Knie: Circo Nacional Suíço

Pouco a pouco vão aparecendo neste blog dicas de coisas para fazer com crianças aqui pela Suíça. Claro, baseado em nossas experiências. Principalmente em Zurique e em Berna. Agora Edi com 2 anos e 4 meses entendendo mais das coisas que fazemos e participando mais, fica cada vez mais bacana mostrar o mundo pra ele. Em breve crio uma tag nova. Hoje venho falar de mais uma experiência, a primeira ida do Edi ao circo. O famoso circo suíço, o Knie.
É o maior circo da Suíça, tem uma história de quase 100 anos e 6 gerações fazem parte da história da família Knie. Com origens na Áustria, em Innsbruck, a dinastia Knie tem créditos competentes para falar de entretenimento. Enfrentaram mudanças significativas, passaram pela Alemanha, e encontraram um refúgio neutro das Guerras na bela Suíça, mais precisamente em Rapperswil, na beira do lago Zürich, que é a sede do circo Knie hoje.
Lá em Rapperswil hoje funciona inclusive o zoológio Knieszoo, pertencente a família Knie, com os animais que desde 2005 depois de uma leia europeia, não são mais permitidos participar dos espetáculos do circo. Hoje o espetáculo do Knie no que diz respeito a animais inclui 2 elefantes e umas duas dezenas de cavalos e pôneis, que aliás, é o símbolo do circo.
Já há algum tempo Edi vem se interessando por apresentações assim, digamos, apoteóticas. Seja esses artistas de rua que sempre vimos fazendo um truque ou outro, ou na televisão, ele sempre pára e quer ficar prestando atenção nos próximos passos lá do número teatral. Então quando vi os primeiros anúncios que o circo Knie iria vir se apresentar em Berna como parte da sua turnê de verão, nem pensei duas vezes. 
Eles sempre fazem apresentações todos os anos nas principais cidades suíças. Os números variam um pouco, entre apresentações e artistas de malabarismo, palhaços, mágicos, equilibristas, sei lá mais o que. O que não muda é o número do Fredy Knie com os cavalos, um dos irmãos da família Knie que dão continuidade até hoje à tradição que já dura tantos e tantos anos.
Eu adoro circo e fazia aaaanos que eu não ia, nem me lembro quando foi a última vez que pisei em um. Agora com Edi posso também relembrar um pouco da minha infância, voltar um pouco a ser criança com ele e curtir esses programas tão divertidos. Crianças a partir de 3 anos são obrigadas a ter um assento no público, Edi com 2 anos e 4 meses sentou no meu colo, isto é, só tive que pagar por um ingresso. E como só era nós dois mesmo, comprei um assento na primeira fileira bem lá na frente do picadeiro mesmo pra gente ver cada movimento bem de pertinho.
Foi super legal. Comemos pipoca, tomamos sorvete, Edi também no início ficou um pouco assustado com as luzes, a quantidade de gente e não queria sair do meu colo de jeito nenhum. Ainda bem que era só um assento hehehe... Com o início e o passar do espetáculo, ele foi se me soltando, e prestando de fato atenção ao que se passava lá. Nossa, ele adorou. Sorriu, deu gritinhos de alegria, bateu palmas, apontou pro palhaço, pediu mais sorvete. Que alegria, que sábado feliz!
O espetáculo do Knie dura umas 2 horas e tem um intervalo no meio, onde o público se levanta pra ir comprar sorvete, os pais vão fumar lá fora e o próprio Fredy Knie fica lá vendendo e autografando o livro dele e tirando fotos com os fãs. É realmente um evento. Os números são bem profissionais, bem divididos e não duram muito tempo pra criança não ficar entediada numa coisa só. Tem uma banda animando tudo ao vivo, é tudo muito bem organizado, do jeito suíço de ser ne. Extremamente pontual, muito muito legal. É um programa que faz parte da vida das famílias suíças e já entrou pra nossa programação anual.
Este ano eles ainda estão em Berna até o dia 26 de agosto se não me engano (só mais uma semana), depois vão para a parte francesa da Suíça - Genebra, Yverdon les Bains, Nyon e acho que Lausanne também, e mais outras cidades. Veja aqui a programação da turnê 2015. Os valores do ingresso dependem da localização do assento. Variam de 20 a 80 francos mais ou menos e podem ser comprados pelo Ticketcorner, impressos em casa ou entregue pelo correio.
Eu não preciso nem repetir ne? Amamos o circo Knie e recomendo de olhos fechados. Se você quiser saber mais da história da dinastia Knie, veja na Circopedia o artigo sobre os Knie. E visite o site do circo:
http://www.knie.ch/

Marcadores: , , , , , , ,