Circus Monti

Aos poucos vão se acumulando aqui os relatos (e consequentemente, dicas) das atividades com crianças aqui na Suíça. É museu do brinquedo, é zoológico, é circo, hahahaha! Edi já está com 2 anos e 8 meses e é natural que nossas horas de lazer terminem indo para o lado dele. Mas antes de tudo, o blog é o registro da minha vida aqui na Suíça, então não tem como esconder os fatos. Eu acho tão boa essa fase do Edi de ver ele começando a prestar atenção nas coisas ao nosso redor, de entender, de responder, de falar, de se admirar com as coisas, então faço os passeios e os programas com ele com o maior prazer do mundo.

Não é a primeira vez que vamos ao circo. A primeira vez foi aqui na Suíça mesmo, no verão deste ano, fomos ao circo Knie, o circo nacional suíço. Foi uma experiência joia, Edi curtiu, e eu quando vi os anúncios que mais um circo estaria em Berna, agora no outono, pensei que seria de novo uma boa ideia para ir com ele. Comprei o ingresso novamente na primeira fileira para dar o Edi a chance de ter a melhor visão do picadeiro. Era um sábado nublado e a soneca da tarde do Edi teve que ser interrompida. 

O Circo Monti é também um circo suíço, pertence a família Muntwyler e existe desde 1984. Depois da morte do seu fundador, o Guido Muntwyler em 1999, os três filhos decidiram dar continuidade a tradição familiar e um dos filhos assumiu a liderença, enquanto o outro irmão treinava cavalos e o terceiro se aperfeiçoava na acrobacia.

A turnê do circo acontece principalmente na parte alemã da Suíça entre agosto e outubro e o espetáculo não contem nenhum tipo de animal desde 2011. Agora vamos a minha impressão e opinião do circo: Basicamente o show é quase uma peça de teatro com uma ponta de trabalho de circo. O programa conta uma história, com um elenco jovem que por acaso faz acrobacia e equilibram alguma coisa de vez em quando.
É bem interessante sim, e tem até dois palhaços, mas fica claro que o foco do circo Monti não é divertir crianças. Edi teve medo no início. O espetáculo começou escuro, com muita fumaça e sons sinistros de assustar até mesmo adultos. Ao fim do espetáculo pude concluir que usaram poucas cores e poucos objetos. Até as cores das roupas dos artistas variavam apenas entre cinza, marrom, branco e preto. Achei os palhaços menos engraçados que o do circo Knie e as demais comparações com o outro circo são inevitáveis... preferi sim o circo Knie. O Circo Monti é outro estilo de circo, talvez algo mais simples e mais focado no trabalho dos artistas, sem aquela coisa leve do circo, sabe, que você vai para dar risada e se distrair. Achei meio tenso, pelo Edi. Acho que crianças pequenas como o Edi com menos de 3 anos não entendem nem conseguem captar tudo do evento que eles querem mostrar.
Talvez tenhamos que voltar novamente quando o Edi for maiorzinho. Eu me levantei com o Edi logo no início do espetáculo e fiquei com ele no colo na entrada esperando trocar de número, vendo de longe o que acontecia lá pra ver se tinha condições de continuar lá. Ia ser uma pena ir embora no meio, então resolvi esperar. Passei boa parte em pé. No meio do show, durante o intervalo, voltei ao nosso lugar e a segunda metade do espetáculo foi menos obscura e com algumas partes até engraçadas. Assistimos comendo pipoca mas as risadas deixaram a desejar.

Marcadores: , , , , ,