O Franco Suíço é a moeda usada aqui na Suíça e em Liechtenstein. O símbolo é CHF. Enquanto eu não sei nem me interesso muito por economia, é impossível não sentir os reflexos e os impactos da força da moeda vivendo aqui. Comparação com o real, o dolar, o euro, o câmbio na hora de viajar, notícias no jornal, essa é basicamente minha experiência mais próxima com a economia. Portanto não vamos esperar um post muito bem elaborado e economicamente fundamentado, ok?!
Como sempre, os posts aqui são minha experiência pessoal. E tendo minha família no Brasil e sendo brasileira de fato, acompanho as notícias do lado de lá. E não tem como não ouvir falar do esfriamento da economia brasileira, a desvalorização do real, efeitos colaterais da bolsa da China, enfim.... Mas o post é sobre o franco suíço. Engana-se quem pensa que a moeda na Suíça é o Euro. Não é! A Suíça não faz parte da União Europeia e não tem o Euro como moeda. Existe um acordo político conhecido como Schengen que permite que cidadãos europeus e nacionalidades com acordos com a União Europeia (o Brasil se encaixa aí) que tira um pouco a burocracia política e o reflexo para nós é por exemplo poder entrar na Suíça com passaporte brasileiro e assim ficar aqui até 3 meses. O acordo porém nada fala sobre moedas.
O Euro até é aceito em algumas lojas e comércio de cidades maiores da Suíça, mas nem todas. Algumas até colocam placas: Não aceitamos Euro! E nem são obrigados, não é mesmo? Se aceitarem, o troco porém será em franco suíço. Mas então, o franco suíço. Quando vim morar aqui em 2009, 1 franco suíço custava pouco mais de 1 real. Hoje em dia, está mais de 3 reais. Não é apenas o real que está desvalorizado, o franco suíço se valorizou bastante nos últimos anos (bom pra mim) e se tornou de vez uma das moedas mais seguras para investidores que precisam de um lugar estável para guardar seu dinheiro. A Suíça tem bancos centenários, seguros, e continua sendo vista como um porto seguro em tempos de turbulência. Enquanto outras economias sobem e descem drasticamente em pouco espaço de tempo, aqui, apesar de alguns ups and downs, continua mais ou menos tudo certo. A economia é estável, cresce lentamente.
Importante pra entender um pouco mais é saber que o Banco Nacional Suíço introduziu há um tempo atrás uma taxa de câmbio obrigatória entre o Euro e o Franco de 1,20 francos por euro, o que aumentou muito a reserva de moedas estrangeiras nos bancos suíços. A situação da economia mundial porém ficou meio instável com o reflexo do conflito político entre Ucrânia e Russia e a economia não tão boa de países emergentes como Brasil, India, Africa do Sul, e enquanto isso a segurança do franco suíço entrava novamente em questão. Será que o franco suíço no meio disso tudo vai continuar estável?
Bem aí em Janeiro deste ano o Banco Nacional Suíço tirou essa taxa de câmbio de 1,20 francos por euro, o que praticamente igualou o Euro e o Franco, isto é, 1 Franco = 1 Euro, e valorizou o franco em mais de 40% nos últimos meses. O que pra nós pobres mortais foi ótimo ver tudo muito barato nas vitrines para compras aqui do lado na Alemanha por exemplo, férias pela Europa mais baratas e tudo mais, porém para a economia isso tem um impacto ainda questionável, pois torna os valores das exportações mais altos e consequentemente possíveis problemas ainda difíceis de avaliar para a Suíça diante da crise mundial, como um certo receio que a moeda suíça perca um pouco de sua competitividade no futuro. Será?!
Este vídeo do Swissinfo ajuda um pouco a entender, aperte play:
O que é certo é que o franco suíço continua como moeda refúgio no mundo inteiro e uma das moedas mais fortes do mundo, depois da libra esterlina, e atualmente anda um pouco abaixo do Euro, mas acima do dolar americano.
Bem, o franco suíço na questão prática, vem em notas que variam de tamanho e cor de acordo com o valor. Começa em 10 amarelinha e vai até nota roxinha de mil francos. Imagine uma nota de mil francos! Hahahahaha. Um pedacinho de papel com tanto valor... De centavos até 10 francos é tudo moeda. Tem moeda de 1, de 2, de 5 e centavos tem de 5, 10, 20 e 50, todas com símbolos da Confederação Helvética no verso, como mostra as imagens aí acima.
Do futuro dessa situação econômica nós podemos apenas cogitar e fazer hipóteses, e planejar o nosso de acordo com experiências passadas, o que sempre indica que sim, parece que a moeda suíça tem mais fatores prováveis que proporcionam no fim das contas a estabilidade econômica do que ao contrário, e sendo assim, tudo indica que o franco ainda continuará forte por bastante tempo. Quem viver, verá.
Marcadores: dicas da suíça, informações úteis, relatos, suíça, vida na suíça