Museu do Transporte Suíço

O Museu do Transporte da Suíça é o museu mais popular do país. Fica em Lucerna, na Suíça central, e funciona desde 1959 apresentando a história do desenvolvimento dos transportes e das comunicações. O museu recebe cerca de 800 mil visitas por ano, sendo curiosamente em grande maioria os próprios suíços. Ele exibe as diversas formas de transporte dentro do país. De locomotivas, automóveis, barcos, navios, aviões até os trens do dia a dia, tem de tudo. O museu é tão bem frequentado que hoje em dia tem até um Planetario, um cinema, um centro de eventos e uma atração a parte, a Aventura do Chocolate.
Já fazia tempo que eu queria visitar o museu, então esperei Edi crescer mais um pouquinho para ir com ele, já que ele adora tudo que o museu aborda. Trens são os brinquedos favoritos do Edi então foi um dia e tanto. O museu satisfaz realmente a curiosidade de crianças e adultos pois combina o divertimento com conhecimento e cultura. Eu adorei! Eu fiquei sabendo lá por exemplo, que na Suíça em 1981 o cinto de segurança passou a ser obrigatório pra quem anda de carro.
Hoje em dia fica óbvio pra quem mora ou visita a Suíça que o transporte desempenha um papel essencial na cultura do país. Um país tão pequeno mas tão bem conectado de norte a sol, por meio dos alpes e montanhas permite que a população e turistas consigam se movimentar facilmente por aqui. Andando pelo museu é perceptível que o país se tornou assim móvel aos poucos, quando ainda a exposição mostra locomotivas do século passado e vagões originais. As inovações tecnológicas vieram com o tempo, sem pressa, trazendo mais velocidade e segurança às viagens dentro do país.
O próprio governo da Confederação Suíça, a SBB, a empresa federal ferroviária e a antiga Swissair, foram desde o início da existência do museu, os principais parceiros para que ele se tornasse interessante, como é até hoje. Todas as peças foram doadas e a coleção que vimos por lá é realmente impressionante. Vale a pena os 30 francos do ingresso. Pelo menos o Edi, que era o mais interessado, não paga pra entrar.
Na parte aberta do museu, é possível ver aeronaves da antiga Swissair, as placas de sinalização das auto-estradas em tamanho real e bastante espaço pra criançada gastar as energias. Dá pra passar o dia inteiro ali. Tem uma ótima infra estrutura com restaurante self service e banheiros. Foi realmente um dia e tanto, difícil dizer quem gostou mais do passeio. Mais informações aqui: https://www.verkehrshaus.ch/

Marcadores: , , , , , , , ,