro já dá pra ver que o inverno tá batendo a porta.

Cultura
Não é só no clima que a Suíça é fria. O povo tem uma cultura admirável, educada e de muito respeito pelo próximo, mas são bastante frios em relacionamentos e amizades. Claro que varia de personalidades, mas a grande maioria tem círculo de amizades pequeno e não são calorosos e espontâneos como nós do Brasil, não se abraçam com frequência. Eu diria que um suíço é sempre muito comportado, mesmo quando não é.


Acredito que esse seja um bom resumo/introdução com as principais informações a quem pretende visitar a Suíça pela primeira vez. De novo: para mais informações, cultura, dia a dia e curiosidades, visite a página Tudo Sobre a Suíça e veja os posts organizados por categorias, tem bastante informação por lá.

E boa viagem!
Bem vindos a Suíça!

Marcadores: , , , , ,