April, April – der macht, was er will

Abril, Abril, ele faz o que quer.
Esse é um ditado bem popular aqui na Suíça, pelo simples fato de o clima ser tão instável, mas tão instável, que não dá mesmo pra prever bem como estará o dia amanhã. Veja bem, hoje é dia 24 de Abril, estamos quase no fim do mês. A primavera aqui no hemisfério norte começou oficialmente no dia 20 de março, e vai até o dia 19 de junho, que é quando chega o verão.
Um pouco antes do início da primavera, no dia 13 de março, começou também por aqui o horário de verão (que aliás dura até Novembro), e é quando temos que voltar o relógio uma hora. Temos menos sol de manhã cedo mas temos mais luz de sol no fim do dia, o que significa que agora por exemplo às 8 da noite ainda tá maior solzão, e isso só melhora até junho, que é quando teremos o Solstício de verão, quando o sol atinge a maior declinação em latitude e nós temos o dia (em termos de claridade) mais longo do ano. A partir desse dia, começa a diminuir o tempo de luz de sol por dia, até atingirmos o Solstício de inverno, o dia mais curto do ano em termos de claridade, e a partir daí tudo se repete.

Mas deixando um pouco a aula de astronomia de lado, por aqui desde o fim de março temos tido sim um aumento gradativo na temperatura, que se sente não só na pele, mas no humor das pessoas ao andar na rua, nas vitrines, na atmosfera mais animada que toma conta da cidade, no sol que vai até mais tarde, na natureza que fica mais viva, nas flores e canteiros que sorriem para nós, uma alegria contagiante. É hora de sair da toca e curtir mais o tempo ao ar livre. Como já escrevi aqui antes, parece uma explosão de alegria como uma despedida do inverno. Na primavera tem dias que de manhã cedo quando saio de casa pra ir pro trabalho está tipo zero graus, e vai aumentando ao longo do dia e no fim do dia o termômetro marca 20 graus. De manhã temos que sair de casa ainda de casacos, cachecol, e no fim do dia estão todos segurando seus casacos nos braços e tirando os óculos escuros das bolsas. Época que o clima varia tanto num dia só que realmente nos deixa confusos.
A questão é que, veja bem, desde o início da primavera, já tivemos dias tão lindos de até 20 graus, de poder tirar casacos e socar todas as roupas do inverno no porão, não desejando as ver tão cedo. Isso tudo para que o tempo mude assim da água pro vinho. De ter dias inteiros de chuvas. De ter uma previsão de neve e temperaturas negativas nos próximos dias. É de desacreditar mesmo, agorinha o sol estava brilhando... Hoje de manhã está zero graus aqui na minha varanda e já nevou. Uma neve ralinha que não vai ficar, que talvez depois vire chuva ou que vire o tempo no fim da tarde com um sol lindo e talvez chova granizo. Mudança de estação tem dessas coisas. Coitada da meteorologia que mais parece ganhar na loteria quando acerta uma previsão.
Abril, Abril, ele faz o que quer. É a nossa prova final de sobrevivência, de resistência dos rastros do inverno que se arrasta e teima em nos deixar. Abril que traz 30 dias de incertezas e transição de estações. Todo ano é a mesma coisa, e todo ano ainda nos surpreendemos com os fenômenos da natureza. Continuamos por aqui aguardando Abril terminar de apresentar seus espetáculos do ano e terminar, para entrar Maio, e com o novo mês, mais luz de sol, menos instabilidades e temperaturas mais eleveadas mais frequentemente. Estou otimista. Que venha o verão.

Marcadores: , , ,