Berna: Matte

O quarteirão de Matte aqui em Berna é um bairro legendário do centro antigo da cidade. Já não bastasse o centro antigo por si próprio já ser interessante, só por ser... bem, antigo, a região de Matte é bem mais que isso. Entre os locais, é conhecido por "Mattequartier", ou o "quarteirão de Matte" mesmo, em Português. Viver por ali hoje é um privilégio, e não só hoje. Ali está a história da fundação e da expansão da capital suíça. E por isso, merece um post.
Desde o ano de 1191, quando a cidade foi fundada e o seu centrinho (conhedido por "Zähringerstadt", fundado pelo duque Berthold V, duque de Zähringen, que continha as principais ruas medievais, que ainda vemos hoje quase que não modificados) começou a ser expandido para baixo, próximo às margens do rio Aare, surgiu então ali o que viria a ser o Mattequartier, mais exatamente ao sul da península do rio Aare, o rio que corta a capital suíça.
Naquele tempo Matte era uma vizinhança relativamente pequena e sobrevivia basicamente de atividades mercantis, enquanto o comércio e o crescimento da industria e maquinaria se expandia lentamente. Ao longo dos anos, uma pequena hidroelétrica, um moinho e outras engenhocas foram construídas e instaladas no rio Aare próximo ao bairro de Matte para desviar um pouco a força da água do rio. E olha, andando ali hoje não é difícil de imaginar aquela região da cidade em eras medievais.
O centro antigo de Berna é tão bem preservado, que até hoje o quarteirão de Matte é um dos mais nobres para se viver. Além do que, tem uma excelente infra estrutura social com teatro, escolas, creches, cinema, tudo mesmo, e está no coração da cidade. A caminhada pelas ruas de paralelepípedo apela sem fazer esforço para uma atmosfera medieval preservada. Ao redor, uma arquitetura distinta observada nas casinhas pitorescas que mesmo um rápido olhar percebe as particularidades.
Seja no formato, na combinação de cores, na arrumação da simetria, é algo que hoje em dia não vemos por aí em qualquer lugar. Notamos a diferença, percebemos que tem algo de especial ali. E ao andar mais um pouco e chegar nas embarcações do Aare aí sim temos certeza que o bairro de Matte é mesmo especial. É praticamente um pequeno oasis bem perto de quem mora ou trabalha ali. Já pensou sair pra dar uma volta com essa paisagem ao redor, com o rio passando, o barulho da água batendo nos galhos das árvores caídos ou dos pássaros cantando. Mesmo estando bem no centro da cidade e com um emaranhado de prédios de apartamentos, Matte ainda mantem o ar de tranquilidade e está distante do caos corriqueiro.
De transporte público ali não passa tram, só passa ônibus e olhe lá. Ok, as ruas estão tomadas de carros estacionados, mas há também um elevador que te desce da Münsterplatz até lá embaixo. É, você tem que pagar por ele. Sim, porque senão você tem que descer com suas próprias pernas e joelhos. Mas se adianta alguma coisa: pra descer todo santo ajuda. E mais: chegando lá embaixo, juro que compensa.
Se você quer conhecer Berna a fundo, ver de perto onde a cidade começou, ver de onde o verdadeiro centro antigo surgiu e ter uma ideia da vida por ali, você precisa dar uma volta por Matte. Te digo que morar numa cidade que eu posso praticamente fazer um passeio turístico e histórico assim como quem vai ali, é realmente um privilégio. E melhor de tudo, ainda posso escrever aqui sobre isso.

Marcadores: , , , , , , , ,