Vevey

A Suíça não tem praia, óbvio. Com isso as cidades que têm lago como Zurique, Genebra, Thun, Biel entre tantas outras que já falei aqui (veja a lista de todas as cidades e os posts aqui), são vistas com uma certa vantagem em relação às outras. Isso porque uma brisa calma e uma vista bonita por aqui sempre são símbolos de uma ainda melhor qualidade de vida. Um passeio ao longo da promenade, uma leitura numa tarde em um banco com vista para o lago, o som dos cisnes e patos faz com que a vida agitada das cidades tenha um certo alívio nesse breve contato com a natureza.
Montreux tem uma riviera famosa mundo afora, com parte do lago Genebra beirando várias cidades, e como fica do lado norte dos alpes suíços, a combinação da paisagem lago e montanha gera uma vista espetacular que só é encontada aqui na Suíça. Vevey é uma dessas cidades que faz parte da Riviera de Montreux, mais que isso, é conhecida como uma das "Pérolas da Riviera de Montreux", pois o panorama alpino visto de lá é simplesmente extraordinário.
Vevey fica no cantão de Vaud e fica próximo a Lausanne, na parte francesa da Suíça. Você pode até não ter ouvido falar dessa cidade ainda, mas ela é conhecida sim e está normalmente no roteiro de viagem pelo Lago Leman, principalmente nos cruzeiros de verão, onde o clima ali é imbatível. Clima e atmosfera, quero dizer. A vibe do lugar. E isso não é de hoje não, o comediante Charles Chaplin se encantou com a cidade e se mudou pra lá com a família onde morou de 1952 até 1877. Há uma estátua dele ao longo da promenade como homenagem e é ponto certo de encontro de turistas.
Bem na frente da estátua de Chaplin está o famoso garfo gigante, fincado dentro do lago, e esse também é um cartão postão de Vevey. Feito de aço, ele tem 8 metros de altura e está ali desde 1995. Isso porque bem na frente está o Alimentarium, o museu da Nestle, que infelizmente estava fechado para reforma quando eu fui em Novembro passado (abrirá de novo em 2016), e a empresa inaugurou esse "monumento" como um marco da celebração do 10o. aniversário do museu. A população aceitou o "landmark" e ele está lá até hoje fazendo com que turistas disputem o melhor lugar para tirar foto com ele.
Isso porque Vevey é onde fica a sede da Nestle, fundada em 1867 ali e como todos sabem, é uma das maiores empresas de alimentos do mundo inteiro, inclusive de chocolate, claro. E que privilégio. A cidade tem uma atmosfera de cidade pequena, assim como a maioria das cidades suíças, mas mesmo assim, Vevey é moderna e internacional, principalmente por sua fama. Não é um museu, nem uma estátua, nem um monumento, o melhor de Vevey está mesmo ao ar livre. É a atmosfera do lugar que faz essa cidade especial. Uma volta ao longo da promenade é de esquecer qualquer problema. Imagine morar ali!
A paisagem é mesmo de tirar o fôlego, tudo parece tão perfeitamente colocado no lugar que parece cenário montado. Mas não é, é tudo real e montado pela natureza mesmo. Não me canso de admirar... Como eu disse, uma volta ali é de fazer esquecer os problemas. Uma tranquilidade, uma paz, um ar puro e limpo, é de se revigorar e recarregar as energias. Passar o dia ali é passar as horas fácil, sem nem perceber o tempo passar.

Marcadores: , , , , , ,