Berna: Restaurante Plaftform

O centro de Berna é o lugar mais atraente na cidade para várias coisas. É lá onde estão os principais pontos de interesse da cidade, lojas e mercados e é pra lá onde a maioria dos turistas está em suas passagens pela cidade. Não apenas turistas, mas quem mora aqui também, se dirige ao centro em busca de bons lugares para comer. Sendo assim é lá mesmo onde estão os restaurantes e bares mais populares da capital suíça e é lá que está o restaurante Plattform, do qual venho falar aqui hoje no blog.


Em tempos de publipost e recomendações duvidosas, eu saliento: este não é um post patrocinado. Continuo recebendo muitas mensagens agradecendo as dicas que já escrevi aqui no blog de Zurique, principalmente de bares e restaurantes que costumava ir quando morava lá (tudo sobre Zurique aqui), e agora morando em Berna, mesmo sendo uma cidade menor, continuo recebendo perguntas de coisas pra fazer na cidade e também dicas de onde comer por aqui. Portanto, resolvi escrever este post e vou tentar fazer isso com mais frequencia, escrever sobre os lugares que vou e gosto.


O Plattform é um restaurante que eu já fui várias vezes desde que voltei a morar em Berna, é um espaço relativamente novo porque foi reformado, e é do tipo que realmente só dá pra recomendar se você já foi mais de uma vez lá. Simplesmente porque o lugar é como vários restaurantes num só. Diferente dos restaurantes tradicionais, são várias especialidades, vários tipos de cozinha reunidos num só espaço. Ok, o espaço até que tenta ser dividido, pelo menos na decoração, mas tudo faz parte de uma coisa só.

Você pode ir lá e ter opções de menu de comida asiática, carnes, massas e pastas, tapas, sobremesas diversas além de um bar para happy hour. Ou seja, tem de quase tudo. Você pode ir com um grupo de mais 3 ou 4 pessoas e cada um pedir uma especialidade totalmente diferente, estando todos sentados na mesma mesa. Não é self service, o cardápio é um só para todos os tipos de cozinha disponíveis, o que é ótimo para famílias ou amigos que não estão com vontade de comer a mesma coisa naquele dia, não é legal?



Tão prático e tão diverso, eu adorei. O Plattform fica bem na Bärenplatz, uma das principais praças da cidade, ao lado do Parlamento, alguns metros da estação central, porém atenção, o restaurante fica no 1o andar. No térreo é outro restaurante. Basta subir as escadas de onde você vê o sinal "Plattform" e pronto, lá está o lugar que aliás é bem grande. Interessante é que o restaurante é aberto apenas de Segunda a Sábado, Domingo é fechado tanto para almoço quanto para jantar. Digo interessante porque ok, Domingo aqui é dia de descanso e o comércio é fechado, mas bares e restaurantes costumam abrir. Com horário restrito mas abrem. O Plattform não. Cheguei lá um dia de domingo com uns amigos e o lugar estava fechado.


Durante a semana o Plattform é também bem popular no almoço de pessoas que trabalham e vão gastar sua hora de almoço na cidade. Não é dica apenas para turistas não. E lá, se você sentar em uma das mesas próximo à área da cozinha tailandesa, pode ver os cozinheiros preparando sua comida, ou se sentar próximo à janela tem a vista da Bärenplatz, é definitivamente bem interessante, vale a pena a visita. Eu já fui lá várias vezes e já comi pizza, carne, comida chinesa. A qualidade da refeição estava sempre muito boa e o preço, bom, estamos na Suíça ne. Mas nada fora do normal. Recomendo.


O site aceita reservas online e dá detalhes de todas as opções de menu nas diversas cozinhas: http://www.plattform.be/

Marcadores: , , , , ,