Rendez-vous Bundesplatz em Berna 2015: "A Jóia da Montanha"

Há 5 anos a fachada da sede do Parlamento suíço se torna o pano de fundo de um espetáculo sensacional. Todo fim de ano em Berna, a capital suíça, onde eu tenho o prazer de morar pela segunda vez, a Bundesplatz é onde literalmente acontece o Rendez-vous. Em Francês, Redez-vous significa "um encontro em um local marcado". E é esse o melhor resumo do que o evento representa.
De 16 de Outubro a 29 de Novembro, diariamente às 19 e às 20:30h, um verdadeiro SHOW ao ar livre. Seria já um show só pela projeção de luzes e som produzidos no espetáculo, mas não apenas isso, a projeção conta uma história em torno de um tema, e o principal: as luzes projetam um filme e combinam simetricamente com as formas da construção do Parlamento, as pontas, as colunas, as esquinas dimensionais dos tetos e todos os detalhes que talvez eu nem tivesse percebido até então. Fazendo parecer o show tão real, tão vivo e tão incrível que é até emocionante.
O tema do espetáculo é diferente todos os anos, mas sempre gira em torno de algo suíço. Este ano o tema é "Das Juwel der Berge" em Alemão, e em Português quer dizer "A Jóia da Montanha". Ninguém mais apropriada para brilhar como artista principal neste tema do que ela, a Matterhorn, aquela montanha famosa, que está até na embalagem do chocolate Toblerone. Sendo fiel à descrição do show do próprio site oficial do espetáculo, a história contada no show começa no início dos tempos, quando a Terra ainda é uma bola de fogo, e lentamente o planeta passa por mudanças glaciais e impactos geológicos. Das profundezas da Terra, nascem os Alpes, e lá está ela, a Matterhorn.
A evolução dos anos, as mudanças, a chegada dos animais, do homem, as transformações, olha, é muito bem feito, muito impressionantemente bem feito. A produção este ano ficou im-pe-cá-vel. E o melhor de tudo isso: o espetáculo é de graça. É só chegar lá, arrumar um bom lugar, esperar a hora chegar e curtir. O show só acontece graças ao apoio financeiro e incentivo de patrocinadores e empresas parceiras. E quem ganha com isso é a população. A cidade fica super animada e movimentada a noite.
Depois que acabou o horário de verão e a gente aqui "perdeu" 1 hora de sol a noite, a noite chega mais rápido a cada dia, e é claro que à noite, o show fica ainda mais interessante. E a essa época o frio ainda não está tãããão intenso e ainda dá para ficar 25 minutos lá fora a noite assistindo ao show sem tremer as pernas. Mesmo assim, ao redor há barraquinhas de bebidas e lanches, inclusive o famoso glühwein, o vinho quente que ajuda a aquecer um pouquinho os dias (ou noites) gelados.
Um copinho desse de vinho quente custa 5 francos mais 2 francos de depósito do copo. Devolvendo o copo lá na barraquinha quando acabar de tomar o vinho, voce pega seus 2 francos de volta. De praxe. O fluxo de carros e ônibus também é interrompido e alternado para outras ruas entre 19 e 21h nas ruas próximas ao Parlamento para não atrapalhar o show. É realmente imperdível para quem mora na cidade, e uma ótima sugestão de programa e passeio para quem mora mais distante. Eu super recomendo!
Eu filmei alguns vídeos e postei ao vivo no Snapchat (meu usuário é: elaeamericana), mas os vídeos só ficam lá por 24 horas. No Youtube eu achei o show na íntegra, mas dos primeiros dias que passou, quando às 19h ainda tinha claridade do sol. Mesmo assim dá pra ter uma ideia de quão fantástico é esse show, de uma olhada aqui https://www.youtube.com/watch?v=OAFjTCdoqSM, ou procure por "Rendez vous Bern 2015".

Mais informações aqui: http://www.rendezvousbundesplatz.ch/

Marcadores: , , , ,