Berna: Kleine Schanze

Uma parte do centro antigo de Berna é meio que uma fortificação, onde fica o Parlamento Suíço. De um lado, a praça do Parlamento, que é inclusive onde acontecem vários eventos durante o ano, como o Rendez-vous que falei há alguns posts, e do outro lado, a vista para o Rio Aare e a fortificação em si. Fortificação em Alemão se fala Schanzen, e aqui em Berna essa fortificação é dividida em duas parte: Grosse Schanzen e Kleine Schanzen, isto é, a Grande Fortificação e a Pequena Fortificação. Hoje eu venho falar da área do Kleine Schanzen.
É no Kleine Schanze que está o monumento do Weltpost, isto é, do correio universal, isso, da União Postal Universal, a UPU, o órgão da ONU onde eu trabalhei assim que cheguei aqui na Suíça. Me lembro que é em Outubro o Weltposttag, o dia do correio mundial e tinha comemorações lá nessa praça onde nós funcionários tínhamos que estar presentes, com discursos dos chefões e até do prefeito de Berna.



Na prática para a população de Berna, o Kleine Schanze é uma praça do lado do Bundeshaus, aberta, que tem uma vista linda da fortificação para a cidade lá embaixo, o rio Aare, como já falei ante, o bairro de Matte, inclusive o Marzili, que já falei aqui no blog também. Nesta praça também tem um pequeno restaurante, o Park Cafe, que é bem requisitado principalmente no verão, pois a praça é bem frequentada durante o dia, as pessoas vão ali almoçar e comer brunch em dias ensolarados, aproveitar o parque. Principalmente porque é bem central, então muitos aproveitam como podem. Não precisa nem ir pro restaurante - que aliás no verão tem fila de espera - mas só em levar seu sanduíche, sua marmita, ou tomar um cafe e arrumar um lugar no sol no parque já está de bom tamanho.

A noite já ouvi dizer que o Kleine Schanze é ponto de encontro de dependentes de droga, ou pelo menos era na década de 90, onde a droga rolava solta mesmo. Mas não sei se hoje ainda é assim, acredito (espero) que não... mas eu mesma nunca estive lá a noite. Durante o dia está sempre limpinha, e nunca tive problema algum ali.

O Kleine Schanzen é um ótimo lugar para relaxar, para passear, respirar um pouco de ar puro e ver um pouco de verde, mesmo estando no meio da cidade, é um pequeno oasis, ponto de encontro e com uma ótima atmosfera.

Kleine Schanze
Bundesgasse 7
3011 Bern

Marcadores: , , , , ,