Roma

Uma viagem à Roma é sempre interessante. A capital da Itália reúne tanta história e monumentos que mesmo não sendo a primeira vez - ok 11 anos desde a primeira vez que fui lá é bastante tempo mas mesmo assim - a emoção de visita-la é inigualável... não importa quantas vezes você já tenha ido!
A história de Roma tem mais de 2 mil e quinhentos anos e não é conhecida como "A cidade eterna" a toa. Uma cidade constantemente mencionada e descrita por poetas, escritores, sempre no alvo de acontecimentos, capital do reinado, república e império romano, desde o século 1 sede do papado, centro da arte renascentista italiana juntamente com Florença, indiscutível contribuição para a arquitetura, um dos berços da civilização ocidental, Roma é do mundo. É impossível negar a importância de Roma no mundo.
Roma é a cidade mais visitada na Itália, está entre as 10 cidades mais visitadas do mundo constantemente e é uma marca no mundo dos patrimônios históricos sem igual. É sempre especial visitar Roma e é perfeitamente compreensível porque ela tem todo esse status e como conquistou sua "fama". 
Sendo assim, por outro lado, Roma está sempre cheia de turistas, quase tanto como Paris, a cidade quase que poderia viver disso. A cada esquina há um hotel e muitos turistas com um mapa nas mãos ou tirando fotos. Bem, eu acho sempre muito difícil fazer um post a altura de cidades do mundo como Roma ou Paris ou Londres. Porque parece até o contrário mas falar de história de lugares tão conhecidos é pra mim mais difícil do que de lugares menos conhecidos. Porque lugares menos conhecido como Bulgária ou Romênia voce precisa ir atrás e ler, pesquisar, conhecer. Enquanto Roma e Paris são lugares que eu pouco me preparo pra ir. Simplesmente vou. Sei mais ou menos da história dos monumentos, história que aprendi na escola ou que leio na hora no guia quando estou visitando os lugares. E é sempre tanta gente que consigo me concentrar menos.
Mesmo assim andar por Roma é meio que um mergulho na história. Preparada ou não pra viagem, você a descobre. Na nossa viagem, o que deveria ser apenas uma conexão da Bulgária para a Suíça, terminou se esticando por uma estadia de 5 dias na Itália. Ficamos dois dias em Roma e depois fomos para Napoli e Pompeia. Ficamos hospedadas próximo ao Coliseu o que em poucos minutos já nos deparávamos com aquela grandiosidade histórica e linda.
Rodamos o Coliseu, tiramos zilhões de fotos de todos os ângulos, disputando com os trocentos turistas que tinha lá. Depois andamos - ou melhor - tentamos andar pelo Forum Romano mas com esse chão de pedras grandes era impossível, então só andamos o começo. Demos a volta por fora do Capitol, a cidade antiga, e fomos em direção ao imponente monumento de Vitorio Emanuelle II. 
Entrando na cidade antiga, andamos pelas ruas típicas italianas em direção a Fontada di Trevi que estava em reforma e não deixou nenhuma foto se salvar com tantos andaimes e telas de restauração na frente e ao redor. Andar pelo centro de Roma é um desafio. Não só pela quantidade de turista em tudo quanto é rua como porque as ruas não são exatamente preparadas para estruturar tanta gente. Mas faz parte.
Por ali mesmo almoçamos uma... adivinha?! Maravilhosa Pasta! E continuamos a andança em direção a Roma Termini, parando na Piazza della Republica e em algumas lojas para dar um refresco no calor que aumentava a cada hora que passava. Edi se comportou até bem, ele está aprendendo a viajar :)
Roma Termini é a estação principal de trem de Roma e de onde sairia nosso trem para Napoli, então aproveitamos e fomos lá garantir nosso ticket do próximo dia e a volta de volta pro hotel, ou seja, até o Coliseu, foi mais uma volta turística. Ver Roma e o Coliseu a noite é outra experiência única. No dia que estávamos lá era aniversário da fundação da cidade e o forum romano estava inaugurando uma nova iluminação a noite. Era tanta gente, mas tanta gente na rua que 10 da noite a cidade em plena festa, parecia noite de reveillon ou algo do tipo.
Mesmo sendo uma viagem "de passagem" e sem ter dado tempo de ir novamente ao Vaticano que gostaria de ter ido, foi maravilhoso ir novamente a Roma. É sempre uma grande experiência. Mas nossa expectativa de viagem ainda estava aumentando com a viagem a Napoli e Pompeia. Conto no próximo post!

Marcadores: , , , ,