Rio 2016

Não, não são as olimpíadas. Foram minhas férias no Brasil. Passei as festas de fim de ano de 2015 em Paris  com amigos e não fui ao Brasil festejar com a família. Resolvi ir em Janeiro e passar o aniversário de 11 anos da minha sobrinha por lá, fazer diferente, já que não comemorava o aniversário dela perto dela há muitos anos. Achei que seria uma boa ideia tanto por, por um lado passar um Natal diferente em Paris com amigos, e por outro, pela minha sobrinha pelo aniversário dela, e também pelo Edi, por poder ver como é a comemoração de um aniversário no Brasil.


Já passamos (eu e o Edi) 2 Natais no Brasil e pretendo ainda passar outros, mas esse ano simplesmente foi diferente. Alem do que, como é exorbitante a diferença de preço dos vôos em Dezembro e em Janeiro! Uma economia sempre vai bem, não é mesmo? Então juntou tudo e compensou fazer diferente este ano. Dessa vez voamos para o Rio de Zurique via Londres pela British Airways e tudo saiu por 1300 francos, eu e o Edi! Muito mais barato do que se fosse em Dezembro, pela TAP.


O vôo Londres-Rio, assim como foi Zurique-São Paulo que também já fiz uma vez pela Swiss, é mega cansativo. 11 horas e meia num avião é um teste de resistência onde não há opção a não ser vencer, não tem pra onde ir, não dá pra desistir. Voamos de classe econômica e o vôo da ida foi tenso. O avião é diferente do que eu estava acostumada a viajar com o Edi pela TAP. Sei lá, menos espaço, poltronas mais estreitas e o Edi não estava cansado... Dormiu apenas 2 horinhas, o resto todo do tempo foi pra lá e pra cá, fazendo atividades, desenhando, conversando, comendo, assistindo desenhos no iPad, correndo no corredor, enfim. Foi puxado.

Já a volta foi muuuuito melhor porque o vôo foi de madrugada, Edi estava mega cansado e dormiu o vôo Rio-Londres inteiro, e eu tirei uns cochilos, até consegui assistir metade de um filme! E ainda consegui reservar um lugar privilegiado com apenas duas poltronas, mesmo na classe econômica, o que é mil vezes melhor do que viajar com um "estranho" do seu lado a quem toda hora você tem que pedir licença pra se levantar.

Enfim. Apenas detalhes. O que importava mesmo era a viagem em si. O Rio, o reencontro com minha família, o descanso, o contato do Edi com o Brasil, enfim, as férias em si. Feliz ou infelizmente quando eu cheguei começou uma onda de chuva de verão no Rio que durou 10 dias o que me impediu de ir tirar o mofo na praia assim que eu cheguei, o que era minha vontade. Por mim eu ia direto do aeroporto pra praia! Ok, não, talvez eu tivesse que dormir antes pra compensar o cansaço da viagem. Bem eu tive que ficar em casa ou em lugares fechados por vários dias. Porém eu disse felizmente também porque pelo menos assim o calor não foi tão horrendo como da vez anterior que estivemos no Rio e o calorão de 40 graus deixou até o Edi com a pele toda irritada.


Bom, tudo demais é ruim ne? Dessa vez foi diferente mas era só a chuva dar uma trégua que eu fazia um "esforço" e ia ali na praia de Copacabana encher minha alma de energia e meu corpo de vitamina D. Como eu sinto falta do sol, de ver o mar e daquela espontaneidade que se vê de sobra na praia... ah se na Suíça tivesse isso seria o melhor lugar do mundo para se viver... ainda bem que posso ir lá me renovar para mais uma temporada por aqui. O Edi ainda tem medo do mar assim no início, assim que chega. Mas é só a onda vir umas 3, 4 vezes que pronto, ele já quer descer do colo e ir lá correr atrás da onda. Depois o difícil é voltar pra areia. Mas também é só voltar que a brincadeira na areia também não termina nunca hahahaha... Nos divertimos muito.



Fora a praia, as férias foram de poucas atividades extraordinárias e passeios pra cima e pra baixo como minhas férias normalmente costumam ser. Os passeios que fizemos foram só nos arredores como forte de Copacabana, clube, shopping, nada de mais, só pra apreciar a vista linda do Rio, curtir e descansar.

E, claro, finalmente, curtir o aniversário da minha sobrinha de perto. Acho que Edi foi o que mais curtiu. Quem me acompanha no Snapchat (elaeamericana) viu o quanto ele dançou e se divertiu, meu Deus, no fim da festa tava todo suado e exausto! Foi a primeira vez que Edi comemorou uma festinha de aniversário a la Brasil com música alta, gente animada dançando, DJ, ah foi muito legal!

Aproveitamos pra curtir o tempo em casa mesmo, dormir, ver televisão, Edi brincar com a prima que caso contrário só fala por Skype, ir ao teatrinho de crianças e Edi ver "Alladin" em Português, ver familiares, amigos que não via há muito tempo, jogar conversa fora no boteco, comer comida da boa e aproveitar o tempo restante pra não fazer nada, coisa que eu não faço nunca.
Graças a Deus dessa vez não tive nenhuma surpresa desagradável, como da outra vez que "perdi" meu celular, aliás, vi aqui no arquivo do blog e nem fiz post da primeira vez que o Edi esteve no Rio em 2014, acho que de tão chateada que fiquei com essa história do meu telefone. A primeira viagem foi meio estressante, como eu disse, Edi ficou com muita brotoeja na pele por causa do calorão e eu terminei nem falando dessa viagem aqui, que foi até quando fomos também a Santa Catarina, no Beto Carreiro. Que pena, merecia um post. Vou ver se ainda faço.

Dessa vez São Pedro preparou uma recepção diferente pra gente e só a chuva mesmo pra esfriar um pouco o clima tropical do Rio e não deixar a gente passar pelo aperreio que foi a primeira viagem de novo. Cada lado tem sua vantagem e desvantagem. Foi bom assim. Deu pra renovar um pouco as energias e voltar para a continuação do inverno suíço que como sempre não tem sido muito fácil.

Marcadores: , , , ,