Aproveitando que uma amiga que eu não via há anos estava aqui na Suíça e passou uns fins de semana aqui em casa, organizamos vários passeios, pois ela queria conhecer o que a Suíça tem de melhor: as paisagens! Partiu, não precisa nem de muito argumento pra me levar junto. A questão é só escolher os lugares a visitar, porque as opções são umas melhores do que as outras. E assim tirei mais um lugarzinho da minha lista dos desejos que já queria conhecer há um tempão: o mágico, lindo, exuberante, maravilhoso... Blausee.
Na verdade a minha amiga depois que leu
o post do Caumasee queria ir lá também conhecer, e ne, eu não a culpo hehehe. Mas como o Caumasee fica em Chur e não é muito fácil nem rápido de chegar lá, estando a gente em Berna, arrumei rapidinho uma opção tão boa quanto, e ainda mais pertinho de Berna. O Blausee é exatamente como o nome diz: a lagoa azul. Literalmente. Aqui poderia ter sido o cenário daquele filme "A Lagoa Azul" e sem precisar de nenhuma arrumação no cenário, muito menos efeito especial.
O Blausee é um pequeno lago mesmo, uma lagoa, que fica num vale, o Vale Kander, um pouco acima da cidade de Kandergrund, a quase 1000 metros acima do nível do rio Kander que passa ali perto. A área pertence ao cantão de Berna e à região de Berna Oberland. O lago fica num vale mas é lago de montanha. De Berna pode-se chegar lá em 1 hora com transporte público - um trem até Frutigen e de lá um ônibus que te deixa bem na entrada do parque. É um parque natural, não se paga para entrar e é um paraíso escondido.



Escondido mais ou menos, hoje em dia já virou um boom entre turistas. Acredita-se que o Blausee tenha surgido há cerca de 15 mil anos atrás por uma avalanche de ruínas, peças de geleiras que deslizaram terra abaixo e após derreterem, formaram-se buracos e vale. A água que alimenta o Blausee vem do fluxo de águas subterrâneas do lago Kander e acredita-se que essa seja a causa do azul hipnotizante que é a cor da água lá. Porém como todo lugar incrível, existe uma lenda que dá outra teoria para a cor da água.


Uma jovem donzela namorava um pastor e eles se encontravam no Blausee, vivendo momentos de muita alegria, quando a água ainda tinha cor normal. O pastou acabou perdendo a vida quando escorregou de um penhasco nas rochas que cercam o local, e a moça com o coração partido continuava a ir todas as noites chorar no Lago Azul e relembrar seu grande amor. Um dia ela foi encontrada no fundo do lago e a partir daí foi percebido que a cor da água havia mudado. Reza a lenda que foram as lágrimas da jovem donzela que deixou para sempre a água da lagoa com uma cor especial.



Seja como for, o azul da água é mesmo uma coisa impressionante. Hoje em dia é um destino turístico popular na Suíça, para os fãs de belezas naturais e lugares para ficar em contato com a natureza. No verão pode ser bem difícil encontrar um lugar livre ali, pois o lugar é destino popular entre os suíços também para um lugar ao sol e um banho nas águas cristalinas do lago. O Parque natural não é muito grande, mas o destino ficou tão popular que abriu
um hotel por lá e um restaurante, então dá pra passar o dia inteiro e ainda dormir por lá. Mas dá pra fazer pic nic também, sem precisar gastar muito.
O Parque ao redor do lago tem várias áreas de picnic, um parque para as crianças e muito verde e natureza, ideal para fazer trilhas, passar um dia inteiro. Os guias de turismo descrevem o Blausee como "a jóia de uma paisagem imersa na solidão da floresta mágica" e por mais louco e viajado que isso possa parecer, é isso aí mesmo. Uma jóia.