Berna: Tierpark Dählhölzli

Não é a primeira vez que escrevo sobre esse parque aqui no blog. Em 2011, fazia 2 anos que eu morava em Berna e escrevi este post aqui. Relendo o post posso ver o quanto mudei de lá pra cá. Um passeio ao parque Dählhölzli naquela época eu parecia não fazer questão, e hoje é um dos meus lugares favoritos de passear aqui em Berna.


Bom, o Dählhölzli é o zoológico aqui da capital da Suíça, porém há uma grande área aberta também, onde alguns bichos de fazenda ficam "soltos", isto é, fora da área fechada do zoológico, onde se paga para entrar. Em 2011 e em outros passeios que fiz desde que voltei a Berna, só conhecia a parte livre do parque, e só no último fim de semana que finalmente fui conhecer de fato o zoológico fechado com o Edi com outros bichos e tal.



Então já que conheci o parque todo agora, posso escrever um post. Vamos por partes. Há uma área pública, conhecida como "Kinderzoo" ou o Zoo das Crianças, porque sim, é de graça, é aberta, é um parque com animais, não precisa pagar ingresso para entrar, é só andar até lá e os bichinhos estarão lá. Claro, não há girafas nem leões, são animais de fazendas como ovelhas, porcos, unicórnios, cavalos, coelhos, patos, pombos e outros animais que não oferecem perigo algum. Apesar de eles estarem "livres" e a gente ficar bem pertinho deles ali, não é permitido dar comida aos animais. É a área que fica próxima a beira do rio Aare, tem restaurante próximo com mesas ao ar livre, é sensacional para os dias de sol, sem falar que é um passeio de graça ne.



Há ainda a área a beira do rio Aare, que continua sendo parte da área "de graça", com os pelicanos e aves, que foi aberta em 1999 e está sempre cheia de crianças e famílias fazendo seus passeios. Suíço que é suíço adora passeios próximo a natureza.



E há também a área fechada, que paga ingresso para entrar - adulto paga 10 francos, crianças até 6 anos não pagam e crianças de 6 a 16 têm desconto. Logo na entrada você já se surpreende com os flamingos, muitos, te recepcionando. É lá onde estão animais que precisam de mais cuidado e atenção como leopardo, foca, peixes, macacos, uns tipos de boi que eu nunca vi na vida, enfim, são os animais mais exóticos e mais raros. E lá mesmo dentro dessa área fechada que aliás é enooorme, tem uma floresta, com mais animais de florestas como os bisões.




Tem ainda um parque para crianças, áreas de picnic, churrasco, infra estrutura com banheiros. É realmente muito legal, dá pra passar o dia inteiro ali. Eu só senti falta de uma cantina vendendo o básico tipo água ou lanches pequenos, pois nem a máquina automática que encontrei lá me salvou, só tinha água com gás. Lanches eu tinha levado na minha bolsa mas da próxima vez não posso esquecer uma garrafinha de água.


O parque funciona desde 1937 e é operado por uma associação privada, a Tierparkverein Bern, a mesma que cuida do Parque dos Ursos, o Bärengraben, cujo lema pregado por eles é "Mehr Platz für weniger Tiere", ou seja, "Mais espaço para menos animais". Isso é um diferencial, já que realmente percebe-se que há poucos animais e muito muito espaço. Espera-se que isso seja um reflexo do bom tratamento que os animais têm, podendo viver em um habitat natural para eles, bem próximo da natureza e não sentindo-se presos ou limitados. Defendendo esta causa a associação recebe também doações e contam muito do seu engajamento no próprio site deles, que infelizmente está apenas em Alemão.



O Jardim Zoologico Dählhölzli fica no meio da floresta mesmo e pra chegar lá é preciso dar alguns passos, mesmo se você for de carro. De transporte público, o ônibus 19 te leva até a parada "Tierpark", onde de lá é preciso ainda andar uns 10-15 minutos no caminho de asfalto que divide a floresta. Daí você chegará a entrada principal do Zoologico pago. Para chegar pelo Kinderzoo, a área aberta próxima ao rio Aare, a parada é a anterior, "Ka-we-de", e de lá seguir o caminho ao longo do rio até a entrada da área onde estão os bichinhos.



Para crianças, não tem erro, elas adoram. Agora que o Edi está com 3 anos e já curte bastante os passeios e participa ativamente, percebe e admira os animais, é sem dúvida uma ótima opção de entretenimento e curtir um belo dia próximo à natureza.

Para maiores informações: http://www.tierpark-bern.ch/index-de.php?frameset=100

Marcadores: , , , , , , ,