Dicas da Suíça: como despachar as malas na estação de trem e ir para o aeroporto sem malas

Aqui na Suíça, a SBB é a empresa de transporte ferroviário que opera em todo país. SBB em Alemão, CFF em Francês, FFS em Italiano. Já falei muito dela aqui. A Suíça é o país que mais tem movimento de trem pela Europa. Sendo o país relativamente pequeno, é muito bem conectado de norte a sul, leste a oeste por ferrovias. Apesar de não ter trens de altíssima velocidade como o TGV na França, há trens IC que são os InterCities que viajam sem muitas paradas entre as principais cidades, e o IR que são os InterRegionais que são mais lentos, mais antigos e param em cidades menores.

Aqui todo mundo usa muito o trem. Tem estação de trem em quase todas as cidades suíças com um número razoável de habitantes. Sendo assim, há poucos aeroportos no país, sendo os principais o de Zurique, de Basel e o de Genebra. Aqui em Berna por exemplo há aeroporto, aliás foi por lá que eu cheguei aqui em 2009, mas é muuuito pequeno, só tem 3 portões! E há poucos vôos, é caro viajar por lá, etc. 

Aí o que acontece é que muita gente que tem que viajar de avião, obviamente não mora nessas cidades, e precisa ir até o aeroporto, e muitas vezes vai até o aeroporto de trem. É o meu caso. Quando eu morava em Zurique era bom porque já estava na cidade, e apesar do aeroporto ser 15 min de trem do centro, rapidinho eu estava lá. Já morando aqui em Berna, preciso me programar pra ficar 1 hora e 15min no trem até chegar lá.

Uma das coisas que dificulta esse trânsito é a mala. A mala que você carrega de casa para o aeroporto. Porque não há tanto espaço assim para as malas nos vagões, porque pesa, porque às vezes tem que subir escada, enfim. Não seria muito mais fácil poder ir pro aeroporto sem se preocupar com as malas?
Sim! E é possível. Pensando dessa maneira, a SBB começou o programa Fly Rail Baggage, que nada mais é que despachar sua mala na estação de trem da sua cidade direto para o seu aeroporto de embarque, e você "viaja" até o aeroporto despreocupado. Já pode até fazer o checkin direto na estação. Chegar no aeroporto é só ir direto para o embarque. Sua mala chegará no seu destino final.

Como funciona

Não importa qual companhia aérea você viajará. Os aeroportos que operam nesse programa são somente os de Zurique, Genebra e Berna. Basel por enquanto está fora. Há regras de horário, claro. Se o seu vôo é às 20h, você normalmente precisa estar no aeroporto com 2 horas de antecedência. Isso significa que não dá pra pegar o trem 3 ou 2 horas antes do vôo e despachar as malas na estação nessa hora. As malas vão de trem também até o aeroporto junto com outras malas então há uma necessidade de deixar as malas com umas 5 horas (no máximo) de antecedência. 
Você só tem que ir até a estação com a sua mala que quer despachar, seu passaporte e a reserva da passagem. Lá eles vão pesar a sua mala e por uma etiqueta de capa verde nela. Dependendo do horário você já sai de lá com o seu cartão de embarque com assento reservado e tudo. Eu desde que comecei a usar esse serviço, sempre deixo a mala na Bahnhof no dia anterior da viagem. Já arrumo tudo antes, despacho na estação um dia antes e fico despreocupada. 
Claro que há um custo. O serviço custa 22 francos suíços por mala por trecho. Se você desejar o serviço também na volta, é preciso deixar já acertado quando você despacha a mala na ida e pagar 44 francos (22 pra ida, 22 pra volta). Aí você recebe a mesma etiqueta com a capa verde para a volta e precisa colocar na mala antes de despachar a mala no aeroporto do qual você vai viajar. A mala chegando aqui na Suíça (lembrando que é só Zurique, Genebra ou Berna) com a etiqueta verde, não vai para a esteira do aeroporto e sim para o trem direto para a estação que você determinou no despacho inicial.
E na volta, claro, você desembarca no aeroporto aqui na Suíça, passa direto da esteira de bagagem e pega seu trem de volta pra casa. Há também horários fixados para a busca da mala na estação tabelados. Veja a foto abaixo do cartão que recebemos com as informações, que variam dependendo do aeroporto.
Se o seu vôo chegar por exemplo entre 13h01 e 15h em Zurique, você pode pegar no
mesmo dia na estação da sua cidade a partir das 18h. Já chegando por Genebra ou Berna, só a partir das 8h do dia seguinte. Eu sempre deixo pra buscar a mala na estação no dia seguinte, porque ne, você chega cansado e não tem que se preocupar com a sua mala até o dia seguinte. No dia seguinte ela está lá te esperando, é só mostrar o papelzinho do despacho e pronto. A mala está lá inteirinha. Por cada dia adicional que a mala ficar na estação a sua espera você paga 5 francos.

As principais estações de trem da SBB das maiores cidades são muito bem preparadas no quesito "viagem" como um todo, e não só no que diz respeito a trem. Elas também têm casa de câmbio com moeda de praticamente todos os países. É uma mão na roda, dá pra resolver tudo lá e otimizar muito a sua viagem.

Eu acho o serviço muito eficiente, prático e maravilhoso. No meu caso que vou sempre ao aeroporto com Edi, uma mão a mais é sempre bem vinda. A única desvantagem é que você tem que preparar absolutamente tudo na mala um dia antes e não dá pra colocar na mala a escova de dente que você tava quase esquecendo ao sair de casa pro aeroporto. Mesma coisa na volta. Voce chega em casa as vezes querendo abrir a mala pra abrir um presente ou uma coisa que comprou na viagem e não pode, tem que esperar até o dia seguinte quando for buscar sua mala na estação.

Ainda assim acho que é uma mega vantagem e recomendo o serviço que já usei várias vezes e sempre tive sucesso. Para mais informações, vá ao centro da SBB da sua cidade na estação de trem, ou veja https://www.sbb.ch/en/station-services/services/baggage/fly-rail-baggage.html. Para mais informações sobre trem na Suíça, veja este post, e para mais informações sobre transporte público em Zurique veja este post. Todos os posts da Suíça por categoria, inclusive uma só para Transporte na página Tudo Sobre a Suíça.

Marcadores: , , , , , , , ,