Chocolates e Ovos de Páscoa na Suíça

O maior clichê da Suíça mundo afora é o chocolate suíço, certo? Certo. Na Páscoa então, onde a tradição de presentear ovos de chocolate é repetida em comunidades cristãs mundo afora, como fica a Suíça?
Campanha de Páscoa da companhia aérea Swiss
Eu me lembro bem quando criança lá no Brasil esperar ansiosamente pelo meu ovo de Páscoa! Da mãe, do pai, da tia, do avô, era tanto ovo de chocolate que eu nem sei como eu não engordava... Bem, aqui na Suíça, é até irônico dizer isso, porque aqui realmente estão os melhores chocolates do mundo, já a tradição do ovo de chocolate não é assim tãããão popular e comercial como no Brasil. Claro, as marcas colocam mais chocolates a venda e em formas diferentes, mas a Suíça está longe de ser conhecida por seu marketing.
Fonte: http://reisefieber.hotnewsblog.net/
O ovo de chocolate ou ovo de Páscoa é uma tradição milenar do cristianismo, pois o ovo simboliza o nascimento e a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Antigamente a tradição da Páscoa era pintar o ovo oco da galinha, embora o ovo já representasse a fertilidade e o renascimento séculos antes de Cristo. Aliás eu li que antes de Cristo, o costume era trocar ovos no Equinócio da Primavera (que seria amanhã, 21 de março), para celebrar o fim do inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Daí quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura do festejo da primavera foi integrada na Semana Santa e os cristãos passaram a ver o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo.



Colorir ovos é também costume de povos da Europa do Leste, os ortodoxos são experts nisso há milênios. Antigamente presentear ovos pintados era muito nobre. E essas tradições foram passando pelos povos, pelos anos e pelas fronteiras até chegar aqui. Até hoje aqui na Suíça, uma grande, senão a maior tradição da Páscoa é pintar ovos. Principalmente entre as crianças e nas escolas, Páscoa não é símbolo de ovo de chocolate, mas de pintar ovos.

Já ovos de chocolate já são invenção dos Pâtissiers franceses que recheavam os tais ovos ocos da galinha
pintados com chocolates, ou recheavam primeiro e pintavam depois. Os ovos eram escondidos nos jardins e as crianças tinha de acha-los. Essa tradição também é praticada aqui na Suíça, embora não haja uma influência tão grande do comércio com vários tipos e modelos de ovos de chocolates, muito menos os preços abusivos que se vêem hoje no Brasil.

Os ovos de chocolate de Páscoa aqui na Suíça que se vê nos mercados são mais ovinhos pequenos, que são geralmente usados em arranjos ornamentais, para usar de lembrancinha em algum evento, ou presentear crianças. Embora sim, você encontre ainda os ovos de Páscoa de chocolate maiores, mas de novo: com preços bem accessíveis. Um ovo de chocolate desses como do Kinder Ovo custa 12 francos.
Aqui se vê as pessoas também decorando suas casas com símbolos da Páscoa, mais do que comprando chocolates até. Os arranjos feitos com flores e cores de fato se mistura com o timing da Primavera que chega oficialmente hoje no hemisfério norte, e assim as duas coisas terminam se misturando. É um marco. Não é interessante como costumes e tradições milenares possam ser observados e praticados até hoje?

Marcadores: ,