Napoles

Napoles fica no sul da Itália, mais ao sul de Roma, na região da Campanha. Uma das regiões com mais alta densidade populacional, a 3a maior cidade italiana depois de Roma e Milão e uma das mais pobres da Itália, Napoles é conhecida no mundo por ser a terra da Pizza!
Eu diria que Napoles poderia ser a cidade da Boemia mas tudo bem. Napoles é uma das cidades mais antigas continuamente habitada. Os gregos estiveram por ali no segundo milênio antes de Cristo. A cidade teve papel fundamental na cultura da República romana, mas foi uma das cidades mais bombardeadas na segunda guerra mundial. Grande parte da periferia de Napoles construída no século 20 foi graças ao governo fascista de Mussolini, líder do autoritarismo nacionalista na Italia.
Napoles cresceu ainda mais nos últimos anos e o nível de desemprego diminuiu, embora a cidade ainda lute contra a corrupção e a falta de trabalho. O Porto de Napoles é um dos mais importantes da Europa e o centro histórico o maior do continente, e é patrimônio cultural da Unesco, teve grande importância no Renascimento. Então já deu pra perceber o tanto que Napoles representa no mundo ne. Mas eu confesso que meu interesse em ir até lá foi despertado por assuntos relacionados a pizza e mediterraneo hehehehe...
Vejam esse céuu!!! Bom nós viajamos de trem rápido de Roma e em pouco mais de uma hora estávamos lá. Ficamos hospedadas de frente para o mar Mediterrâneo, no hotel Royal Continental, bem de frente para o Castelo do Ovo. Até o início do século 16 o Castelo do Ovo era o palácio real dos soberanos de Napoles, ele se destaca no golfo do mediterraneo as margens da cidade. O nome curioso vem de uma lenda, segundo a qual um poeta que também era considerado um mago na época, havia escondido um ovo mágico que mantinha em pé toda a estrutura da fortaleza. Quebrando-o, cairia não só o castelo, mas também uma série de catástrofes na cidade de Napoles.
A Via Partenope, onde fica o hotel que a gente tava, é a orla da cidade. Uma volta por ali revigora qualquer um. E depois de já ter rodado tanto pela Romênia, Bulgária e Roma, era tudo que precisávamos. Uma vista lindíssima e uma atmosfera mediterranea sem igual. Era fim de abril então não tinha muitos turistas, fazia sol mas não estava calor, tipo perfeito mesmo. Muito muito agradável.
Tiramos uma tarde para ir conhecer o centro histórico de Napoles com o restinho de força que nos restava hehehe. Brincadeira! Lá se vê aquelas ruazinhas perpendiculares às principais super estreitas sabe como é, típico italiano, cheio de roupas estendidas de uma parede a outra, pedindo para serem descobertas. O centro de Napoles é bem antigo mesmo e não é tão bem cuidado quanto Florença por exemplo. Tinha bastante pedinte e em algumas ruas com menos gente até me senti acuada. 
Mesmo assim o passeio por Napoles foi tranquilo. Começar e fechar o dia olhando para o Mediterraneo e encerrar a viagem assim foi fenomenal, vai ficar na lembrança. E foi de Napoles que partiu nosso último passeio nessa viagem comprida, a ida a Pompeia. Mas isso é assunto para o próximo post! Aguarde!

Marcadores: , , ,