Basel, a terceira maior cidade da Suíça

Esse blog já tem tanta coisa que às vezes eu fico até perdida de achar os posts. É tão interessante quando você vai novamente a um lugar que já foi depois de muito tempo, e depois vê o post aqui no blog da primeira vez e tudo parece tão distante, tão diferente. Assim foi com Genebra, de onde eu tinha tido uma impressão esquisita da primeira vez que estive lá, e da segunda vez tive uma experiência bem melhor. Agora foi a vez de Basel. Não que eu tivesse uma má impressão de lá, pelo contrário. Eu já havia estado em Basel, logo no início da minha vida aqui na Suíça. Fomos eu, umas amigas e meu namorado na época (o pai do Edi by the way) lá num sábado passar o dia, foi tão divertido. Fomos num festival de música, rodamos a cidade, fomos ao museu de artes e ainda saímos a noite. Isso em 2010 quando o blog ainda era mais um diário do que o blog que é hoje de fato e eu era também bem diferente do que sou hoje.


Parece pouco tempo mas muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Eu cheguei a voltar a Basel para uma entrevista de emprego uma vez em 2010 mesmo, outra vez para o show do Jamiroquai na AVO Session, além de algumas outras vezes para o aeroporto, o Euroairport, aquele que você escolhe se quer desembarcar na Suíça, França ou Alemanha. Mas só idas assim curtinhas com algum propósito rápido. Nada de bater perna nem conhecer muito mais da cidade.
Até há algumas semanas, quando descobri que em Basel havia o Museu do Brinquedo (calma, ainda vem post! :)), e foi a desculpa perfeita para combinar um passeio lá de verdade e uma atividade que eu sabia que o Edi ia gostar.
Edi já curte bastante nossos passeios (ainda bem!) mas claro que algo diretamente focado pra ele, ele acha muito mais interessante. Mas vou deixar para falar mais do Museu do Brinquedo no post seguinte com mais detalhes. Basel (ou Basileia em Português) tem várias outras atrações a serem vistas, que eu nem lembrava mais, então foi ótimo rever algumas coisas e conhecer outras novas, numa das cidades mais legais da Suíça.
É a terceira maior cidade da Suíça, depois de Zurique e Genebra, com pouco mais de 170 mil pessoas. Não é muito, mas sendo a Suíça um país de pouco mais de 8 milhões de pessoas com a maior cidade (Zurique) com uma população de 390 mil pessoas, é até considerável.
Basel fica próxima a fronteira com a Alemanha e a França. Não é a toa que o aeroporto de lá se chama Euroairport e sim, não é brincadeira, você pode no desembarque escolher por que país quer desembarcar: Suíça, França ou Alemanha. Vários suíços que moram lá têm a facilidade de em poucos minutos cruzar a fronteira e fazer compras na Alemanha, por exemplo, onde a moeda é o Euro e os custos das coisas num supermecado são bem mais baixos que aqui na Suíça. Muitos alemães, por outro lado, cruzam a fronteira diariamente para vir trabalhar na Suíça e assim ter um salário em franco suíço no fim do mês, que não vale mais que o euro, mas os salários na Suíça são mais altos que na Alemanha.
Basel é cortada pelo rio Reno, o segundo maior rio da Europa ocidental, depois do Danubio, que corta a Alemanha, a Áustria, a Suíça, a fronteira com a França e vai até o Mar do Norte, na Holanda. Já falei desse rio aqui, pois ele que dá o nome à cidade de Rheinfelden, a cidade que é metade na Suíça, metade na Alemanha. E também já falei bastante quando fizemos o passeio ano passado nas cataratas do rio Reno, próximo a Schaffhausen, um passeio inesquecível.
Basel fica no cantão de Basel-Stadt e lá se fala Alemão (ou o dialeto suíço alemão de Basel)  e é conhecida por ser lá onde estão várias indústrias farmacêuticas. É uma típica cidade suíça, muito agradável, organizada e com muita coisa interessante pra ver. 
Primeiro o museu de artes, o Kunsthaus de Basel, que falei lá no post de 2010, é sem dúvida uma ótima dica para quem gosta de museus e artes. Basel também tem um Zoológico, aliás o maior e mais antigo Zoo da Suíça que eu já estou de olho programando aqui um fim de semana pra levar o Edi e ir lá conhecer. Além da catedral, o próprio Museu do Brinquedo que ainda vou falar, outros Museus claro também, e o centrinho da cidade antiga que é uma fofura.
Era sábado de outono, o dia estava ensolarado e o centro antigo de Basel animado com um parque de diversões na praça principal, um ótimo dia para conhecer os detalhes que eu não havia visto da primeira vez que bati perna por lá, como o prédio da Prefeitura que é um encanto da arquitetura.
Sem dúvida Basel merecia mais um post com mais destaque e mais detalhes aqui no blog. Uma cidade tão linda e tão agradável merece uma visita a quem visita ou mora na Suíça.

Marcadores: , , ,