Buskers Bern Street Music Festival

Esse vai ser o tipo do post que vai servir agora aqui como relato, não como dica. Mas como é isso mesmo o que venho fazendo por aqui: experiências que terminam servindo para futuras outras experiências de terceiros -- tá tudo certo. Pelo menos não vai ser dica pros próximos meses, já que o Buskers Festival em Berna só vai acontecer de novo ano que vem. O Buskers Festival é o festival de música de rua na capital suíça que acontece uma vez por ano, e já há 12 anos, sempre em um fim de semana em Agosto. O próximo está agendado já com data certa e tudo para 11, 12 e 13 de Agosto de 2016.
Quase 150 artistas de 20 nacionalidades diferentes, 40 grupos em mais de 300 apresentações se apresentam com música, teatro, comédia, dança, performance em várias ruas do centro pitoresco de Berna durante 3 dias inteiros. Essa é a ideia. Para Berna, uma cidadezinha com menos de 200 mil habitantes, relativamente pequena, sem muitas opções do que fazer no fim de semana e muitas vezes rotulada como "boring" pelos jovens que buscam diversão definitivamente tem um fim de semana atípico durante o Buskers.
É o que eu falei no post sobre o verão passado... Parece que no verão o povo fica mais alegre. O Buskers Festival traz mais vida à cidade, movimenta as ruas, traz som literalmente, então claro não podia ser em outra época. E foi um lindo fim de semana de sol com várias barraquinhas de comidas típicas de vários lugares do mundo, uma verdadeira festa ao ar livre. Uma voltinha na rua durante o festival não é apenas uma voltinha na rua. As lojas estão abertas normalmente mas entre um quarteirão e outro você pára para assistir às apresentações. Aqui na Europa é comum ter músicos de rua tocando instrumentos, fazendo suas apresentações, então esse festival tem o intuito de reuni-los e celebra-los.
É de graça. Você dá dinheiro como forma de apreciar o trabalho dos artistas se gostar das apresentações. E olha, são boas sim. É como sempre tudo muito bem organizado e os participantes têm um programa de onde participar, de que horas a que horas. Tem tudo neste site. Desde que morei em Berna da primeira vez em 2009, tinha um colega que tocava numa banda e sempre chamava pra ir ve-lo no Buskers. Nunca fui... que vacilo. Todo ano ouvia falar do festival, que aliás é conhecido em toda a Suíça, então mesmo quando morava em Zurique ouvia falar dele. Mas sei lá, diferentes razões, o festival é relativamente curto e eu nunca me preparava com antecedência, estava viajando ou tinha outra coisa programada. Terminei indo pela primeira vez este ano durante o dia. Sim, porque o festival também acontece durante a noite e é quando junta mais gente.
Durante o dia são apresentações musicais mais leves, digamos assim. E há também o Buskers para crianças que acontece na Münsterplatz, como já falei aqui no blog, é lá onde acontecem vários eventos, inclusive o carnaval das crianças também. No Buskers para crianças, há oficinas de diferentes assuntos, brincadeiras, pinturas, crianças fazem bazar de seus brinquedos usados como na foto acima, e tem também apresentações de alunos de circo, que eu e Edi assistimos numa tarde de sábado e foi super legal. Tudo de graça, gente!
Fica guardado então esse post para relembrar a dica no próximo ano, quando o Buskers acontecerá em sua 13a. edição. 
Para mais informações: http://www.buskersbern.ch/

Marcadores: , , , , , , , ,