Parque das flores Keukenhof, na Holanda

Como falei no post passado, usei informações de vários blogs na programação da minha viagem pelo interior da Holanda, no último feriado de Páscoa. Encontrei muitos e muitos posts falando do Keukenhof, o maior jardim de tulipas do mundo, a 30 kilômetros de Amsterdã, e também próximo de Den Haag, onde eu estava hospedada. Tirando as esquinas de Amsterdã, um cartão postal típico da Holanda tem sempre uma tulipa, umas rosas, e isso se deve muito ao Keukenhof.
Para início de conversa, o parque Keukenhof só funciona na primavera, ou seja, durante 8 semanas. Sim, o resto do ano inteiro ele fica fechado. E portanto as datas de abertura variam a cada ano. Se você for a Holanda e fizer questão de visitar o parque, fique atento às datas. Este ano (2016), o parque abriu em 24 de março e fica aberto até 16 de maio diariamente das 8 às 19:30. Eu tive o prazer de poder visitar o parque no dia da abertura da temporada, 24 de março, e devo dizer que era a grande atração esperada desta viagem.
Em séculos passados, as tulipas eram símbolo de status na Holanda. A tradição passou de geração em geração e permanece viva até hoje. O melhor exemplo e símbolo disso é mesmo o Keukenhof. O parque existe desde 1949 e já passou por diversas expansões. Hoje aquilo ali é um mundo, são centenas de tipos de flores espalhadas em 32 hectares que podem ser apreciadas por pessoas que qualquer idade. Se uma pessoa andar tudo lá, são 15km a pé para percorrer!
Há algum tempo que venho me interessando por destinos e passeios mais natureza. Seja pelos efeitos da idade ou pela maternidade, fato é que eu adoro apreciar a natureza e estava louca para conhecer o Keukenhof de perto. Era um sonho que tinha. Estávamos hospedados em Den Haag (ainda vou escrever post sobre essa cidade), e o parque fica numa cidade chamada Lisse. A distância entre as duas cidades era de 40km, e eu poderia ter ido de transporte público, que aparentemente não é difícil. Tem vários blogs aí explicando como chegar. Mas como eu tinha o serviço da Blacklane para experimentar, fui e voltei de carro. Eu e o Edi passamos o dia inteirinho lá, e olha, não sei se vi tudo não.
Como eu fui dia 24 de março, ainda é iniciozinho da primavera e bem, o clima ainda não está aquela estabilidade toda. Então neste dia estava nublado e fazia frio ainda. Não choveu graças a Deus, mas sol também não fez. Com certeza aquilo ali num dia de sol deve ficar ainda mais deslumbrante. Acho que no início e maio deve ser a melhor época em relação ao clima. Outro detalhe, é que como fui no dia da abertura, muitos canteiros de tulipas ainda estavam no início da floração, então era cedo para ver aquele monte de bulbos altamente coloridos. A plantação é artesanal, mas há fornecedores e floricultores trabalhando, porque gente, é muita flor!
Mesmo assim, valeu super a pena. Chegando lá, a atmosfera é de parque da Disney. Pelo menos pra mim, acho que de tanta expectativa que criei, que chegando lá eu parecia uma criança olhando para todos os lados. É um espetáculo da natureza, mas organizado pelo homem. Canteiros organizados por espécies, cores, tipos e variedades. Alocados meio a fontes jorrando água, pássaros cantando, árvores imensas. Olha, dá realmente pra se distrair ali por um bom tempo.
Lá também há um moinho dos ventos super antigo, que dá para um campo enorme de plantação de tulipas, que quando eu fui ainda não estava florido. Há também vários pavilhões com eventos acontecendo, exposições, restaurantes, cafes, parques para crianças, áreas de picnic, lojinhas de souvenirs. Tem também passeios de barcos, visitas guiadas, área para andar de bicicleta. Realmente dá pra passar o dia inteiro ali. Não é a toa que são milhares de visitantes por dia que passam ali.
O parque realmente tem uma infra estrutura invejável, além de paisagens lindíssimas e até surreais, se olhar de longe, algumas áreas parecem uma pintura. Sem dúvida é um lugar na bucket list para ir, sabe. Daqueles lugares que vamos e nunca mais esquecemos. Apesar do pouco de frio que ainda fazia quando fomos, o Edi conseguiu aproveitar bastante. Tinha bastante espaço e zero perigo porque não passa carro e tal, então ele podia correr a vontade, brincar, conhecer e se admirar com as paisagens.
Fui com o carrinho, então depois do almoço ele tirou uma soneca enquanto eu continuei o passeio. Eu realizei o sonho que tinha de conhecer o parque das flores da Holanda. Valeu muito a pena e fica na memória mais uma lembrança de um passeio inesquecível.

Marcadores: , , , , , , , ,